Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Arqueólogos encontram esfinge de arenito no Egito

A peça provavelmente deve ser da era ptolomaica


postado em 17/09/2018 13:54 / atualizado em 17/09/2018 14:00

A esfinge de arenito descoberta no Egito deve ser do período ptolomaico 305 e 30 a.C., segundo acreditam os arqueólogos(foto: Facebook/Ministry of Antiquities/Reprodução)
A esfinge de arenito descoberta no Egito deve ser do período ptolomaico 305 e 30 a.C., segundo acreditam os arqueólogos (foto: Facebook/Ministry of Antiquities/Reprodução)

Arqueólogos descobriram, na cidade de Aswan, no oeste do Egito, uma esfinge de arenito, que remonta ao período de 305 e 30 a.C. A descoberta foi confirmada pelo Ministério de Antiguidades do país africano, que divulgou o achado no domingo, dia 16 de setembro. Porém, os especialistas lembram que a idade da peça é apenas estimada.

A escultura do ser mitológico da cabeça humana e do corpo de leão será cuidadosamente estudada pela missão arqueológica para obter mais informações sobre sua origem.

Os especialistas identificaram a escultura enquanto faziam um projeto para reduzir as águas subterrâneas no templo Kom Ombo – que tem mais de dois mil anos e é da época ptolomaica (303 a.C. a 30 a.C.).

Segundo Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, a peça provavelmente data da época da dinastia dos faraós Ptolomeus, que tinham origem grega, incluindo a famosa rainah Cleópatra.

Waziri explica que no local onde a esfinge foi encontrada há dois relevos de arenito do rei Ptolomeu V (210 a.C. a 181 a.C.).

(com Agência Brasil e Prensa Latina)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade