Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Asteroide em forma de 'caveira' volta a 'visitar' a Terra

O corpo celeste estará visível no dia 11 de novembro


postado em 02/10/2018 17:22 / atualizado em 02/10/2018 16:30

O asteroide 2015 TB145, que tem um formato bem peculiar, semelhante ao de uma caveira, fará uma nova
O asteroide 2015 TB145, que tem um formato bem peculiar, semelhante ao de uma caveira, fará uma nova "visita" à Terra no dia 11 de novembro (foto: NAIC-Arecibo/NSF/Divulgação)

O asteroide 2015 TB145, que ficou famoso por ter uma forma que lembra o crânio humano, foi observado pela primeira vez em 2015 pelo telescópio Pan-STARRS, que fica no observatório Haleakala, no Havaí, nos Estados Unidos, e se aproximará novamente da Terra no dia 11 de novembro deste ano. A informação foi divulgada pelo site americano LiveScience, especializado em notícias científicas.

O curioso corpo celeste se aproximará do nosso planeta a uma distância de 38 milhões de km, o que é aproximadamente um quarto da distância entre o Sol e a Terra. Em 2015, ele passou "raspando" por nossas redondezas, chegando a 486 mil km – pouco mais que a distância entre a Terra e a Lua, que é de 384.402 km.

Na época, astrônomos conseguiram tirar várias fotos do asteroide. Com isso, foi possível ver, devido ao fenômeno da pareidolia (dar sentido para formas aleatórias), o que parecia ser a testa, o queixo, as órbitas e a cavidade nasal do formato de caveira.

De acordo com o LiveScience, o 2015 TB145 possui outra particularidade: ele é considerado um cometa "morto". Isso foi confirmado por órbita alongada e pela velocidade. Tudo indica que o asteroide tenha perdido a "cauda" por ter se aproximado com frequência do nosso Sol. Mais um traço caraterístico é a sua cor. O corpo celeste é quase absolutamente preto e absorve 94% da luz ao redor.

Pesquisadores não excluem a posibilidade de o asteroide ter perdido a forma de "crânio humano" desde sua última aparição.

Caso não consiga vê-lo no dia 11 de novembro, a estimativa é que ele venha fazer uma "visita" à Terra depois do ano 2082.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade