Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

OMS quer a erradicação da poliomielite no mundo

Doença ainda causa epidemia em três países


postado em 25/10/2018 09:39 / atualizado em 25/10/2018 09:58

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Aproveitando o Dia Mundial da Poliomielite, lembrado na última quarta, dia 24 de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um comunicado destacando o avanço no combate à doença, também conhecida como paralisia infantil.

Em 1988, a poliomielite era endêmica em 125 países. Agora, em 2018, a doença está presente apenas três: Nigéria, Paquistão e Afeganistão.

"Erradicar a pólio será uma das maiores conquistas da história da humanidade", destaca a OMS, por meio de publicação divulgada em sua conta oficial no Twitter.

De acordo com a entidade ligada à ONU, se não fossem os esforços para acabar com a doença, mais de 17 milhões de pessoas que hoje podem caminhar teriam os membros paralisados pela infecção causado por vírus.

"Não podemos parar agora, vamos terminar o trabalho", cobra a OMS. "Não existe cura para a pólio, mas as vacinas podem proteger uma criação por toda a vida", completa.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade