Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Hominídeos podem ter surgido em outras partes da África

Cientistas acham ferramentas no norte do continente


postado em 30/11/2018 17:40 / atualizado em 30/11/2018 17:23

(foto: Mohamed Sahnouni/Divulgação)
(foto: Mohamed Sahnouni/Divulgação)

Cientistas espanhóis podem ter descoberto uma nova região da África responsável pela migração dos seres humanos primitivos. Eles encontraram pedras e ossos de animais na Argélia, no norte do continente, usados como artefatos, incluindo ferramentas, sugerindo que os hominídeos viveram nesse local muito antes do que se imaginava.

Os primeiros exemplos de ferramentas antigas usadas por hominídeos foram encontrados na África Oriental e datados em mais de 2,6 milhões de anos. Acessórios semelhantes foram encontrados no norte do continente, mas calculados como mais recentes, com cerca de 1,8 milhão de anos. A pesquisa espanhola, publicada na última edição da revista científica Science, acaba de mudar essa lógica. Os cientistas encontraram os artefatos no sítio de Ain Boucherit, localizado nos altos planaltos do leste da Argélia.

"Até nossas descobertas, o começo da cultura humana e o surgimento dos primeiros humanos eram conhecidos apenas na África Oriental. No entanto, as pesquisas em Ain Boucherit mostram que as ferramentas feitas de pedra antigas também são encontradas no norte da África. Portanto, existe mais de uma berço da humanidade no continente africano", comenta o arqueólogo Mohammed Sahnouni, principal autor do estudo, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Sahnouni descobriu o primeiro sítio arqueológico com os materiais em 2006, durante um curso de estudos arqueológicos e estratigráficos (ramo da Geologia que estuda rochas). Em escavações seguintes entre 2009 e 2016, o cientista, juntamente com seu grupo, encontrou um grande número de artefatos líticos (feitos de pedra polida) e ossos com marcas de corte. Com a ajuda de aparelhos de magnetostratigrafia, que realizam medições de campos magnéticos, ressonâncias e biocronologia, eles conseguiram determinar a idade das ferramentas.

Os artefatos têm cerca entre 1,9 milhão e 2,4 milhões de anos. "Eles são tão antigos quanto as primeiras ferramentas de pedra escavadas em Gona [Etiópia], datadas de 2,6 milhões de anos. Isso muda muita coisa, já que aprendemos, nos livros didáticos da faculdade que as primeiras ferramentas de pedra estavam apenas na África Oriental [Etiópia, Quênia e Tanzânia]", diz o arqueólogo.

Segundo a pesquisa, as ferramentas têm características semelhantes ao grupo Oldowan, um termo usado para se referir às primeiras tecnologias usadas pelos hominídeos durante o período Paleolítico Inferior, na região africana. "A arqueologia Ain Boucherit, que é tecnologicamente similar ao Oldowan, mostra que nossos ancestrais se aventuraram em todos os cantos da África, não apenas na região oriental. As novas evidências mudam a visão anterior de que a África Oriental é o berço da humanidade. Na realidade, toda a África foi o berço da humanidade", ressalta Mohammed Sahnouni ao Correio.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade