Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIAS

Quilograma passará a ser definido por cálculo matemático

Cilindro de 130 anos será 'aposentado'


postado em 19/11/2018 09:40 / atualizado em 19/11/2018 10:03

(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)

Você sabia que o quilograma (kg) é uma medida universal baseada num cilindro de platina e irídio conhecido como o "Grande Quilo" que, que está guardado há 130 anos no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) na cidade de Sèvres, na França? Mas, agora, esse objeto será substituído por uma fórmula matemática. A informação foi dada pela agência espanhola de notícias EFE.

Numa reunião realizada na última sexta, dia 16 de novembro, comunidade científica internacional aprovou a maior revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI) desde sua criação no ano de 1960, com a redefinição de quatro de suas sete medidas e o abandono do padrão físico do quilograma.

A partir de 20 de maio de 2019, quando é celebrado o Dia Mundial da Metrologia, entrará em vigor o novo sistema e a unidade básica de peso não estará definida pelo cilindro guardado na França.

A resolução foi aprovada por unanimidade pelos delegados dos 60 estados-membros (com direito a voto) do Escritório Internacional de Pesos e Medidas no fechamento da 26ª Conferência Geral, após três dias de debates.

"Este congresso ficará na história como o maior evento para a metrologia porque marca uma transformação radical no sistema-base para a Ciência e o intercâmbio econômico global", comenta Sébastien Candel, presidente da Academia de Ciências da França, citado pela EFE.

De acordo com os cientistas, o cilindro do quilograma, que era a última das medidas definidas por um objeto físico, precisou ser deixado de lado por ter perdido, por motivos desconhecidos, 50 microgramas nos últimos anos.

A partir de agora, o kg será calculado com base na constante de Planck, da teoria da mecânica quântica que leva o nome do físico e matemático alemão Max Planck.

Além da unidade básica de massa, a reunião do Escritório Internacional de Pesos e Medidas também decidiu a redefinição de outras três unidades em função de constantes universais invariáveis: ampère, kelvin e mol. Já o metro e a candela não mudam, mas terão suas definições reformuladas.

(com EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade