
Um tradutor instantâneo de voz, um celular dobrável, TVs com altura "ajustável" e novos óculos de realidade aumentada. Essas são algumas das novidades tecnológicas apresentadas na edição de 2019 da CES, maior feira de eletrônicos do mundo, realizada nos Estados Unidos. O evento reuniu as principais marcas para apresentar novos produtos.
O Google ganhou destaque na CES com um tradutor instantâneo de conversas em distintos idiomas. Diferentemente do já fornecido Google Translator, no qual era possível obter falas e textos nem dezenas de línguas desejadas, o recurso possibilitará conversas em tempo real entre pessoas falando idiomas que não compreendem.
A funcionalidade será incluída no assistente do Google, instalado no aplicativo Google Home, que coordena diversas aplicações de conectividade com atividades domésticas, como assistir TV (Chromecast) ou realizar operações em eletrodomésticos (como ligar, desligar ou regular intensidade e outros parâmetros).
O "intérprete" em tempo real também será implantado nos dispositivos inteligentes do grupo, como o Smart Clock, um equipamento com tela com funcionalidades mais simples de computador e que disponibiliza diversos tipos de informações.
O tradutor faz parte da complexificação dos assistentes virtuais do Google. O grupo trava feroz competição neste mercado com a Amazon, que lidera mundialmente com seu assistente Alexa. Na CES, o Google anunciou também que incluirá seu assistente no Google Maps, como forma de "auxiliar" os usuários do aplicativo. Com isso, pode também entrar em dispositivos de marcas com outros assistentes, como os smartphones e computadores da Apple – que possuem a assistente Siri.
Celulares "dobráveis"
Um modelo de celular "dobrável" chamou a atenção na feira. A empresa chinesa Royole apresentou um "híbrido" de smartphone e tablet que apresenta a flexibilidade da tela: o Royole Flexpai. Em sua forma "aberta", ele vira um tablet e, quando está "dobrado", assume a estrutura de um celular com duas telas, uma na frente e outra no verso.
A inovação foi celebrada por participantes da feira e veículos especializados em tecnologia como o primeiro smartphone dobrável do mundo. Essa propriedade técnica de aparelhos celulares já havia sido pensada e projetada em anos anteriores, mas foi a primeira vez que uma empresa, desconhecida, conseguiu apresentar um modelo.
TVs "ajustáveis" e inteligentes
A LG apresentou an CES 2019 uma televisão de 65" (OLED TVR) "ajustável". Como se fosse uma "persiana invertida", a tela sai de uma base e pode ser manejada para ter diferentes alturas, assumindo diferentes formas e funções. Quando não está em uso, pode ser "recolhida" para não ficar visível ou exposta. Além disso, o aparelho traz a resolução incrível resolução 8K.
Na disputa do mercado de aparelhos de TV, o tamanho segue sendo um diferencial competitivo. A LG lançou também uma TV de 88" na feira. A Samsung, por sua vez, apresentou um dispositivo de incríveis 219", denominado para efeitos de marketing da empresa como The Wall (O Muro). Pelas dimensões, ela se "confunde" com a parede de um cômodo de uma residência, com tecnologia microled e definição 8K, adaptada pelo equipamento mesmo que o conteúdo original seja em definição menor.
(com Agência Brasil)