Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Sonares estão ameaçando uma espécie de baleia

As baleias-de-bico acabam morrendo em virtude das ondas sonoras


postado em 01/02/2019 08:30 / atualizado em 01/02/2019 08:41

(foto: Wikimedia/NOAA United States/National Marine Fisheries Service/Reprodução)
(foto: Wikimedia/NOAA United States/National Marine Fisheries Service/Reprodução)

Os sonares – sistemas sonoros utilizados por submarinos e navios para navegação em alto mar – estão provocando o encalhamento de baleias-de-bico (Hyperoodontidae) em todo o mundo. O alerta é de um estudo publicado recentemente na revista científica Proceedings B, da respeitada Real Sociedade de Londres, na Inglaterra.

De acordo com o site de notícias Asia One, de Singapura, os cientistas afirmam que essa espécie de baleia fica desorientada e passa a apresentar comportamento suicida com a ação das ondas emitidas pelos sonares.

A pesquisadora Yara Bernaldo, principal autora do estudo, em entrevista à agência de notícias francesa AFP, explica que o que ocorre com as baleias-de-bico é uma reação mental à fonte dos ruídos. "Na presença do sonar elas ficam estressadas e nadam vigorosamente para longe da fonte sonora, mudando o padrão de mergulho", diz a cientista do Instituto de Saúde Animal da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha.

Ainda de acordo com Yara, a pesquisa identificou, também, que o estresse causado pelos sonares provoca acúmulo de nitrogênio no organismo dessas baleias, fazendo com que sofram um mal semelhante à doença da descompressão que afeta mergulhadores. O problema acaba formando bolhas que obstruem veias e artérias, provocando dor e erupções cutâneas, podendo, inclusive, levar à morte.

As conclusões do estudo liderado pela pesquisadora espanhola também questionaram a falta de reação de outras espécies aos sonares.

A resposta, segundo o Asia One, é que as baleias-de-bico, especialmente uma subespécie conhecida como baleia bicuda de Cuvier, não alcança grandes profundidades. A maioria desses mamíferos marinhos consegue fugir dos sonares nadando em águas profundas graças a uma habilidade que as possibilita conservar mais oxigênio no organismo por meio da redução dos batimentos cardíacos e do fluxo sanguíneo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade