Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Mulher viveu 99 anos sem saber que tinha os órgãos invertidos

Condição rara é chamada de situs inversus


postado em 11/04/2019 09:22 / atualizado em 11/04/2019 09:27

A condição chamada situs inversus faz com que órgãos como coração e pulmão fiquem invertidos dentro do corpo(foto: Wikimedia/Angela/Creative COmmons/Reprodução)
A condição chamada situs inversus faz com que órgãos como coração e pulmão fiquem invertidos dentro do corpo (foto: Wikimedia/Angela/Creative COmmons/Reprodução)

Durante uma aula de anatomia na Universidade de Portland, nos Estados Unidos, quando o professor Cameron Walker e seus alunos estavam examinando o coração de um cadáver, em 2018, perceberam que os vasos sanguíneos não eram normais. Ao abrirem a caixa toráxica do cadáver, perceberam que todos os órgãos estavam dispostos do lado errado. Trata-se de uma condição rara chamada situs inversus, que afeta apenas 0,01% da população mundial. A informação foi divulgda pela agência francesa de notícias AFP.

O cadáver que estava sendo analisado na Universidade de Portland era da americana Rose Marie Bentley, que faleceu aos 99 anos. Conforme a AFP, nem ela nem a família sabiam de sua condição excepcional. Além disso, pessoas com situs inversus não costumam ter uma sobrevida tão longa. Mas no caso da idosa, os vasos sanguíneos incomuns ajudaram seu coração a compensar a anomalia genética.

Como mostra a agência francesa, Rose era moradora da cidade de Molalla, no sul de Portland e adorava nadar. Ela criou cinco filhos e ajudou o marido a administrar um supermercado.

A descoberta de mais um caso de situs inversus foi apresentada no início de abril numa conferência sobre Anatomia Patológica realizada na Universidade de Ciências e Saúde de Oregon (EUA), e foi descrita como "surpreendente", sobretudo devido à longevidade de Rose Marie Bentley. Não existe na literatura científica casos de pessoas que tenham vivido mais de 73 anos com essa deformação congênita.

Para o professor Cameron Walker, citado pela AFP, sua reação perante a descoberta dos órgãos invertidos no cadáver foi "uma mistura de curiosidade, fascínio e uma sensação de querer explorar o 'mistério' médico".

Segundo Louise Allee, filha de Rose Marie, em conversa com a agência de notícias, apesar de sua mãe ser vítima da situs inversus, a única reclamação que ela fazia dizia respeito às dores causadas pela artrite.

Existem algumas celebridades que são portadores da situs inversus, como a atriz canadense Catherine O'Hara, de 65 anos, famosa pelos filmes Esqueceram de Mim 1 e 2 (de 1990 e 1992), nos quais interpretava a mãe de Kevin; e o cantor espanhol Enrique Iglesias, de 43 anos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade