Estado de Minas MINERAÇÃO

TÜV Süd vê alto risco em oito barragens da Vale em Minas Gerais

Empresa certificadora é a mesma associada à tragédia de Brumadinho


postado em 01/04/2019 10:08 / atualizado em 01/04/2019 10:11

(foto: Vale/Divulgação)
(foto: Vale/Divulgação)
De acordo com estudo da certificadora alemã TÜV Süd, divulgado em matéria publicada no último sábado, dia 30 de março, na revista alemã Der Spiegel, oito barragens da mineradora Vale em Minas Gerais estão em estado "preocupante" ou "muito preocupante". Essa é a mesma empresa que não havia encontrado problemas na barregam da mina do Córrego do Fundão, que causou a tragédia em Brumadinho no dia 25 de janeiro, vitimando 209 pessoas e deixando 97 desaparecidos.

No relatório de 12 páginas, revelado pela revista, a auditora alerta a Vale e autoridades brasileiras sobre a possibilidade de ocorrerem novos desastres como o de Brumadinho. Segundo os analistas alemães, uma barragem para resíduos de mineração da empresa estaria em estado "preocupante" e outras sete em situação ainda mais grave. Todas são classificadas como de alto risco, assim como era o caso da mina do Córrego do Feijão.

A TÜV Süd oferece serviços de inspeção e certificação de produtos, sendo conceituada no campo. No entanto, a sucursal brasileira da emrpesa foi acusada de envolvimento na tragédia de Brumadinho: contratados pela Vale, seus técnicos atestaram a barragem como estável em setembro de 2018, embora tendo conhecimento dos riscos da estrutura.

Após o novo alerta da TÜV Süd, a Vale realocou os moradores em risco por cinco destas represas e suspendeu as operações em outras duas, conforme a matéria da Der Spiegel.

(com Deutsche Welle)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação