Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Cidadania italiana pode ser obtida por brasileiros em menos de 2 anos

Acesso a 194 países sem a necessidade de visto específico é uma das vantagens da obtenção do passaporte do "país da bota"


postado em 27/03/2024 10:57 / atualizado em 28/03/2024 18:01

(foto: Mathew Schwartz/Unsplash)
(foto: Mathew Schwartz/Unsplash)
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, nos últimos três anos, a solicitação de passaportes italianos pelos brasileiros aumentou 35%. Isso porque o passaporte italiano ocupa o 1º lugar no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. Dentre as vantagens, destacam-se acesso a 194 países sem a necessidade de visto específico, livre circulação e liberdade de moradia em todo o território da União Europeia, acesso ao Canadá e aos Estados Unidos sem a necessidade de visto, dentre outros.

Mas, não basta ter um italiano na árvore genealógica para ter esse direito, previsto na legislação, assegurado. É crucial apresentar documentos que comprovem esse vínculo. O processo para esse reconhecimento pode ser via judicial, via consulado ou via administrativa, presencialmente na Itália.

"Os trâmites duram de 12 a 30 meses. Os processos via consulado são mais complexos e podem demorar de 10 a 15 anos, muito acima do limite estabelecido pela legislação italiana, que é de 730 dias. A via administrativa é a mais ágil, mas deve ser conduzida presencialmente, na Itália", esclarece David Manzini, CEO da assessoria Nostrali, empresa especializada no serviço.

O especialista diz, ainda, que a via judicial tem sido a mais escolhida pelos ítalo-descendentes, pela facilidade de acompanhamento do processo, por um aplicativo fornecido pelo próprio poder judiciário italiano. "Os oficiais italianos têm o prazo máximo de seis meses para concluir os processos administrativamente", destaca David Manzini.

Alguns benefícios da cidadania italiana

Atualmente, o passaporte italiano ocupa o 1º lugar no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. Os dados são do Henley Passport Index (Classificação Global de Passaportes), baseado em informações exclusivas da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA. Dentre as vantagens, destacam-se:

Acesso a 194 países sem a necessidade de visto específico
Direito de transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes
Livre circulação e liberdade de moradia em todo o território da União Europeia
Permissão para trabalho e estudo em qualquer país da União Europeia
Direito à aposentadoria na Itália, usufruindo dos benefícios do país
Acesso ao Canadá e aos Estados Unidos sem a necessidade de visto

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade