Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

L-carnitina é ótima para quem faz exercícios

Esse aminoácido atua na recuperação do organismo


postado em 14/11/2018 09:25 / atualizado em 14/11/2018 09:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Muitas pessoas praticam atividade física com o objetivo de reduzir as medidas e aumentar a massa muscular e fazem uso da L-carnitina para ajudar nesse processo. Segundo o nutricionista esportivo Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, essa substância é um aminoácido envolvido no transporte dos ácidos graxos (um tipo de gordura) até as mitocôndrias – estrutura celular responsável pela "queima" da L-carnitina. "Esse processo estimula o organismo a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia, contribuindo assim para a redução da massa gorda", esclarece o especialista.

Ainda de acordo com o nutricionista, esse aminoácido auxilia no ganho de massa magra e ajuda na recuperação após o exercício. Isso foi comprovado por um estudo de revisão conduzido por pesquisadores dos Estado Unidos e da Alemanha, e que foi publicado em março deste ano no periódico científico Nutrients.

A pesquisa descobriu evidências de que a L-carnitina é capaz de aliviar a dor, a sensibilidade e reduzir a liberação de creatina quinase – um marcador de dano celular. Outro benefício levantado pelos pesquisadores é que o suplemento reduz os efeitos colaterais dos treinamentos de alta intensidade.

"A dor e o dano muscular induzidos pelo exercício podem diminuir a qualidade de vida e limitar o treinamento. Além de seus efeitos no desempenho do exercício, a L-carnitina pode ajudar na recuperação após o exercício por meio de diferentes mecanismos. A recuperação muscular após o exercício é um aspecto bastante importante dentro de um programa de condicionamento físico, pois permite que a pessoa suporte cargas maiores e mais frequentes durante os treinamentos", comenta Diogo Círico.

Vale lembrar que esse aminoácido é sintetizado de forma endógena, ou seja, produzido pelo próprio organismo, a partir da lisina e da metionina (aminoácidos essenciais). "Porém, essa biossíntese corresponde apenas a cerca de 25% das necessidades diárias de L-carnitina. Por isso, estratégias nutricionais, como a suplementação, podem ser necessárias", diz o especialista.

Normalmente, os suplementos de L-carnitina são encontrados em cápsulas. Trabalhos de pesquisa indicam que a dose diária para obter os benefícios evidenciados nos estudos é de duas a 6 g. "Além do suplemento, é recomendado consumir proteína animal, a maior fonte alimentícia desse aminoácido", comenta Círico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade