Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Médico critica excesso de plásticas no Instagram

Influenciadoras digitais estariam dando mau exemplo, diz ele


postado em 29/03/2019 12:40 / atualizado em 29/03/2019 12:38

Cirurgião plástico critica as influenciadoras digitais que fazem procedimentos estéticos em forma de permuta(foto: Instagram/el__booberino/Reprodução)
Cirurgião plástico critica as influenciadoras digitais que fazem procedimentos estéticos em forma de permuta (foto: Instagram/el__booberino/Reprodução)

Além das inúmeras dietas "da moda", o Instagram também é uma rede social muito usada por influenciadores digitais para exibir suas cirurgias plásticas. O problema, segundo cirurgião plástico Bernardo Ramalho, é que grande parte desses procedimentos é feito em decorrência de permuta (serviço ou produto em troca de divulgação) e não pela qualidade do profissional escolhido. Além disso, o médico reclama das trocas de próteses de silicone exibidas no Instagram.

"Para maior segurança e diminuir os riscos, é fundamental escolher um cirurgião renomado, especialista em cirurgia plástica, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; operar em hospital que tenha CTI; e fazer o procedimento em centro cirúrgico e com anestesista. E o caso das próteses de silicone, colocar uma prótese de qualidade", orienta o especialista.

Para ele, é perigoso o exemplo de blogueiras e digital influencers que trocam as próteses das mamas apenas por ter feito parceria com o médico. "Sendo que a maioria não sabe se o mesmo é um bom profissional, se a marca da prótese que irá colocar é boa. E o pior, ainda influenciam as pessoas a fazerem isso. Atualmente existe uma desvalorização da saúde, sempre em busca do menor preço ou de uma parceria de esquina", reclama Bernardo Ramalho.

O cirurgião plástico lembra que as próteses de silicone não precisam ser trocadas. "Antigamente, era recomendado a troca a cada 10 anos. Porém, só necessitam de uma reoperação caso haja algum problema, como contratura capsular, ruptura ou infecção", explica o médico, que ainda alerta para o perigo de próteses de grande volume de silicone. "Elas provocam absorção de tecidos adjacentes, inclusive de parte óssea, quando colocadas atrás da musculatura. No Brasil, a maioria dos cirurgiões plásticos optam por colocar os implantes subglândulares, ou seja, na frente do músculo", completa o médico.

Segundo Ramalho, algumas cirurgias plásticas exibidas na rede social de imagens nem deveriam ser realizadas. Em alguns casos, para evitar riscos e frustrações, o melhor é não realizar o procedimento. "Cerca de 30% das pacientes que pretendem operar, eu nego as cirurgias. Ou pelo excesso de peso ou devido à expectativa irreal do resultado que a plástica pode oferecer. Não existe mágica", diz o especialista.

O cirurgião lembra que não é tão simples reparar uma plástica que não deu certo. "Sem dúvidas, a primeira cirurgia sempre será mais simples do que as subsequentes. Isso ocorre devido à fibrose, que são cicatrizes 'internas' que todas as cirurgias provocam. Logo na primeira vez que a paciente vai operar, o plano anatômico está intacto. A partir da segunda cirurgia, já com a fibrose, o plano anatômico está modificado dificultando o cirurgião. Por isso, é importante escolher bem o cirurgião plástico, para operar apenas uma vez", orienta o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade