Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Cães conseguem detectar células cancerosas

Um estudo conseguiu quase 97% de eficiência no diagnóstico


postado em 10/04/2019 11:42 / atualizado em 10/04/2019 11:47

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Durante o encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular realizado no início de abril no estado da Flórida, nos Estados Unidos, cientistas apresentaram os resultados de um estudo realizado com cães da raça beagle que comprova a aptidão dos animais na detecção de células cancerosas. O trabalho, realizado pela startup americana BioScentDx, demonstra que os cachorros com faro apurado são capazes de identificar corretamente até 96,7% da presença de células de tumor.

Em comunicado enviado à imprensa, os cientistas da BioScentDx lembram que os receptores olfativos dos cães são 10 mil vezes mais precisos que os humanos. Segundo Heather Junqueira, co-fundadora da startup, que é sediada na Florida, a ideia é usar a habilidade canina para farejar células cancerosas na descoberta dos marcadores que os ajudam a encontrar o tumor e, com isso, futuramente, criar exames laboratoriais que consigam detectar as moléculas associadas ao tumor.

Os cientistas usaram três cachorros da raça beagle para cheirarem amostras de sangue que continham células de câncer de pulmão. De forma inovadora, os animais foram capazes de identificar a presença do tumor em quase 97% dos casos. Em seguida, os pesquisadores fizeram o mesmo teste, mas com células cancerosas associadas à mama, ao intestino e à próstata.

Ainda conforme o comunicado da BioScentDx, em novembro do ano passado teve início outro estudo que procura entender se é possível a descoberta do câncer de mama por meio do hálito.

O uso de cães farejadores no diagnóstico de doenças não é uma novidade. De acordo com o portal português Sapo, em janeiro deste ano, um estudo realziado pela organização não-governamental (ONG) britânica Medical Detection Dogs, em parceria com a Universidade de Bristol, do Reino Unido, descobriu que, após o devido treinamento, cães foram capazes de diagnosticas a hipoglicemia de pacientes diabéticos em 83% dos casos. Os resultados foram publicados na revista científica PLOS One.

Conforme o portal, a Medical Detection Dogs também está analisando o uso de cachorros na detecção do câncer de próstata, de mama e de tumores colorretais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade