Publicidade

Estado de Minas PET

Saiba como cuidar corretamente do seu mini porco

Caso sejam alimentados da maneira errada, esse tipo de animal de estimação pode passar dos 200 kg em apenas dois anos


postado em 05/11/2019 18:00 / atualizado em 05/11/2019 18:15

Donos de mini porcos devem ter cuidado redobrado com a alimentação dos bichinhos(foto: Pixabay)
Donos de mini porcos devem ter cuidado redobrado com a alimentação dos bichinhos (foto: Pixabay)
Ao serem adquiridos, os mini porcos são exatamente tudo aquilo que os donos sonharam: pequenos, peludinhos e alegres. Deste modo, é quase impossível não ficar apaixonado por esses bichinhos, também chamados de mini pigs. Mas, se os donos não tomarem os devidos cuidados com a alimentação deles, o que é um pequeno pet pode acabar tornando-se uma enorme dor de cabeça.

Rafael dos Santos, sócio responsável pelo criadouro especializado Oinque Mini Pigs, de Belo Horizonte, explica como alimentá-los corretamente, para evitar problemas: "São animais bem preguiçosos e que comem bastante. Cabe ao tutor colocar a quantidade correta e regular as refeições", diz. Com mais de sete anos de experiência no segmento, o criador recomenda que sejam utilizadas rações feitas à base de farelo de milho, como a de coelho, evitando assim as rações para suínos comuns, pois elas são feitas pensando na engorda do animal.

O empresário aconselha, ainda, que os mini porcos sejam alimentados três vezes por dia e sempre na mesma hora. De acordo com ele, o ideal é 50g por refeição, até os seis meses de idade, e 100g após essa fase. "Respeitar o horário é crucial para que o animal consiga assimilar que existe uma rotina. Assim, ele entende que não vai ter comida toda vez que pedir".

Sobre os petiscos, Rafael dos Santos destaca que eles devem ser usados como uma recompensa para reforçar os bons comportamentos dos pets, e não como alimentação. Maçã, cenoura e melancia são alguns dos petiscos preferidos, de acordo com o criador.

Saiba mais sobre os mini porcos

Eduarda Lacerda Schucko e Gabriel Abreu Nunes, alunos da Escola de Veterinária da UFMG, realizaram, sob a orientação do professor da instituição, Marcelo Carvalho, uma pesquisa sobre a criação de mini porcos. Os estudantes explicam que esses animais se diferenciam dos suínos tradicionais por terem sido selecionados geneticamente para possuírem um tamanho menor do que o de porcos criados para o abate. 

Ainda de acordo com eles, apesar de, nos primeiros meses de vida, os porquinhos serem tão pequenos que podem caber na palma da mão, eles não continuam assim para sempre, pois, quando adultos, chegam facilmente aos 50 cm de altura, podendo pesar, nessa fase de vida, entre 35 e 50 kg - o equivalente a um cão de grande porte.

Mini porca famosa no Instagram

Os porcos são animais bem pequenos após o nascimento, dificultando o reconhecimento daqueles que são de fato mini porcos. Existem vários relatos de pessoas que ganharam ou compraram um porquinho e, hoje, dividem a casa com um pet de com dezenas de quilos. 

Esse é o caso de Esther, uma das "porquinhas" mais famosas do mundo. Ela foi doada ao escritor americano Steve Jenkins, por uma amiga dele, em 2012. À época, a mulher que disse não ter espaço na casa para a mini porca de 6 meses de idade. Entretanto, uma ida ao veterinário mostrou que ela era uma porca comum, com absolutamente nada de mini. Hoje, Esther possui mais de 500 mil seguidores no Instagram e cerca de 200 quilos.

Famosos e os mini porcos

O comportamento inteligente e carinhoso dos mini porcos já conquistou o coração de diversas celebridades, como Paris Hilton e David Beckham. Durante a década de 90, o ator George Clooney chegou a terminar dois relacionamentos por conta do seu porquinho Max. O pet costumava dormir na mesma cama do galã, desagradando profundamente a atriz Elizabeth Daily e a modelo Celine Balitran.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade