Publicidade

Estado de Minas SAÚDE ANIMAL

Como proteger cães e gatos do frio

Médico veterinário dá dicas valiosas para os tutores ajudarem os pets a suportarem as temperaturas baixas, típicas do outono e do inverno


postado em 31/05/2020 23:37 / atualizado em 02/06/2020 00:58

Casinhas ou camas quentinhas e com tecidos que contribuem para o aquecimento são as melhores opções para proteger os animais(foto: Pixabay)
Casinhas ou camas quentinhas e com tecidos que contribuem para o aquecimento são as melhores opções para proteger os animais (foto: Pixabay)
O frio que tem feito em Belo Horizonte nas últimas semanas deve se tornar ainda mais intenso durante este mês de junho, com a proximidade do inverno, que começa no dia 20. Por isso, chegou a hora de pegar os edredons e os agasalhos guardados no armário para não sofrer com as baixas temperaturas.

Mas não são só os humanos que sentem muito frio nessa época do ano, os pets também são sensíveis ao despencar dos termômetros.


Segundo o médico veterinário e diretor do Centro Universitário UnaBruno Soarescães e gatos podem sentir desconforto com o tempo frio, sobretudo os cães de pêlo curto, como os das raças pug, pinscher e basset, que sofrem mais. 

Assim como nós, os animais também mudam de comportamento quando a temperatura cai. "Os cães ficam mais quietos, apáticos, enroladinhos e com o focinho entre as patas. Existem situações extremas onde eles ficam tremendo ou latindo, principalmente à noite", diz o especialista. Ele fala, ainda, sobre os gatos, que, nesta época, procuram lugares mais quentinhos para dormir.

Confira as dicas de Bruno Soares para ajudar o seu pet a enfrentar o frio

Ao ar livre

Quem cria cães e gatos em quintais, varandas ou áreas externas de casa deve redobrar a atenção e proporcionar casinhas que estejam secas e quentinhas. Por isso, é importante usar abrigos cobertos e protegidos do vento, do frio e da umidade. Dentro delas, os tutores podem colocar caminhas específicas.

Uso de roupinhas

A colocação de roupinhas também pode ser uma boa alternativa para os animais que aceitam esse tipo de acessório, pois alguns pets ficam extremamente incomodados com a novidade. Nestes casos, é melhor respeitar a vontade deles. Roupas muito decoradas e com apetrechos que possam ser ingeridos ou arrancados pelos bichinhos devem ser evitadas.

Tosa

Apesar do tempo frio, é preciso manter a tosa higiênica do animal, pois ela evita que eles retenham umidade na região genital, abdominal e nas patas, podendo levar a doenças causadas por agentes microbianos. Outra dica importante é secar muito bem o pelo depois do banho.

Doenças respiratórias

Para evitar secreções nasais, tosses, espirros, febre e entre outros sintomas você deve evitar locais com grande circulação de animais. O risco de outros pets não estarem vacinados adequadamente e portando uma doença infecciosa é grande.

*Publicado originalmente em 05/07/2019

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade