Publicidade

Estado de Minas NEGóCIOS | VETOR SUL

Mais um aeroporto

Pista particular na região de Nova Lima visa atender crescente demanda da aviação executiva. Obras devem estar concluídas já no final de 2015


postado em 19/02/2014 16:27 / atualizado em 19/02/2014 16:32

Um aeroporto particular, próximo à estrada dos Mendes, bem perto dos condomínios Morro do Chapéu, Miguelão, arraial de São Sebastião de Águas Claras (mais conhecido como Macacos) e lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai começar a ser construído no segundo semestre deste ano. Quando concluído, além da pista de pouso, contará com saguão e hangares para aviões executivos. As linhas comerciais de grandes companhias estão descartadas, pelo menos no primeiro momento. A previsão é de que as obras durem um ano – ou seja, o aeroporto deve estar concluído no final de 2015.

A construção do Aeródromo Executivo do Vetor Sul será feita com recursos privados - nvestimentos do Banco BMG e do Grupo São Francisco, comandado pelo empresário Estevam Duarte de Assis, fundador da rede de supermercados Bretas – e está em fase final de licenciamento junto à Prefeitura de Nova Lima. A documentação para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) libere o empreendimento foi enviada em janeiro. A previsão é de que a liberação seja rápida. 

Quando concluído, os empreendedores esperam atrair todos os voos executivos da capital, hoje concentrados no aeroporto da Pampulha. A mudança deixaria o aeroporto ao lado da lagoa livre para receber linhas da ponte aérea entre BH e Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas a  hipótese é afastada pelo diretor-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Gustavo Horta Palhares. Segundo ele, apesar de existir um projeto de reforma e ampliação do Pampulha, o espaço é destinado a voos regionais e aviação executiva.

O aeroporto de Nova Lima, no entanto, é bem-vindo. "A secretaria trabalha com um grande plano de desenvolvimento para as próximas décadas. Esse plano prevê várias centralidades, e o aeroporto seria um atrativo a mais para novos empreendimentos", diz Palhares.
 
(foto: Google/Divulgação)
(foto: Google/Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade