Publicidade

Estado de Minas DÉCOR LUXO | BANHEIROS

7 dicas de design e decoração para valorizar o banheiro

A sala de banho não pode ficar de fora para quem quer investir em uma casa moderna e sofisticada


postado em 24/04/2018 14:04 / atualizado em 24/04/2018 14:14

Nada de azulejos e pia brancos, torneira prata e um tapetinho sem graça. Há muito tempo, as possibilidades de tornar seu banheiro um espaço elegante e acolhedor têm crescido e atendido aos mais diferentes gostos. Desde novos materiais, passando por cores ousadas, até designs diferentões para cubas e misturadores, o céu é o limite para você investir na decoração também nesse ambiente. Encontro conversou com especialistas e listou sete tendências que estão em alta e podem atualizar a cara de sua sala de banho.

1 | Lâmina sinterizada feita 100% de minerais naturais
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Esse material é tendência por ser super-resistente a risco e ao calor, além de ter várias padronagens. A lâmina pode ser usada em bancadas, pisos e paredes, sendo que algumas se assemelham muito a pedras naturais, como mármore; já outras se parecem com metais, como o aço corten. São, ainda, uma forma de trazer elementos naturais para o ambiente. "Essa tendência do contato com a natureza está forte e presente em todos os espaços da casa", diz a arquiteta Estela Netto. "O banheiro não ficou de fora, especialmente por ser um dos poucos ambientes em que as pessoas podem se conectar consigo mesmas e relaxar."

2 | Pontos de cor
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Cores são um ótimo recurso para deixar os ambientes, no geral - banheiros inclusive -, mais aconchegantes e sofisticados. A arquiteta Gislene Lopes cita uma referência vista na Expo Revestir, uma das principais feiras de revestimento para banheiros e lavabos do mundo, que aconteceu em março passado, na cidade de São Paulo: o uso de cores em cubas. Ela sugere o tom de rosa seco clarinho (foto), que é mais suave, ou o verde musgo, que, apesar de escuro, também fica charmoso.

3 | Que tal um cobogó?
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
O cobogó, além do charme que proporciona, é um objeto funcional: serve como divisão de box e de ambiente. Pode também ser só decorativo. "Basta deixar a imaginação fluir que você tem milhões de opções bacanas para fazer", diz a arquiteta Gislene Lopes.

4 | porcelanatos em grandes formatos
(foto: Gustavo Xavier Fotografia/Divulgação)
(foto: Gustavo Xavier Fotografia/Divulgação)
Essa tendência está em alta, porque o formato maior possibilita menos rejuntes, o que resulta em um ambiente mais limpo visualmente e, assim, mais elegante. Pode ser usado em pisos, paredes e bancadas. "Esses produtos são versáteis e seu efeito visual fica requintado", diz Shirley Armond, diretora da Bonatto Acabamentos.

5 | Red gold nos metais
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
O dourado avermelhado tem sido utilizado em torneiras, misturadores, chuveiros, acessórios de paredes e bancadas. "Essas nuanças das cores ouro e bronze remetem à modernidade da vida nos grandes centros urbanos, visando a um sinônimo de luxo", afirma Shirley Armond.

6 | Na janela, persiana
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
A persiana trabalha no ambiente de duas maneiras: permite ter janelas maiores, tornando o ambiente do banheiro uma verdadeira sala de banho; e dá privacidade, ao mesmo tempo que deixa a paisagem entrar (quando as paletas estão no sentido interno, vê-se de dentro para fora, e não de fora para dentro). Querendo privacidade total, é só fechar. "Ela também dá um toque de aconchego aos banheiros, pois é possível combinar suas cores com as dos revestimentos", diz a arquiteta e designer de interiores Ana Paula Paolinelli, da Belissimo Banheiros.

7 | Para metais pretos e brancos, acabamento fosco

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Os metais pretos já existem no mercado há algum tempo, e os brancos são a novidade da vez, segundo a designer de interiores Sarah James. Ela sugere para esses metais o acabamento fosco. "O ideal é escolher torneira, registro, chuveiro, papeleira, penduradores e outros acessórios na mesma linha e com o mesmo acabamento", diz. Sarah lembra que, no caso do preto ou branco fosco, o ideal são as linhas de traço mais minimalista ou com ar industrial.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade