Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL LUXO | AUTOMAÇÃO

Já pensou em ter uma casa automatizada?

Confira o que a automação residencial é capaz de fazer


postado em 23/11/2018 15:51 / atualizado em 23/11/2018 16:14

Victor e Arthur Canabrava, da Vaux Engenharia:
Victor e Arthur Canabrava, da Vaux Engenharia: "Com as tecnologias sem fio, a necessidade de obra é reduzida, sendo necessárias somente intervenções pontuais onde serão instalados os módulos de automação", afirma Victor (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
"Boa noite, casa!" Em seguida, as luzes, os sons e os aparelhos de TV e eletrodomésticos internos se apagam, as cortinas fecham, o ar-condicionado muda de temperatura e a iluminação externa é acessa. A cena pode parecer inusitada, mas está mais próxima do real do que nunca. Hoje, por meio de um simples toque em smartphone e tablet ou ainda identificação de voz e leitura da face, é possível dar o comando em toda a residência e empresa de forma interativa e eficiente.

Os serviços de automação disponíveis no mercado crescem a passos gigantes e oferecem tecnologia que vão desde a abertura de portas até manipulação de cortinas e aquecimento do fogão, da lareira e da banheira mediante comandos eletrônicos ou de voz. As vantagens são a racionalização do consumo de energia, conforto, comodidade, interatividade, segurança, redução do trabalho doméstico e, consequentemente, melhoria do bem-estar. As tecnologias sem fio para a infraestrutura de automação estão cada vez mais populares.

Raphael Tolentino e Augusto Ribeiro, da Live:
Raphael Tolentino e Augusto Ribeiro, da Live: "A rede estruturada e sem fio são imprescindíveis em qualquer projeto preparado para o que hoje é denominado internet das coisas", afirma Raphael (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
No passado, os sistemas dependiam de comunicação cabeada e grandes obras estruturais. "Com as tecnologias sem fio, são necessárias somente intervenções pontuais onde serão instalados os módulos de automação", afirma Victor Canabrava Teixeira Rodrigues, diretor da Vaux Engenharia, empresa de integração de automação residencial. Entre as principais vantagens de automatizar a casa ou escritório, Victor cita o conforto (todos os dispositivos eletrônicos podem ser ligados e desligados de qualquer interruptor), economia (com a ajuda de temporizadores e detectores de presença, o ambiente pode ser ajustado para que sua iluminação não fique acesa mais tempo que o necessário) e segurança (com a integração de câmeras, travas biométricas, sensores de presença e alarmes é possível proteger o ambiente automatizado contra invasões). "Outra vantagem é a simulação de presença, quando é configurado um horário para acender e apagar as luzes na ausência dos donos", explica Victor, que é sócio de Arthur Canabrava.

Cada vez mais equipamentos são projetados para terem conexão e comandos por meio de aplicativos. Com um sensor no carro, por exemplo, é possível abrir um portão na casa e climatizar os ambientes. É possível detectar ainda se a luz do sol está batendo no escritório e programar a cortina para descer nesse momento, economizando no uso de ar-condicionado. "A rede estruturada e sem fio são imprescindíveis em qualquer projeto preparado para o que hoje é denominado internet das coisas", afirma Raphael Soares Tolentino, diretor da Live Automação, que atua na área residencial e corporativa.

Lucas Henrique Alves, gerente comercial da HIFICLUB:
Lucas Henrique Alves, gerente comercial da HIFICLUB: "A iluminação pode ser focada em partes diferentes da casa, como obra de arte, paisagismo, mesa de jantar ou adega" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Gigantes com assistentes virtuais (software que pode realizar tarefas ou serviços) como Apple, Amazon, Google e Microsoft fizeram investimentos altíssimos na automação. E os fabricantes em geral estão preocupados com a integração de seus produtos através dessa nova plataforma. "A infraestrutura de uma casa que não for feita considerando a automação será um projeto desatualizado", diz Raphael. Ele é sócio de Felipe Augusto Felix Ribeiro na Live, que faz ainda sistemas para auditórios, salas multiúso e de reuniões, soluções para igrejas, reuniões, videoconferência, soluções para plenários, entre outros. A automação também pode ser decorativa. Há linhas de interruptores de parede com diversos acabamentos para as residências. A programação de um sistema de automação de iluminação pode evidenciar as características arquitetônicas, definir as funções dos ambientes e conectar espaços.

O gerente comercial da HIFICLUB, Lucas Henrique Silva Alves, ressalta também a vantagem da decoração interativa proporcionada pela automatização. "A iluminação pode ser focada em partes diferentes da casa, como uma obra de arte, paisagismo ou adega", diz. Os aparelhos de celular ajudaram a tornar os sistemas de integração mais acessíveis e com interfaces mais fáceis de serem operadas. Mas as soluções de casa inteligente vão muito além de painéis e mesmo dos aplicativos para tablet e smartphone. Há outras interfaces que têm sido muito usadas, como relógio, sensores faciais, biometria, touch panel (painel de toque fixo na parede), controle remoto do sistema de automação e, claro, os assistentes virtuais acionados por comando de voz.

Paulo Penna e Olavo Rocha, sócios na Tecai:
Paulo Penna e Olavo Rocha, sócios na Tecai: "Em breve, quem sabe, o estranho não seja uma casa sem automação, assim como hoje soaria estranho alguém falar que não usa telefone celular", diz Paulo (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
O edifício Santo Agostinho Espaço Empresarial, lançado neste ano pela MIP Edificações, é um projeto com alto investimento em automação, com sensores de reconhecimento facial na abertura da catraca na portaria, biometria para controle de acesso aos elevadores, sensores de emergência e pânico no acesso ao prédio e elevadores. Há o "dedo do pânico", que é diferente para acionar a abertura da garagem e informar que a pessoa está em situação de perigo. "É um processo que estará cada vez mais nos projetos, em função da segurança e melhor custo-benefício", afirma Jamille Sad Barra, gerente de marketing da MIP.

A automação permite ainda a personalização de ambientes. Em uma família, por exemplo, a biometria da fechadura da porta pode ser feita com programação de cena de automação personalizada, de acordo com a iluminação, temperatura, preferências de canais de televisão e playlist de músicas de cada um. "Além de proporcionar conforto, agilidade e valorizar o imóvel, a automação estimula as famílias a terem mais momentos de entretenimento", afirma Paulo Penna, diretor da Tecai, que atua na área de automação, áudio, vídeo, rede e segurança. As famílias com hábito de almoçar entre 12h e 14h, por exemplo, podem programar para que a rádio toque música de jazz nesse horário. "Já vivemos a revolução tecnológica em muitas áreas. Agora, ela está chegando à construção civil, com preços mais acessíveis", diz Paulo. Quem não acompanhar essa revolução, pouco a pouco, vai morar ou trabalhar em um ambiente com projeto obsoleto. "Em breve, quem sabe, o estranho será uma casa sem automação, assim como hoje soa estranho alguém falar que não usa o celular", diz Paulo.

O que é possível com automação

  • Abertura de portas

  • Aquecimento de pisos: permite regular a temperatura em cada ambiente

  • Aquecimento de água da piscina: em intervalos programáveis, a água esquenta e o filtro liga

  • Programação de cenários de iluminação: podem ser acionadas diferentes combinações de luzes como para jantar, ler na poltrona, ver TV ou dar uma festa

  • Controle de aquecimento e ar-condicionado

  • Preparação do banho: do escritório é possível mandar a banheira ir aquecendo e controlar as bombas da hidromassagem

  • Acionamento de torneiras por toque e iluminação: basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia para que as torneiras se abram e luzes se acendam automaticamente, iluminando o espelho

  • Integração total no home theater: compõem cenários com cortinas, luzes, áudio, vídeo e telefonia

  • Aquecimento do fogão e controle da geladeira: o forno pode ser acionado por controle remoto fora da casa, assim como os itens da geladeira

  • Acionamento da lareira a gás: hoje elas podem ser acesas por um dispositivo do tamanho de um chaveiro ou via tablet e smartphone

  • Aspiração central: pontos de sucção em vários cômodos conduzem o pó aspirado, por uma rede interna de tubos, até uma central

  • Irrigação do jardim: as plantas podem ser molhadas em horários determinados. O sensor de umidade libera a água só quando o solo está seco

  • Manipulação de cortinas e persianas: faz com que elas componham cenários com o home theater e o quarto. As salas podem ser programadas para escurecer ou abrir, de acordo com a presença de luz solar

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade