Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Saiba quais estilos de cabelo combinam mais com o inverno

A estação mais fria chega com todo o seu glamour e democracia, sem se ater a apenas uma tendência de cores para os cabelos


postado em 07/06/2019 10:52 / atualizado em 11/06/2019 16:14

A personal trainner Sâmara de Aquino, ao lado dos cabeleireiros Victor Gariff e Flávia Menicucci, optou por iluminar os cabelos castanhos escuros: Gostei do resultado, que trouxe um tom sobre tom discreto e moderno
A personal trainner Sâmara de Aquino, ao lado dos cabeleireiros Victor Gariff e Flávia Menicucci, optou por iluminar os cabelos castanhos escuros: Gostei do resultado, que trouxe um tom sobre tom discreto e moderno" (foto: Violeta Andrada)
Na contramão das baixas temperaturas do inverno, que tem início em 21 de junho, a paleta de cores quentes chega com tudo para aquecer a estação e também o visual. Cabelos monocromáticos dão lugar a tons calientes em várias nuances. Um dos mais cotados é o marrom dourado, com menos ou mais mechas, clássico que nunca sai de moda e combina com todos os tons de pele. Não por acaso, uma grande tendência para a próxima estação é o morena iluminada que promete trazer leveza para os fios escuros. O look mescla naturalidade e sofisticação, dando o disfarce perfeito para o crescimento da cabeleira. Mechas de contorno ou contouring são ideais para o estilo. As luzes ganham destaque ao redor do rosto e seguem sendo distribuídas discretamente pelo comprimento e pontas.

A modelo Isabela Oliveira, com o cabeleireiro Brendon Goulart, transformou o cabelo castanho escuro em ruivo:
A modelo Isabela Oliveira, com o cabeleireiro Brendon Goulart, transformou o cabelo castanho escuro em ruivo: "O interessante é que onde vou me perguntam se é natural" (foto: Marcos V Trijollet)
Outra sugestão é o dourado-ombré, indicado para quem curte cabelos mais escuros com extremidades claras. Já a técnica babylights traz reflexos leves que partem da raiz e se camuflam no comprimento das madeixas. Sâmara de Aquino, de 27 anos, personal trainner, optou por iluminar o castanho escuro com mechas feitas em bloco, criando áreas de destaque mais claras que o fundo natural. “Gostei do resultado, que trouxe um tom sobre tom discreto e ao mesmo tempo, moderno”, diz. A hair stylist Flávia Menicucci, do Jacques Janine, explica que, nesse caso, foram utilizados tons caramelo e avelã. “As nuances harmonizaram perfeitamente com o cabelo natural, ainda virgem, da cliente”, diz. Para o cabelereiro Victor Gariff, outra vantagem da técnica é que, além de não necessitar de retoques frequentes, traz tridimensionalidade e volume ao visual.

Curtos, longos, lisos ou anelados, o visual do inverno não se atém a apenas uma tendência. O estilo ideal é aquele que se adequa melhor ao perfil de cada um. As escovas progressivas já não são mais o sonho de consumo de boa parte das mulheres, que fazem questão de assumir as suas origens. E as morenas não desejam, obrigatoriamente, tornar-se loiras. “É fundamental respeitar as características pessoais de cada pessoa, valorizando a sua identidade”, diz o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, do Salão Office Hair, especialista em consultoria de imagem. A engenheira de produção Ana Luiza Dolabella Novo, de 29 anos, aposta na tendência europeia que traz um mix de ondulação e tonalidades para a próxima estação. O look natural, cacheado, com volume e luzes nas pontas é a sua marca registrada. “Não consigo me imaginar diferente”, diz.

A engenheira de produção Ana Luiza Dolabella Novo, com o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, apostou no look natural, cacheado, com volume e luzes nas pontas:
A engenheira de produção Ana Luiza Dolabella Novo, com o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, apostou no look natural, cacheado, com volume e luzes nas pontas: "Não consigo me imaginar diferente" (foto: Violeta Andrada)
Para aquelas que não abrem mão da loirice, o dourado chega com tudo, trazendo o charme do cabelo queimado de sol. Eclética, a cor combina com tons de pele branca, morena ou negra e caiu no gosto da estudante de administração Ana Carolina Reis de Freitas, de 19 anos. “Gosto do meu cabelo o mais natural possível e, além de clássica, essa tonalidade é perfeita para mim”, diz. O hair stylist Christiano Alves, do L.I.L.A Beauty, acredita que o inverno pede mesmo propostas mais suaves e naturais. “O degradê, com raiz mais escura que as pontas, traz uma aparência ousada e urbana que casa bem com os dourados”, diz. Nuances vermelhas, rosas e laranjas também estão em alta e se encaixam nas colorações que aquecem o inverno. “O vermelho-alaranjado, ou ruivo, é ideal para quem quer realçar o visual com uma cor quente que evidencia o vigor feminino”, diz Cibele Fernandes Ferreira, sócia-proprietária do Mayfair Studio. O cabeleireiro Diego Ferreira não hesitou. Transformou o cabelo castanho escuro da modelo Isabela Oliveira, de 24 anos, realçando a sua beleza. “O interessante é que onde vou me perguntam se sou ruiva natural. Não imaginava que essa tonalidade combinaria tão bem comigo”, diz ela.

A estudante Ana Carolina Reis de Freitas, ao lado do hair stylist Christiano Alves, comemora a escolha do tom dourado:
A estudante Ana Carolina Reis de Freitas, ao lado do hair stylist Christiano Alves, comemora a escolha do tom dourado: "É a tonalidade perfeita para mim" (foto: Uarley Valério)
Seja qual for o estilo, é importante atentar para os cuidados que os fios necessitam no inverno para evitar o ressecamento e a opacidade causados pela falta de umidade no ar. Segundo os especialistas, é nesse período que as glândulas sebáceas trabalham mais, produzindo maior quantidade de óleo para dar ao organismo uma proteção natural. “Na hora de lavar, é preciso usar produtos que promovam uma limpeza suave. Apesar de a raiz ficar mais oleosa, as pontas estarão sempre mais ressecadas”, diz Flávia Menicucci. Ela também indica o uso de óleos de nutrição no comprimento e pontas, e caprichar na hidratação para minimizar os danos do tempo seco. Outra dica é evitar lavar o cabelo em água muito quente, já que o calor retira ainda mais a oleosidade. Protetores térmicos devem estar sempre presentes, aplicados ainda com os fios molhados. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade