Mas, é claro, o bao não sai correndo por aí nem é o prato favorito de pandas. Ele é um pãozinho chinês cozido no vapor, bem branquinho e fofinho. Sua massa leve e doce possibilitou que os cozinheiros criassem formatos diferentes e recheios possíveis ao longo dos milênios de existência da receita. Os mais famosos são: o recheado, com um formato arredondado que lembra uma cabeça, ou o aberto, que se parece bastante com um taco mexicano. Agora, na terra do pão de queijo, o bao começa a se espalhar entre os menus de entradas dos restaurantes, misturando a tradição milenar chinesa com os temperos da cozinha mineira.
Apesar da origem chinesa, foi um descendente de coreanos que popularizou o ingrediente no mundo ocidental. O chef David Chang, que estrela o seriado Ugly Delicious, da Netflix, usou a massa fofa e levemente adocicada para criar um dos pratos que ajudou o seu restaurante Momofuku a se tornar uma sensação. O Momofuku Pork Bun é composto por um bao aberto, recheado com barriga de porco, pepino, cebolinha e uma fina camada de molho agridoce.
No Yun Ton, a tradição da receita é levada bem a sério. A massa é toda feita na cozinha do restaurante, que funciona há mais de 50 anos na região do Lourdes. O bao é recheado e dobrado para ter o clássico formato de cabeça. O chef abre a massa, põe os ingredientes e vai "beliscando" com a mão, fazendo o biquinho característico. A casa tem duas opções de recheio: tradicional (lombo de porco com acelga, vagem e tempero especial) e vegetariana (shiitake, acelga, óleo de gergelim, verduras variadas e tempero especial). A unidade do pãozinho recheado custa 8 reais.
"Aqui, servimos tudo em pratinhos orientais, sem muito mimimi". É assim que Mateus Gontijo, sócio do Panda Wok, define o estilo do seu restaurante especializado na culinária de rua dos países asiáticos. O bao da casa vem em duplas que custam 19,90 reais, aberto naquele formato de taco, em um pratinho simples com um molho para acompanhar. E, na hora de rechear o pão, o que não falta é opção. O Panda Wok tem seis receitas diferentes, com direito a carne de porco, boi, frango ou vegano. "É como se fosse um pão de hambúrguer", diz Mateus. "A massa é deliciosa, mas o mais legal é criar o recheio. Quanto mais receitas, melhor."