Publicidade

Estado de Minas DÉCOR

Veja cinco ideias de espaços residenciais aconchegantes

Selecionamos projetos arquitetônicos focados no conforto para viver, receber ou relaxar


postado em 02/12/2019 00:25 / atualizado em 02/12/2019 02:11

(foto: Daniel Mansur/Divulgação; Gustavo Xavier/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação; Violeta Andrada/Encontro, e Silvia Carvalho/Divulgação)
(foto: Daniel Mansur/Divulgação; Gustavo Xavier/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação; Violeta Andrada/Encontro, e Silvia Carvalho/Divulgação)
O conforto de uma casa pode ser medido por aquela sensação boa, como ter os pés descalços, que nos faz sentir livres e bem acolhidos onde moramos. A iluminação, o equilíbrio térmico e a proximidade com a natureza são itens que os arquitetos definem como decisivos para criar esse sentimento. Ficar em casa tem sido uma opção muito frequente e por isso cresce a busca por ambientes que trazem atividades que antes eram comuns fora do lar. Espaços para reunir a família, descansar o corpo e a mente, meditar, curtir banhos como em um spa, ou para praticar atividades lúdicas e hobbies ganham terreno nos projetos contemporâneos. Afinal, tem lugar melhor no mundo que a nossa casa?

Para valorizar a vida saudável

(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Neste projeto assinado pelo arquiteto Luis Fábio Rezende de Araújo os espaços foram pensados para proporcionar conforto e bem-estar em ambientes onde os encontros com família e amigos são frequentes. Ficar em casa se transforma também em hobby e, mais que isso, em um desejo. Luis Fábio explica que a casa "conforto" traz novos espaços que antes eram utilizados fora do lar, como o spa, a sala de massagem, bar gourmet e home cinema. Ambientes com espaço para banhos especiais e terapêuticos, para receber massagens, meditar, ler um livro ou curtir o cinema transformam a casa em um ambiente para morar, relaxar, desacelerar. Hábitos contemporâneos que valorizam a vida saudável também ganham espaço. "Até mesmo uma horta pode fazer parte da casa contemporânea", diz o arquiteto. "Os moradores colhem alimentos sem agrotóxicos e garantem uma alimentação mais natural," completa.

Cercado de natureza

(foto: Gustavo Xavier/Divulgação)
(foto: Gustavo Xavier/Divulgação)
O loft criado este ano, na CasaCor Minas, no Palácio das Mangabeiras, pelo arquiteto Junior Piacesi foi cercado por uma floresta de eucaliptos. Imagine a sensação de estar em uma caixa de vidro em meio a árvores. "O conforto externo que uma casa consegue proporcionar é percebido pelo bem-estar que sentimos internamente", diz o arquiteto. O segredo para alcançar essa combinação está em uma mistura de conceitos importantes para a arquitetura, como ventilação, iluminação, temperatura e contato com a natureza, traduzida pelos espaços verdes e até pelos cheiros e aromas de um jardim ou de uma horta. Assim, a confortável casa contemporânea é também um antídoto para a conectada vida moderna.  "Ao mesmo tempo que a tecnologia traz benefícios, ela também nos deixa mais acelerados e ansiosos. A casa é um refúgio", diz o arquiteto.

Aconchego com personalidade

(foto: Henrique Queiroga/Divulgação)
(foto: Henrique Queiroga/Divulgação)
A casa contemporânea cria uma sensação de conforto ao refletir, em seus ambientes, a personalidade de seus moradores. Espaços sofisticados e acolhedores trazem a marca de seus donos. Ao mesmo tempo em que são funcionais e práticos, são aconchegantes, com ambientes lúdicos. Neste projeto da arquiteta Ana Lívia Werdine, o home cinema é conjugado com a área gourmet, na qual há grandes espaços para conversação e convívio. Itens como a iluminação e a automação também ajudam a traduzir os sentimentos da vida moderna, em ambientes práticos, mas que ao mesmo tempo preservam o aconchego e a identidade dos moradores. Espaços como adegas, jardins verticais e o cantinho zen expressam hábitos cotidianos.

Tecidos aconchegantes

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Vidros e jardins aproximam o verde dos moradores da casa contemporânea. Os tapetes são macios e as cortinas, aconchegantes ao toque. O projeto da arquiteta Marcela Meira Machado privilegia o hábito de curtir o lar no dia a dia e em momentos especiais, com os amigos e família. Itens de lazer como os espaços gourmet, o cantinho zen, os jardins verticais em apartamentos transformam o hábito de voltar para casa em um dos momentos mais prazerosos do dia. "Espaços que trazem essa sensação de bem-estar, com a utilização de materiais naturais, como o linho e o algodão, estão muito presentes nos projetos", diz a arquiteta. O conforto está em todas as dimensões da casa, seja em um ambiente específico para a atividade física ou em um local reservado para o relaxamento. Texturas usadas nas paredes e nos tecidos, o cuidado com a iluminação natural e o uso da vegetação remetem ao conforto e ao aconchego. Outra tendência é a integração dos espaços em uma casa multifuncional, que pode mudar de acordo com o seu morador. Neste ambiente da Animale Home, o mobiliário é confortável com utilização de tecidos naturais e confortáveis.

Casa de vinhos

(foto: Silvia Carvalho/Divulgação)
(foto: Silvia Carvalho/Divulgação)
Muito além de ter uma adega, o hábito de reunir os amigos em uma casa de vinhos tem a ver com a busca pelo contrário. Dentro de casa, o caminho percorrido pode ser o inverso da correria e da vida conectada em alta velocidade. "Não dá para tomar um vinho com pressa. É um hábito que está ligado à contemplação, à redução do ritmo", diz a arquiteta Silvia Carvalho. Para ela, a busca pela agilidade por meio da tecnologia e o inconformismo da vida moderna fazem com que as pessoas busquem um refúgio. As adegas ou casas de vinho, uma especialidade da arquiteta, são exemplos. Construída como uma edícula, nesse ambiente sofisticado e acolhedor há espaço para biblioteca de vinhos e salas aconchegantes para reunir a família e os amigos em torno de uma conversa sem pressa. "Uma adega também pode trazer a característica de coleção, um hobby feito para compartilhar e comemorar a vida."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade