Publicidade

Estado de Minas TURISMO

Com a pandemia, como ficam as viagens para a Disney?

O tão sonhado passeio, principalmente em comemoração aos 15 anos e ao término do ensino médio, ainda pode ser realizado em grande estilo


postado em 26/10/2020 23:49 / atualizado em 26/10/2020 23:51

Os irmãos Leticia Baroni Neves e Pedro Henrique tiveram de refazer os planos. Ela adiou a viagem para a Disney para janeiro de 2022 e ele cancelou a viagem para Porto Seguro:
Os irmãos Leticia Baroni Neves e Pedro Henrique tiveram de refazer os planos. Ela adiou a viagem para a Disney para janeiro de 2022 e ele cancelou a viagem para Porto Seguro: "Ficamos mais seguros assim", diz a mãe, Adriana Fialho Baroni Neves (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Uma data repleta de significados. O rito de passagem, que acontece quando se completa 15 anos de idade, traz muita expectativa e responsabilidade. Para alguns, é como se, em um piscar de olhos, a menina se transformasse em mulher e os garotos encarassem um período de preparação para a vida adulta. É hora de começar a cortar o cordão umbilical e bater asas sozinho. Ainda que de forma simbólica, são dados os primeiros passos para a con- quista da tão sonhada liberdade, desejo da maioria dos adolescentes. Muitos jovens comemoram esse evento com uma festa de arromba ou uma viagem inesquecível. Às vezes, os dois.

Sérgio Fulgêncio, diretor da Greentours, diz que devido à pandemia, as viagens para a Disney foram transferidas e os clientes puderam optar por reagendar a data para janeiro ou julho de 2021:
Sérgio Fulgêncio, diretor da Greentours, diz que devido à pandemia, as viagens para a Disney foram transferidas e os clientes puderam optar por reagendar a data para janeiro ou julho de 2021: "Até então, 95% dos inscritos optaram pela segunda opção. A demanda para janeiro próximo ainda está indefinida" (foto: Samuel Gê/Encontro)
A estudante Roberta Lobato, de 14 anos, já tinha se decidido. Em janeiro de 2021 seria sua primeira viagem para Disney longe da família. Desta vez, os companheiros de aventura seriam os amigos do ensino fundamental. A contagem regressiva começou quando ainda tinha 10 anos, por incentivo do irmão Matheus, 20. "Ele foi e realmente se encantou. Desde então, sonho com esse momento", diz Roberta. O que ela e ninguém poderia imaginar é que uma pandemia mundial mudaria os planos de todos. Frustração? Que nada! E que venha 2022. Com o desprendimento característico da idade, Roberta mudou a data da viagem para um ano depois. "A viagem dos 15 vai ser aos 16, mas nem por isso será menos incrível", diz ela. A mãe, a advogada Mariza Lobato, apoia a decisão da filha e diz se sentir mais segura com o adiamento. "Esperamos que seja o tempo necessário para que ela possa ir em condições normais, sem correr riscos", diz.

Na agência Greentours, as viagens para a Disney são tradição. Apesar de não serem exclusividade dos formandos da 9ª série, são as mais cobiçadas por jovens entre 13 e 17 anos. Na temporada de janeiro, a maioria dos passageiros são adolescentes que se preparam para ingressar na faculdade. Já em julho, muitos ainda estão no 1º ano do ensino médio. "É melhor adiar o sonho do que ter de cancelá-lo", afirma Sérgio Fulgêncio, diretor da agência. Segundo ele, por causa da Covid-19, as viagens agendadas para julho deste ano foram transferidas e os clientes puderam optar por por janeiro ou julho de 2021. Até então, 95% dos inscritos optaram pela segunda opção para manter as características típicas da temporada de verão. A demanda para janeiro próximo ainda está indefinida. "Com a reabertura da fronteira brasileira e o início de flexibilização dos EUA em alguns pontos, acreditamos que em breve isso não será mais problema", diz o empresário. A principal preocupação, enfatiza, é garantir a segurança dos jovens e a qualidade da viagem. E revela que a data limite para decidir sobre a temporada de janeiro de 2021 será até o final de outubro.

Com o desprendimento característico da idade, Roberta mudou a data da viagem para a Disney para um ano depois:
Com o desprendimento característico da idade, Roberta mudou a data da viagem para a Disney para um ano depois: "A viagem dos 15 vai ser aos 16, mas nem por isso será menos incrível", diz a jovem, ao lado da mãe, Mariza Lobato (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Caso a viagem do início do ano que vem tenha de ser transferida, os passageiros poderão optar pela temporada de julho 2021 ou janeiro 2022, sem nenhum custo adicional, nem mesmo readequação cambial. Quem se sentir inseguro, também pode solicitar a transferência em data anterior. "Nas previsões mais otimistas começamos a vacinação ainda este ano. Nas mais pessimistas, até o meio do ano que vem. Ambas as temporadas estão dentro do cronograma", diz Sérgio.

Os irmãos Leticia Baroni Neves, de 14 anos, e Pedro Henrique, de 18, também tiveram que refazer os planos. Ela acabou adiando a viagem para a Disney de janeiro de 2021 para o mesmo período em 2022. Não queria perder a oportunidade de viajar com os amigos. Já Pedro, optou por cancelar a tradicional viagem para Porto Seguro, que aconteceria em julho deste ano. "Ele acredita que, muito provavelmente, ele e os amigos já estarão no ensino superior e não será tão fácil reunir a turma do 3º ano", conta a mãe Adriana Fialho Baroni Neves, bacharel em Ciência da Computação. Apesar dos imprevistos, os jovens seguem confiantes em um futuro melhor, com mais viagens e amigos – e sem Covid-19.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade