Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL GASTRONOMIA - HERÓIS DA RESISTÊNCIA

Encontro Gastrô 2020 - Conheça os homenageados na categoria Bufê de Festa


postado em 07/01/2021 01:08 / atualizado em 07/01/2021 01:08

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Nessa edição especial de Encontro Gastrô - O melhor de BH contamos como os estabelecimentos da capital enfrentaram a maior crise já enfrentada pelo setor. Em meio à tempestade que tomou conta do mundo diante do novo coronavírus, todos que sobreviveram à pandemia são vencedores e merecem nossos aplausos.

Confira os homenageados na categoria Bufê de Festa:

Bouquet Garni

Agnes Farkasvolgyi participou de um projeto que levou marmitas para moradores de áreas carentes da capital:
Agnes Farkasvolgyi participou de um projeto que levou marmitas para moradores de áreas carentes da capital: "Espero que seja algo sem volta, que possamos continuar com esses movimentos" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Há 32 anos no mercado, Agnes Farkasvolgyi sempre enxergou além da sua cozinha. A chef e artista plástica usa as panelas do Bouquet Garni para contar e criar histórias em cada evento. "São tantos que fica difícil falar qual é meu favorito. Mas lembro com muito carinho dos três jantares que eu fiz na roda gigante do Parque Guanabara". Para a chef, a inovação é o segredo por trás da longevidade de sua empresa. Tanto que em 2020 ela inovou mais uma vez e inaugurou A Casa da Agnes. "Eu tinha essa vontade há um tempo, de levar o Bouquet para um lugar mais compacto, combinando com um bistrô que reunisse comida e arte." Foi em fevereiro que o novo empreendimento da chef abriu as portas no Santo Antônio. E no mês seguinte, a pandemia desembarcou em Belo Horizonte. "No primeiro momento, deu uma sensação de pânico. Mas, como o bistrô já estava funcionando, migrar para o delivery foi um pulo", diz a chef.

Dentro da cozinha, o trabalho seguiu em um ritmo pesado, para, ao mesmo tempo, dar conta da demanda do delivery e elaborar as receitas da próxima semana. E mesmo em meio ao furacão, Agnes conseguiu arrumar um espaço na sua agenda para ajudar quem mais precisa. No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a chef arregaçou as mangas e participou do Marmitaço, projeto desenvolvido a muitas mãos que levou centenas de marmitas para regiões carentes da capital. "No Morro do Papagaio, onde estava, foram 500 marmitas", conta Agnes. "Espero que seja algo sem volta, que possamos continuar com esses movimentos."

O Bouquet Garni também não ficou parado durante a pandemia, montando diversos tipos de kits para datas especiais. Destaque para o Dia dos Pais, quando Agnes resolveu produzir coxinhas de proporções gigantescas. "Tem gente que fala que adoraria comer 1 quilo de um salgado, que queria um doce enorme, não é? Então fui lá e preparei, para a data, coxinhas de 1 e 2 quilos". Já sobre o mundo dos eventos, a chef aposta que as reuniões para poucas pessoas devem se tornar uma tendência para os próximos anos. "Um jantar para 10 pessoas pode ser melhor que um evento para 50, pois fica muito mais fácil de aproveitar a companhia de todos."

Rua Paulo Afonso 833, Santo Antônio
(31) 3465-0101

Rullus Buffet

Túlio Pires passou a receber encomendas para eventos de pequeno porte:
Túlio Pires passou a receber encomendas para eventos de pequeno porte: "Como as pessoas ficaram responsáveis por montar a mesa e servir os pratos, ouvi muitos relatos de festas nas quais o pessoal usou a louça do casamento, a prataria dos avós, elementos riquíssimos em histórias." (foto: Samuel Gê/Encontro)
Conhecido por comandar um dos bufês mais famosos de BH, Túlio Pires expandiu sua atuação em novembro do ano passado e abriu Rullus Bistrô, no Vila da Serra, com receitas que fazem sucesso nas festas mais badaladas da capital mineira. O empreendimento já havia caído no gosto do público e o empresário se preparava para ampliar o espaço. O contrato de aluguel da casa ao lado do restaurante repousava em cima de sua mesa. "Estava tudo certo, mas eu esqueci de assinar o papel", conta. "Quando veio a quarentena, vi que o descuido foi, na verdade, um golpe de sorte. Não era o momento de expandir, mas de focar na qualidade."

Para vencer os desafios da pandemia, o bufê precisou adaptar o seu dia a dia. E assim como na cozinha, algumas mudanças foram planejadas com calma, já outras são resultado da pura improvisação. "No começo, usei o meu próprio carro para fazer as entregas", lembra Túlio. Com o tempo, o sistema de delivery foi ficando cada vez mais robusto, ganhando até um aplicativo próprio. "Nós queremos levar a experiência Rullus para as pessoas. Não é só a compra de um prato. É um momento especial, seja em família ou a dois". Para ajudar na montagem do pedido perfeito, o algoritmo do app recomenda ao cliente opções de entrada, sobremesa e vinhos. Um dos pratos mais pedidos pelo delivery foi o macarrão Cacio e Pepe, conhecido pela simplicidade da sua receita (queijo e pimenta, como dito no nome), mas de dar água na boca.

As encomendas para festas continuaram como parte importante do dia a dia do Rullus, mas em formatos diferentes. Para evitar aglomerações, várias empresas optaram por fazer comemorações a distância, enviando um kit para casa de cada funcionário. "Também recebemos encomendas para festas de pequeno porte, com pouquíssimas pessoas." Segundo o empresário, esses eventos, principalmente aniversários, ficaram marcados ainda mais pela presença da família e dos amigos realmente próximos. "Como as pessoas ficaram responsáveis por montar a mesa e servir os pratos, ouvi muitos relatos de festas nas quais o pessoal usou a louça do casamento, a prataria dos avós, elementos riquíssimos em histórias."

Rua Turim 73, Santa Lúcia
(31) 3280-3666

Buffet Célia Soutto Mayor

Celinha, Célia (sentada) e Patrícia Soutto Mayor: mãe e filhas preparavam-se para comemorar os 50 anos da empresa, que começou com a produção de suspiros e quindins(foto: Samuel Gê/Encontro)
Celinha, Célia (sentada) e Patrícia Soutto Mayor: mãe e filhas preparavam-se para comemorar os 50 anos da empresa, que começou com a produção de suspiros e quindins (foto: Samuel Gê/Encontro)
Referência quando o assunto são festas e eventos corporativos para centenas de pessoas em Belo Horizonte, o Buffet Célia Soutto Mayor tinha grandes planos para 2020: o aniversário de 50 anos da empresa, que começou com a produção de suspiros e quindins feito pela doceira que dá nome à marca. "Estávamos programando uma festa bem grande junto com o Palácio das Artes, que também completou 50 anos", conta Patrícia Soutto Mayor, sócia do bufê. Tinha tudo para ser uma receita de sucesso, combinando tradição e cultura, mas a chegada do coronavírus acabou com os planos.

Do dia para a noite, o bufê viu vários dos eventos marcados em seu calendário serem cancelados ou adiados indefinidamente. Porém, os fornos da cozinha não tiveram nem tempo de esfriar. "No dia em que começou a quarentena, nós já recebemos uma porção de encomendas menores", lembra Patrícia, filha de Célia. "Foi lindo ver esse carinho dos clientes. Como diz minha mãe: é dos pequenos que vêm os grandes".

O que mudou mesmo foi o cardápio da casa. Sem poder levar seus pratos para as grandes festas, o bufê remodelou o plano de negócio, marcando presença no cotidiano da clientela. "Todos os dias nós lançamos sugestões diferentes dos nossos Combinados Quentinhos para o almoço, com algumas das nossas melhores receitas", afirma Patrícia. Estão no menu, por exemplo, o picadinho ao molho madeira, com dadinhos de tapioca e arroz com açafrão e alho poró; e a moqueca de palmito pupunha, para quem procura uma versão vegetariana. Encomendas para festas e comemorações entre pouquíssimas pessoas continuaram chegando para o bufê. "Atendemos até um casamento on-line", conta Patrícia. A empresa também firmou, durante a quarentena, uma parceria com a Drogaria Araújo, colocando alguns dos seus produtos, como suspiros e bolos no pote, nas gôndolas das dezenas de farmácias espalhadas pelo estado.

Rua Marabá 122, Santo Antônio
(31) 3526-3100

Buffet Catharina

Virgínia Matos, filha da fundadora, Catharina, morta no inicio de 2020:
Virgínia Matos, filha da fundadora, Catharina, morta no inicio de 2020: "Mamãe teve uma vida de luta, com uma história linda. Ela atravessou a inflação galopante e outros períodos difíceis. Daí vem a inspiração para superar essa pandemia" (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Uma plaquinha simples, com duas palavras: aceitamos encomendas. Este foi o começo da história do Buffet Catharina, inaugurado no início da década de 1950 por Catharina Matos, filha de imigrantes italianos que começou a fazer docinhos decorados com formatos variados para festa, enquanto trabalhava de babá em Itaúna. A vida da cozinheira mudou em 1955, quando Maria Lúcia Magalhães Pinto, mulher do então governador, ficou encantada com os quitutes. "Ela achou os doces tão bonitinhos que dava até dó de comer", conta Virgínia Matos, filha da fundadora e sócia do bufê.

Em 1993, com a ajuda dos filhos (Sérgio, Simara, Cristiane e Virgínia), que cresceram junto com a empresa, o Buffet Catharina inaugurou sua nova fase, abrindo as portas do espaço de festas na Raja Gabaglia. "Quando viemos para cá, a Raja não tinha quase nada. Do Hospital Madre Teresa até nós, era quase tudo mato", lembra Virgínia. A segunda geração também abraçou a missão do Buffet Catharina, cada um com aquilo que tem de melhor, da planilha de contas à confeitaria.

A pandemia chegou de maneira devastadora para muitas pessoas, mas não para o bufê. "Não tivemos nenhum evento cancelado, todos foram adiados ou adaptados", diz Virgínia, com orgulho. A receita para o resultado extremamente positivo está na flexibilidade de se adequar à nova realidade, tanto da pandemia, quanto do orçamento dos clientes. "Nós trabalhamos junto com eles, procurando por maneiras inteligentes de realizar o sonho do casamento ou do aniversário." O período também trouxe o momento de tirar uma ideia antiga da gaveta: o o serviço de delivery Catharina To Go.

O ano de 2020 marcou o bufê por outro acontecimento. A fundadora morreu em janeiro, aos 88 anos. Mas sua força continua a guiar os passos da segunda geração do Buffet Catharina. "Mamãe teve uma vida de luta, com uma história linda. Ela atravessou a inflação galopante e outros períodos difíceis. Daí vem a inspiração para superar essa pandemia", diz Virgínia.

Av. Raja Gabaglia 3080, Estoril
(31) 2551-202

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade