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Estado de Minas ECONOMIA

As oportunidades de negócios que surgiram durante a pandemia

Novos hábitos de consumo se transformaram em possibilidades e alguns segmentos se destacam no mercado mineiro. Conheça algumas histórias


postado em 14/03/2021 22:21 / atualizado em 14/03/2021 22:39

Com a pandemia, teclados, pianos, violões e guitarras se tornaram o sonho de consumo de muita gente:
Com a pandemia, teclados, pianos, violões e guitarras se tornaram o sonho de consumo de muita gente: "Muitos encontraram na música uma forma de entretenimento e de fortalecimento emocional", diz Júnio Simões, administrador das lojas Serenata (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Em meio ao caos também há oportunidades. A afirmação utilizada por alguns estrategistas militares pode ser comprovada, porque não dizer, no cenário de guerra que a pandemia da Covid-19 instaurou pelo mundo. E por mais difícil que seja acreditar que algo bom possa surgir em meio a uma catástrofe de tamanha proporção, fato é que "a necessidade faz o sapo pular". Não há de se negar que os impactos econômicos gerados na economia, de um modo geral, levaram ao surgimento de um protagonismo surpreendente.  Para enfrentar a crise, os brasileiros apostaram na criatividade. Assim, novos hábitos de consumo se transformaram em possibilidades de negócios.

A profissional de educação física e empresária Camila Dantas Malta decidiu surfar nessa onda. Aproveitando a tendência dos treinamentos on-line, Camilão, como é conhecida, logo percebeu um nicho de mercado a ser explorado. Atenta, observou que em pouco tempo o isolamento social mostrou seus efeitos colaterais. "Passou a fazer tanto mal para o corpo e para a mente que as pessoas começaram a buscar alternativas para recuperar a saúde e o bem-estar", diz ela. Bingo! Surpreendentemente, até quem nunca malhou passou a se exercitar. "Para muitos era isso ou surtar preso dentro de casa", diz.

A profissional de educação física Camila Dantas percebeu um nicho de mercado a ser explorado e desde março de 2020 mais de 15 mil alunos treinaram em sua plataforma digital:
A profissional de educação física Camila Dantas percebeu um nicho de mercado a ser explorado e desde março de 2020 mais de 15 mil alunos treinaram em sua plataforma digital: "Os treinos on-line vieram para ficar" (foto: Arquivo pessoal)
Desde março de 2020, mais de 15 mil alunos treinaram em sua plataforma digital. Livres da vergonha, da falta de roupa apropriada e, até mesmo, da preguiça do ambiente da academia, muita gente entrou de cabeça na proposta. Sem aparelhos em casa, o jeito foi improvisar. "Treinamos com garrafa pet, mochila, cabo de vassoura. Com força de vontade e compromisso, os resultados sempre vêm", diz. Para Camilão, a mudança não tem volta.  "Os treinos on-line vieram para ficar."

Ela é apenas uma entre milhares de novos empreendedores. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os últimos meses têm sido marcados por iniciativas promissoras. Não por acaso, entre 31 de março e 15 de agosto de 2020 foram feitos 784,3 mil registros no Simples Nacional, dos quais 684 mil de Microempreendedores Individuais (MEI) - 43 mil a mais que no mesmo período de 2019. Outros 100 mil novos negócios foram registrados como Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPE). Em Minas Gerais, 338.144 pequenos negócios foram abertos ao longo do ano passado. O número representa um crescimento de 1,1% em comparação ao ano de 2019.

A proprietária da pet shop Pimp My Pet, Nathália Minzon Fernandes, conta que precisou reinventar o seu modelo de negócio, mas viu a clientela crescer 20%:
A proprietária da pet shop Pimp My Pet, Nathália Minzon Fernandes, conta que precisou reinventar o seu modelo de negócio, mas viu a clientela crescer 20%: "A pandemia me fez sair da zona de conforto e me capacitar ainda mais" (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Como em um passe de mágica, produtos que não eram essenciais, desencantaram. Teclados, pianos, violões, guitarras e ukuleles se tornaram o sonho de consumo até daqueles que jamais pensaram em tocar nem mesmo um clichê melódico. "Vimos que muitos encontraram na música uma forma de entretenimento e de fortalecimento emocional. Seja aprendendo algum instrumento musical ou retomando os seus estudos", diz Júnio Simões, administrador das lojas Serenata. Ele considera que a manutenção das vendas, em período de crise, sem perda de faturamento, é uma grande vitória. Tanto que levou a rede a investir ainda mais em sua loja virtual, na otimização da comunicação através das mídias sociais e eficiência nas entregas dos produtos. "No nosso setor, enquanto muita música chegou nas casas por meio das lives, profissionais da área ficaram sem trabalho. Temos tentado contribuir para diminuir esse impacto."

Para sobreviver aos novos tempos é preciso mesmo se reinventar. Segundo o Movimento Compre & Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões somente em abril de 2020. Um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior. As categorias que tiveram o maior crescimento em volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos ( 241,6%), Eletrônicos ( 169,5%) e Cama, Mesa e Banho ( 165,9%). Com a necessidade de se ficar em casa, houve uma ressignificação do ambiente familiar. E nunca se observou tanto anseio por mudanças.

O setor pet também não ficou atrás. É comum entre donos de animais de estimação a brincadeira de que, em suas casas, não passam de inquilinos. Os verdadeiros proprietários sãos cães, gatos e cia. E se toda brincadeira tem um fundo de verdade, não é à toa que o mercado de pet shop esteja em ascensão. Inaugurado em 2013, no bairro Funcionários, o Pimp My Pet não economiza nos mimos aos bichos e na criatividade. Para driblar a crise, a empresária Nathália Minzon Fernandes precisou reinventar o seu modelo de negócio. Investiu em táxi dog gratuito para que os clientes pudessem cuidar de seus pets sem sair de casa. Apostou também em marketing, melhorou a comunicação e fez várias campanhas para atrair o público. "A pandemia me fez sair da zona de conforto e me capacitar ainda mais", diz. O esforço tem gerado resultados. A clientela aumentou em 20% e a butique pet mudou para novo endereço, com mais estrutura e novidades que enchem os olhos de bicho e gente.

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