Publicidade

Estado de Minas DECORAÇÃO

Confira dicas para usar plantas em banheiros

Depois de ocuparem todos os espaços da casa, elas viram tendência na decoração desse cômodo. Conheça as melhores opções para esses espaços


postado em 16/03/2021 00:10 / atualizado em 16/03/2021 00:24

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Se você já era interessado em plantas ou se tornou mãe/pai de planta na pandemia, talvez não caiba mais uma florzinha na sua jardineira, jardim vertical ou varanda. Mas e o banheiro, já está devidamente decorado? Especialistas garantem que a vegetação também pode dar um toque de descontração e aconchego a esse ambiente da casa. Além de ajudar a colorir o cômodo, tradicionalmente frio e monocromático, as plantas podem aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento. De acordo com a designer de interiores Brunna Sá, o verde garante mais que um ambiente bonito: ele também atua para reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. "Estudos comprovam que quando estamos em contato com a natureza liberamos neuro hormônios de endorfina e serotonina, melhorando os sintomas de estresse e ansiedade. A cada dia as pessoas estão tomando mais consciência sobre a importância de trazer esses elementos naturais para dentro de casa, e as plantas estão tomando conta desse cenário", diz. "Por isso, o ‘design biofílico’ vem ganhando mais espaço a cada dia na decoração e arquitetura de interiores."

Ambiente decorado pela designer Brunna Sá: plantas, ainda que discretas, são responsáveis por dar cor e vida aos banheiros(foto: Brunna Sá/Divulgação)
Ambiente decorado pela designer Brunna Sá: plantas, ainda que discretas, são responsáveis por dar cor e vida aos banheiros (foto: Brunna Sá/Divulgação)
Embora tenha sido intensificada pelo confinamento imposto pela pandemia, a tendência de levar as plantas da área externa para o interior começou há cerca de 2 anos, conforme o arquiteto paisagista Felipe Fontes. "Esse crescimento começou bem antes da pandemia, mas se fortaleceu ainda mais com a nova realidade. É um caminho sem volta", afirma. "Quem ficou em casa e viu que não tinha nenhuma planta começou a sentir falta. As pessoas notaram que é possível dar um efeito legal, além de melhorar a qualidade de vida." Felipe lembra que as plantas ajudam, inclusive, na qualidade do ar, despoluindo o ambiente. Ele recomenda explorar todos os cantos disponíveis, como banheiras e até mesmo dentro do box. "É muito bom colocar dentro da banheira, pode molhar com chuveirinho, vira uma floresta e fica superbonito", diz. "Também recomendo colocar no teto, se não tiver espaço na bancada e no chão, com vasinhos de argila dependurados em ganchos." Essa ideia vale até para dentro do box. "Quando quiser molhar, é só usar o chuveirinho e não tem o problema de cair água no chão."

O arquiteto paisagista Felipe Fontes:
O arquiteto paisagista Felipe Fontes: "É muito bom colocar dentro da banheira, pode molhar com chuveirinho, vira uma floresta e fica superbonito. Também recomendo colocar no teto, se não tiver espaço na bancada e no chão, com vasinhos de argila dependurados em ganchos" (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
A arquiteta paisagista Flávia D'Urso lembra que, para escolher as plantas que vão decorar o toalete, é importante estar atento às características deste cômodo. "A dica é optarmos por espécies de sombra ou meia sombra, resistentes, que se adaptem à umidade, e sempre procurar deixar as janelas e portas abertas para garantir a ventilação do local", diz. Para ela, se atentando a esses detalhes, é possível ter um resultado incrível. "Ter um banheiro com plantas é muito agradável, traz carinho, cuidado e leveza a esse ambiente muitas vezes mais frios e sem cor."

A arquiteta paisagista Flávia D'Urso lembra que é preciso ficar atento às características do comido:
A arquiteta paisagista Flávia D'Urso lembra que é preciso ficar atento às características do comido: "A dica é optarmos por espécies de sombra ou meia sombra, resistentes, que se adaptem à umidade, e sempre procurar deixar as janelas e portas abertas para garantir a ventilação do local" (foto: Barbara Dutra/Divulgação)
Veja alguns detalhes a serem observados para que as plantas se mantenham saudáveis e bonitas no banheiro:

  • Deixe o banheiro o mais arejado possível, com janelas e portas abertas para garantir a ventilação do local

  • Opte por plantas de sombra ou meia-sombra, resistentes, que se adaptem à umidade

  • Quanto mais perto da janela, melhor: mesmo as plantas de sombra, precisam de iluminação

  • Abuse de vasos, jardineiras, cachepôs e jardins verticais. Mas, como no banheiro a água evapora pouco, opte por substratos que secam mais rápido, como argila

  • Lembre-se da irrigação, mas não exagere. O ambiente já é úmido e deixar a planta encharcada pode ser fatal. O ideal é regar de uma a duas vezes por semana, dependendo da espécie

  • Se optar por jardins verticais, instale um que permita a irrigação automatizada, para garantir a homogeneidade nesse processo

Fontes: arquiteto paisagista Felipe Fontes, arquiteta paisagista Flávia D'Urso e designer de interiores Brunna Sá

10 plantas ideais para serem usadas em banheiros:

Aloe Vera - É uma suculenta que adora umidade, sendo perfeita para o banheiro. A rega é feita uma vez por semana. Deve-se pulverizar água nas folhas, portanto, o vapor do chuveiro será ótimo para elas.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Espada de São Jorge (foto) - Essa planta limpa e purifica o ar. É extremamente resistente e fácil de cuidar. Basta regá-la uma vez a cada 15 dias. Perfeita para qualquer tipo de ambiente, incluindo os lavabos.

Antúrio - Por ser florida, ajuda a trazer ainda mais cor ao ambiente. Deve ser cultivada em meia-sombra e o sol da manhã pode ajudar a planta a florescer.  É recomendado regar de uma a duas vezes por semana.

Asplênio - Por gostar de umidade constante e ambientes mais sombreados, é ideal para viver em toaletes. Mas, como costuma crescer bastante, podendo chegar a 90 centímetros, é indicada para quem possui um banheiro espaçoso.

Bambu da Sorte - É uma planta bonita e fácil de ser cuidada. Não gosta de luz solar direta, sendo uma ótima opção para banheiros com pouca luminosidade. A rega deve ser feita com frequência, pois precisa de solo úmido. O Bambu da Sorte também pode ser cultivado diretamente dentro da água, em vasos de vidro, chegando a durar 3 anos dessa forma.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Zamioculca (foto) - São altamente duráveis e uma das plantas mais simples de cuidar. Uma excelente alternativa para sanitários escuros, já que não precisa de muita luz para ser saudável. É importante não regá-la em excesso: duas vezes por semana está perfeito.

Jiboia - Sobrevive muito bem em ambientes internos, à meia luz. A rega deve ser feita no máximo três vezes por semana. Ao longo do crescimento, vai ficando pendente.

Mini Lírio da Paz - Uma ótima escolha para quem deseja uma planta com florada abundante. O seu florescimento ocorre na primavera-verão. Adora umidade e não gosta muito de exposição direta ao sol, tornando seu cultivo no banheiro mais fácil.

Renda francesa - Possui uma folhagem bem fina e dá um aspecto de requinte ao local. É uma planta de sombra, que não pode pegar sol diretamente, por isso é ideal para banheiros. Mas atenção: essa espécie deve estar em um espaço com bastante claridade natural e ventilação.

Samambaia - Ideal para usar dentro de casa e no banheiro. Gosta de sombra e meia-sombra e não exige muitos cuidados. A rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade