Publicidade

Estado de Minas PET

Pesquisa revela os nomes e raças de cães e gatos mais comuns no Brasil

O PetCenso 2020 fez levantamento com mais de 1,8 milhão de animais. Apesar dos populares serem os mais votados, o que não falta é criatividade entre os mineiros


postado em 08/03/2021 23:18 / atualizado em 08/03/2021 23:26

A poodle Mel ganhou o nome porque os donos se encantaram com sua aparência quando filhote:
A poodle Mel ganhou o nome porque os donos se encantaram com sua aparência quando filhote: "Parecia uma bolinha de pêlo caramelo", diz a servidora pública Lenimara Ruella, com o filho Bernardo (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Nome de bicho é coisa que não se explica. Sabe-se lá de onde vem tanta criatividade ou, por que cargas d’água, ela às vezes está em falta na hora de batizar um animal de estimação. Isso quando o gosto pelos nomes populares não predomina. Fenômeno tão curioso que, desde 2016, passou a ser apurado mais a fundo. Recentemente, o PetCenso 2020 fez o levantamento com mais de 1,8 milhão de animais para apontar nomes e raças preferidos dos brasileiros. Não deu outra. A falta de pedigree não ofuscou o brilho dos vira-latas. No topo do ranking, 32% dos cães e 95% dos gatos não têm raça definida. Já entre os nomes mais cobiçados, o resultado não chega a ser uma novidade. Os clássicos Mel, Nina e Thor saem em disparada.

Prestes a completar quatro anos de idade, a poodle Mel é a cicerone da casa. Quando não está dando as boas-vindas às visitas, está tentando comer o que vê pela frente. Até mesmo o que não deve. "Esses dias coloquei um quibe no prato, sobre a mesa. Quando dei conta, tinham sobrado apenas os farelos", conta a servidora pública Lenimara Ruella. Tentando solucionar a questão, Mel finge-se de estátua. Só perde a compostura quando o assunto é tomar remédio. "Aí vira uma onça." Ganhou o nome porque os donos se encantaram com a bendita filhote, cuja aparência mais se assemelhava a uma bolinha de pêlo caramelo.

Thor, o deus do trovão na mitologia nórdica, é um shih tzu de oito anos que morre de medo de raios:
Thor, o deus do trovão na mitologia nórdica, é um shih tzu de oito anos que morre de medo de raios: "É o nosso filho peludo. Faz parte da família", conta a bancária Iraniana Silveira Bolognani Carvalho, junto ao marido Luiz Fernando (foto: Priscila Jorge/Encontro)
Na maioria das vezes, é assim mesmo que acontece. O nome do pet surge de improviso. Basta uma gracinha, um latido, um rabinho mais saliente, ou bater o olho no bichinho, que as ideias logo surgem. E haja imaginação. Os dados do PetCenso 2020 vêm dos bichos cadastrados no aplicativo da DogHero, que disponibiliza serviços de passeio, atendimento veterinário a domicílio e hospedagem. A novidade é que nesse censo também foi utilizada a base de dados do petshop online Petlove. As empresas fundiram as atividades em outubro do ano passado.

No recorte por regiões, os nomes caninos seguem na mesmice. De norte a sul,  Mel e Thor são os queridinhos. Entre os amantes dos felinos, Tom é a preferência nacional. Apenas no norte, ganha ares espanhóis e muda para o charmoso Leon. No sul e nordeste, o terceiro e quarto lugar para os nomes de gato, respectivamente, é "Gato" mesmo. E ai de quem falar que faltou imaginação. Por sorte, os nomes dados às gatinhas contam com mais variações, ficando entre Mia, Mel, Nina e Luana.

O cãozinho Do Contra já é diplomado na arte de contrariar:
O cãozinho Do Contra já é diplomado na arte de contrariar: "Durante a noite chora, uiva e berra. Durante o dia deita e dorme. Ele faz tudo ao contrário", brinca a servidora pública Daniela Martins, ao lado do marido Fábio de Abreu e do filho Lorenzo (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
O "cão síndico", como é conhecido no prédio onde mora, preenche sua rotina acompanhando a mãe de seu dono nos cuidados com o condomínio. Apesar de popular, nem todos sabem sua identidade "quase" secreta. Thor, o deus do trovão na mitologia nórdica, sucesso nos quadrinhos e filmes da Marvel, na vida real é um shih tzu de oito anos que morre de medo de raios e adora ser paparicado. O nome veio da paixão dos donos pelos super-herois. "É o nosso filho peludo. Mesmo depois que tivemos a nossa primeira filha e agora que estou em minha segunda gestação, nunca o deixamos de lado", conta a bancária Iraniana Silveira Bolognani Carvalho.

Apesar da fama de conservadores, quando se trata de nomear os pets os mineiros não economizam no repertório. E tem nome que até Deus duvida. Na Clínica Veterinária São Francisco de Assis, no bairro de Lourdes, a recepcionista Carla Michele Rodrigues de Sousa, nem se surpreende mais. Volta e meia se depara com cães e gatos chamados Maisena, Bagulho, Jiló, Banguela, Prejuízo, Lagartixa e até Circunflexo. Tem aqueles que preferem explorar o universo da gastronomia. É quando surgem nomes como Bolacha, Calabresa, Cheesecake, Cookie, Espeto, Farofa. Outros se orientam pelas bebidas preferidas: Brahma, Sukita, Tequila, Chope. Isso quando algum WhatsApp ou Youtube não dão o ar da graça.

Na casa da empresária Luiza Fonseca quem reina são os bichanos. E o que não faltam são nomes originais:
Na casa da empresária Luiza Fonseca quem reina são os bichanos. E o que não faltam são nomes originais: "Ao todo temos seis gatos. Pouca Sombra (na foto), Mixaria e Fominha são alguns deles", diz ela (foto: Bruno Hanelt/Encontro)
Na casa da servidora pública Daniela Martins Costa, o novo membro da família é bem peculiar. Adotado no início deste ano, e com apenas cinco meses de nascido, o cãozinho Do Contra já é diplomado na arte de contrariar. No primeiro encontro com a família, nem por reza braba queria entrar na caixa de papelão que lhe serviria, temporariamente, de transporte. Depois, não havia nada que o fizesse sair de lá. Apesar dos esforços para educá-lo, o pequeno não colabora. "Durante a noite chora, uiva e berra. Durante o dia deita e dorme. Ele faz tudo ao contrário, é um rebelde sem causa", brinca a dona. O nome, para lá de original, faz referência a um dos personagens da Turma da Mônica.

No reino felino, as excentricidades também acontecem. Pouca Sombra foi adotado quando tinha dois meses de vida. O porte franzino lhe rendeu a distinta nomenclatura e um lugarzinho cativo no colo da dona. "Ao todo temos seis gatos. Ele é um dos menores e muito dengoso. Chora e ‘conversa’ comigo o tempo todo", diz a empresária Luiza Fonseca. Em sua casa, "a curiosidade não matou os gatos". Por lá eles têm passe livre e exploram à vontade. Mixaria e Fominha, são irmãos de ninhada. A primeira era tão pequena que não passava de uma "mixaria de gente". E Fominha tem tanto apetite que faz jus ao nome. Haja criatividade!

Os 10 nomes de cachorro mais comuns no Brasil

Machos:

  1. Thor
  2. Luke
  3. Bob
  4. Fred
  5. Billy
  6. Marley
  7. Theo
  8. Nick
  9. Zeus
  10. Max

Fêmeas:

  1. Nina
  2. Luna
  3. Meg
  4. Amora
  5. Lola
  6. Belinha
  7. Maya
  8. Cacau
  9. Pandora

Os 10 nomes de gato mais comuns no Brasil

Machos:

  1. Tom
  2. Simba
  3. Mingau
  4. Chico
  5. Frajola
  6. Thor
  7. Nino
  8. Fred
  9. Romeu
  10. Frederico

Fêmeas:

  1. Nina
  2. Mel
  3. Luna
  4. Mia
  5. Amora
  6. Pandora
  7. Lua
  8. Marie
  9. Frida
  10. Mimi

As 10 raças de cachorro mais comuns no Brasil

  1. Sem raça definida
  2. Shih Tzu
  3. Yorkshire Terrier
  4. Poodle
  5. Lhasa Apso
  6. Buldogue Francês
  7. Pinscher
  8. Golden Retriever
  9. Spitz Alemão
  10. Maltês
 
As 10 raças de gatos mais comuns no Brasil

  1. Sem raça definida
  2. Siamês
  3. Angorá Turco
  4. Himalaio
  5. Azul Russo
  6. Persa
  7. Pelo curto brasileiro
  8. Pelo curto americano
  9. Snowshoe
  10. Exótico

Fonte: Pet Censo 2020/DogHero e Petlove

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade