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Estado de Minas VEÍCULOS

Saiba tudo sobre o Volvo XC40 Híbrido

Com autonomia de 45 quilômetros, uso planejado do novo veículo da montadora sueca pode resultar em redução de R$ 39 por dia, ou R$ 14.235 por ano nas despesas com gasolina. Marca mandou motores exclusivamente a combustão para o museu e agora só vende híbridos. Em breve chegam os 100% elétricos


postado em 17/04/2021 23:16 / atualizado em 17/04/2021 23:17

O XC40 T5 plug-in Hybrid: desempenho similar a um carro esportivo, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 7,3 segundos(foto: Fábio Doyle/Encontro)
O XC40 T5 plug-in Hybrid: desempenho similar a um carro esportivo, com aceleração de 0 a 100km/h em apenas 7,3 segundos (foto: Fábio Doyle/Encontro)
Trancados em casa, nesta época de pandemia, respirar novos ares, visitar culturas diferentes, só mesmo de forma virtual. Ou então, para nos sentirmos um pouco mais próximos da civilidade, uma alternativa é abrir a porta e entrar em um Volvo, com seu já característico cheiro de Suécia.

Foi a sensação que tivemos ao receber para avaliação um XC40 T5 plug-in Hybrid, versão R-Design. O SUV compacto da Volvo, que desde seu lançamento no Brasil é um dos mais desejados do mercado, agora é ofertado apenas na versão elétrica híbrida plug-in, seguindo a política internacional da marca sueca, a primeira a levar para o museu carros movidos exclusivamente com motores a combustão e ter toda sua linha de produtos com a tecnologia híbrida elétrica plug-in. Isso neste primeiro momento, enquanto se prepara para investir em carros 100% elétricos. A promessa é que em 2030 todos serão eletrificados.

Falar das qualidades de segurança, do acabamento primoroso, do conteúdo tecnológico, do moderno câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem, e das soluções de conectividade e controles eletrônicos que o XC 40 traz é ser repetitivo, é chover no molhado. Como os demais modelos da Volvo, o XC 40 é completíssimo. Tem tudo o que se pode pensar, desde sensor hands free para abrir o porta-malas até carregador de smartphone por indução. O preço, como não podia deixar de ser, é salgado. O modelo avaliado sai por R$ 279.950. Mesmo assim ele é sucesso em vendas, ocupando o 22º lugar entre os SUVs emplacados no Brasil neste ano, e o mais vendido entre os concorrentes premium, com 464 unidades licenciadas nos dois primeiros meses deste ano e 2.868 no ano passado, segundo dados da Fenabrave, a associação de revendedores.

Vamos nos ater, portanto, a comentar sua principal novidade: a motorização elétrica híbrida plug-in. O modelo traz o conjunto T5 Twin Engine FWD, com dois motores, um elétrico, com 82 Hp, e outro turbo, de três cilindros, a gasolina, 1.5L e 180 Hp. Combinados, produzem 262 Hp de potência e 425 Nm de torque.

O modelo mais completo custa R$ 279.950: 22º lugar entre os SUVs emplacados no Brasil neste ano, e o mais vendido entre os concorrentes premium(foto: Fábio Doyle/Encontro)
O modelo mais completo custa R$ 279.950: 22º lugar entre os SUVs emplacados no Brasil neste ano, e o mais vendido entre os concorrentes premium (foto: Fábio Doyle/Encontro)
A autonomia de cerca de 45 quilômetros do sistema de propulsão elétrica soa, a princípio como muito limitada. A Volvo explica que é uma autonomia que permite ir e voltar com folga de casa ao trabalho sem gastar gasolina, carregando a bateria durante a noite na garagem de casa e, no turno diário de trabalho, no estacionamento do escritório.

Colocando na ponta do lápis, o resultado para quem roda 90 quilômetros por dia impulsionado pelo motor elétrico pode gerar a economia, em 20 dias, de cerca de 130 litros de gasolina, que nos dias atuais representa economizar algo em torno de três tanques de combustível nesse período, ou seja R$ 780 em redução de consumo de gasolina aos valores atuais, de R$ 6 por litro. Ou ainda uma economia de R$ 39 por dia ou R$ 14.235 por ano. Há que se considerar nesse cálculo o custo da energia elétrica para a carga das baterias, que por enquanto é infinitamente inferior.

No trajeto de 605 quilômetros que rodamos com o XC40 T5 plug-in Hybrid que a Volvo nos cedeu, percorrendo rodovias e trechos urbanos na região metropolitana de Belo Horizonte, a média de consumo de gasolina registrada no sistema de informações do carro foi de 14 km/l. A Volvo não divulga o consumo de combustível, mas há testemunhos de analistas que na configuração híbrida o XC40 pode chegou a 18 km/l. Vai depender de como cada um dirige e em que tipo de vias e topografias o carro é utilizado.

A recarga da bateria do motor elétrico pode feita na garagem de casa, usando o cabo oferecido pela Volvo como item de série do carro, conectando-o a uma tomada (com aterramento) de 220V e 16A, sendo necessário somente instalar a tomada redonda de três pinos específica para conectar o cabo. A recarga total com esse equipamento é obtida em cerca de 4 horas, segundo especialistas da Valborg/Volvo.

Outra opção são os eletropostos, que aos poucos vem sendo instalados pelas marcas que vendem carros elétricos em locais estratégicos como estacionamentos de shoppings, supermercados, condomínios e aeroportos, entre outros. No caso da Volvo, o equipamento, conhecido como Volvo Wallbox, pode ser adquirido pelos clientes ao preço sugerido de R$ 8.950, fora o serviço de instalação. A recarga utilizando o Wallbox, que tem as opções de recarga rápida, normal e lenta, leva duas horas e meia no modo normal, informou a Valborg/Volvo. Para encontrar o mais próximo basta entrar no aplicativo Waze e digitar Eletroposto, esclarece a Volvo. São 700 pontos de recarga instalados no país que, até o final deste ano deve atingir 1 mil, informa a Volvo.

O Wallbox pode ser adquirido por R$ 8.950, fora o serviço de instalação: com o equipamento a recarga no modo normal leva duas horas e meia(foto: Volvo/Divulgação)
O Wallbox pode ser adquirido por R$ 8.950, fora o serviço de instalação: com o equipamento a recarga no modo normal leva duas horas e meia (foto: Volvo/Divulgação)
Potência, torque e desempenho é o que não falta no XC40 T5 Hybrid. Seu desempenho é similar a um carro esportivo e faz de 0 a 100km/h em apenas 7,3s. O sistema T5 Twin Engine do XC40 híbrido pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista. Há o modo Hybrid que aciona a utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível. O modo Pure seleciona o uso exclusivo do motor elétrico, indicado para uso urbano. A terceira opção é o Power, de condução esportiva, que privilegia potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance. Há também o modo Off-Road, para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h. Para garantir praticidade e a melhor forma de condução em qualquer situação, o modelo é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.

Após a estreia da versão mais completa do XC40 com motorização elétrica híbrida plug-in a Volvo acrescentou as versões menos caras com essa modalidade: a Inscription T5 (R$ 274.950) e a Momentum (R$ 244.950).

Em 2020, a Volvo Car Brasil fechou o ano na segunda posição do segmento Premium, com 17,6% de participação no mercado. A marca é líder isolada entre os eletrificados plug-in, com mais de 3.200 unidades comercializadas no ano, o que representa 63% das vendas no País. Segue ocupando o primeiro lugar entre os SUVs Premium no país e o XC60 é o veículo híbrido brasileiro que menos desvaloriza em um ano dentre todos os modelos comercializados por aqui, segundo pesquisa da Auto Informe.

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