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Estado de Minas VEÍCULOS

FCA-Stellantis finalmente lança seus primeiros modelos com o muito aguardado motor flex turbo

Propulsor T270 é produzido na fábrica de Betim (MG). Novidades começam com a picape Fiat Toro e o Jeep Compass


postado em 21/05/2021 22:42

Além do novo motor, picape Toro traz plataforma de serviços conectados, com carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1 polegadas: parceria com a operadora de telefonia TIM(foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Além do novo motor, picape Toro traz plataforma de serviços conectados, com carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1 polegadas: parceria com a operadora de telefonia TIM (foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Os muito esperados motores flex turbinados da FCA/Stellantis estão finalmente chegando. A demora foi consequência dos estragos que a pandemia do Covid 19 causaram ao Brasil e ao planeta. Com o mercado estagnado, a FCA preferiu adiar o projeto do lançamento dos novos motores fabricados em Betim. E o momento chegou.

O primeiro a receber o novo motor Turbo 270, com potência de 185 cv, que a Fiat afirma ser "o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil", é a picape Toro. Além do novo propulsor o veículo traz plataforma de serviços conectados, em parceria com a operadora de telefonia TIM, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1 polegadas.

A tecnologia incorporada na picape oferece recursos como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, faróis full LED e Cluster Full Digital de 7 polegadas.

É ponto passivo que a Toro foi a responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e 1 tonelada de carga total. E comemorando seu evidente sucesso, com vendas até agora de quase 300 mil unidades, a Fiat Toro passa agora por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016. Esse resultado colocou a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. 
O design da Toro é, sem dúvida, um dos aspectos responsáveis por seu sucesso em vendas. Ousada, a Fiat resolveu trazer essa nova geração com evoluções também nesse quesito. A dianteira inclui o Logo Script e a Fiat Flag. O capô é novo, assim como a grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. O interior também foi renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Motor turbo garante potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm ao Jeep Compass: propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro(foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Motor turbo garante potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm ao Jeep Compass: propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro (foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Mas o destaque em novidade é mesmo o novo motor turbo e sua performance. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. A gama de oferta mantém as versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas.

No quesito conectividade, a Toro passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1 polegadas posicionada na vertical e uma plataforma de serviços conectados. De forma remota, o usuário passa a contar, com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com wi-fi dedicado. Esse recurso inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet. A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e está disponível na rede de concessionárias da marca desde 15 de maio.

Junto com a Fiat Toro, o Jeep Compass também chega em sua edição 2022 apresentando como principal novidade a nova geração de motor turbo flex produzido pela Fiat na unidade de Betim/MG. Líder de seu segmento com cerca de 70% do mercado, o Jeep Compass já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil, desde que começou a ser vendido no país, em 2016, com fabricação no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).

O motor T270 estreia na gama Jeep no Novo Compass integrado ao câmbio automático de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro, informa o fabricante. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.

Interior do Jeep Compass também recebeu melhorias: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, centrais multimídia de até 10,1 polegadas e mais espaço para porta-objetos(foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Interior do Jeep Compass também recebeu melhorias: quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, centrais multimídia de até 10,1 polegadas e mais espaço para porta-objetos (foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Entre as novidades que vêm de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.

Outra novidade do Novo Jeep Compass, que vem de série em todas as versões Turbo Flex, é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando condução mais esportiva.

As versões flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5° no Novo Compass, o que representa um aumento de 33%. A mudança traz mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos e canaletas. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.

O design também passou por evolução. Externamente, o Novo Jeep Compass traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. No interior as novidades são o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1 polegadas, console central e mais espaço para porta-objetos.

A nova central multimídia, com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, traz para o SUV navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay por meio de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que na versão Plus traz todos os recursos já apresentados no Renegade, entre outras funcionalidades. No quesito segurança o novo Jeep Compass vem agora de série em todas as versões com airbags laterais e de cortina, totalizando seis airbags.

Outra novidade, de série para a versão S e opcional para a Limited e Trailhawk, é a possibilidade de abrir o porta-malas movimentando o pé por baixo do para-choque traseiro. O sensor detecta sua presença e aciona o sistema. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Para que funcione, o motorista deverá estar com chave a uma distância máxima de 1,5 m do porta-malas e o veículo deve estar com a transmissão em P (Parking).

Novo SUV compacto Fiat, até agora conhecido como Progetto 363: nome será escolhido por seguidores da montadora nas redes sociais(foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
Novo SUV compacto Fiat, até agora conhecido como Progetto 363: nome será escolhido por seguidores da montadora nas redes sociais (foto: FCA-Stellantis/Divulgação)
O Novo Compass traz também o sistema Auto Hold, que permite que o motorista retire o pé do pedal de freio nas condições de veículo parado, mesmo que não esteja na posição P (Parking). Para recolocar o carro em movimento, basta acelerar novamente o veículo. Para acioná-lo é só pressionar o botão no console. A função está disponível de série para todas as versões do Novo Compass.

O SUV médio da Jeep amplia a sua gama de versões com duas novidades: a Série Especial 80 Anos e a já conhecida Série S, que agora recebe o novo motor T270 Turbo Flex. No total são nove versões do Novo Compass, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios, com uma ampla faixa de preços.
Agora com nove versões, os preços do Jeep Compass para todo o Brasil, exceto São Paulo e Paraíba, começam em R$ 139.900 e chegam a R$ 216.900.

A FCA informa que a utilização do novo motor T270, flex turbo "por enquanto não está prevista para o Renegade". Já o novo SUV compacto Fiat, até agora conhecido como Progetto 363, certamente utilizará o propulsor flex turbinado. O modelo deverá ser lançado até o final deste ano. As primeiras imagens do Progetto 363 já foram divulgadas pelo fabricante, mas o nome definitivo ainda não foi escolhido. Poderá ser Fiat Tuo, Fiat Domo ou Fiat Pulse. A escolha será feita por seguidores da montadora nas redes sociais.

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