Publicidade

Estado de Minas ARQUITETURA

12 tendências da arquitetura para aproveitar melhor os espaços abertos

A busca por casas, áreas privativas, coberturas e apartamentos com varandas mexe com o mercado de arquitetura e decoração, que tem de se reinventar para atender a essa nova demanda por áreas externas. Convidamos arquitetos, designers e paisagistas para darem dicas de conforto e praticidade nesses ambientes


postado em 06/10/2021 11:12 / atualizado em 06/10/2021 11:25

Bárbara Nobre, Bárbara Fonseca, Felipe Fontes, Lucas Belizário, Cristina Menezes e Junior Piacesi: algumas das estrelas da CASACOR Minas, mostra de arquitetura, design de ambientes e paisagismo que este ano privilegia a vida ao ar livre(foto: Uarlen Valério/Encontro)
Bárbara Nobre, Bárbara Fonseca, Felipe Fontes, Lucas Belizário, Cristina Menezes e Junior Piacesi: algumas das estrelas da CASACOR Minas, mostra de arquitetura, design de ambientes e paisagismo que este ano privilegia a vida ao ar livre (foto: Uarlen Valério/Encontro)
A pandemia deixou bem claro: queremos mais áreas externas, mais verde e mais praticidade na nossa casa. Encontrar os amigos ao ar livre, fazer atividades físicas e até trabalhar em áreas externas são desejos cada vez mais fortes. Segundo boletim de tendências sobre construção civil, arquitetura e decoração divulgado pela Sebrae Inteligência Setorial, o período em que passamos confinados fez com que valorizássemos mais a decoração de nossas casas, aumentou nossa necessidade de trazer a natureza para mais perto e fez com que explodisse a procura por espaços multifuncionais.
 
A descontextualização dos cômodos, com a sala de jantar assumindo o papel de home office, a varanda se tornando um espaço de descompressão ou mesmo a sala de estar se transformando em academia, mudou radicalmente nosso jeito de morar. Sem mencionar a preocupação com a saúde, que ativou nosso alarme de segurança e fez com que áreas externas se tornassem o lugar mais seguro para se encontrar com amigos e parentes durante a pandemia. "A tendência é que esse novo oásis confunda cada vez mais os limites entre ambientes internos e externos, criando oportunidades para projetos criativos de salas de estar ao ar livre e playgrounds para crianças e adultos", explica Luiza Loyola, especialista em tendências de Interiores na WGSN, empresa líder no estudo de comportamento e consumo.

A busca por casas de campos, coberturas, varandas e áreas privativas também aumentou. Segundo a pesquisa Pande Building, divulgada em parceria com a Urban System, Grupo Prospecta e Brain Inteligência Estratégica, 38% dos entrevistados afirmaram ter a varanda gourmet como seu espaço preferido; 19%, inclusive, afirmam ter o desejo de diminuir a sala de jantar para aumentar essa área de lazer e confraternização. Essa preferência gera também a necessidade por móveis para ocupar estes espaços. Sofás, mesas e poltronas próprias para a área externa estão entre as peças mais procuradas na loja de Patrícia Gontijo Fonte Boa, sócia-proprietária da Deck Home. E não só o design que conta na hora da compra. Quando se trata de móveis para espaços abertos, resistência e durabilidade são fundamentais. Patrícia destaca a corda náutica e o tricô como matérias-primas que preenchem este requisito e não decepcionam no quesito estético. As espumas dos estofados também são pensadas para resistir às chuvas e possuem tecnologia que filtra a água, assim como os tecidos, que podem ser impermeáveis.

Os 12 mil metros quadrados de jardins do Palácio Mangabeiras são um convite para criações em espaços abertos: paisagismo exuberante(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Os 12 mil metros quadrados de jardins do Palácio Mangabeiras são um convite para criações em espaços abertos: paisagismo exuberante (foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Funcionalidade também é uma qualidade muito procurada quando se fala em áreas externas. Afinal, nunca se usufruiu tanto de varandas e espaços ao ar livre como agora. "Hoje, a área externa é a parte da casa onde as pessoas recebem, confraternizam, são áreas de convivência", explica Gabriela Faccio, gerente comercial da Amplio Móveis. Não à toa, ela destaca a procura por móveis com várias funções, como um pufe que pode servir de banco, mesa lateral, mesa de centro e até como mesa de cabeceira em quartos mais despojados. Na Deck Home, Patrícia observa o aumento na demanda por carrinhos decorativos, que podem receber bebidas, pratos, adornos e plantas.

E como esse desejo por mais áreas externas influencia os projetos de arquitetura e decoração atuais? "Nesse sentido, a tendência é que os novos projetos de interiores criem uma sensação de espaço unificado, trazendo o lado de fora como uma extensão da cozinha, sala ou quarto", diz Luiza. Essa tendência pode ser confirmada na mostra CASACOR Minas, que este ano acontece no Palácio das Mangabeiras, dando prioridade para as construções ao ar livre e para o paisagismo do local. Segundo Eduardo Faleiro, diretor da mostra, o amplo espaço aberto, com 12 mil metros quadrados só de jardins, incentivou a criação desses ambientes. Outro ponto de destaque é a valorização da arquitetura. "Antes de você visitar o interior, ver a decoração e os objetos de design, você observa a arquitetura, o que é muito bacana, pois a CASACOR  vira também uma mostra de arquitetura", afirma. Soluções como o uso de breezes, módulos de contêiner, metal e vidro nos pavilhões construídos traduzem esse desejo por espaços abertos e fechados que se confundem, eliminando as fronteiras entre o interno e o externo.

De olho nesta nova configuração do morar, selecionamos ambientes da CASACOR Minas e outros criados por profissionais mineiros para seus clientes  para te inspirar a mudar a decoração da sua área externa. A seleção foi baseada em 12 tendências apontadas pela agência WGSN e por pesquisas de instituições como o Sebrae e pela FixR, empresa internacional especializada em consultoria de construção, arquitetura e decoração.

1) Integração suave entre área interna e externa

(foto: Luiza Ananias/Divulgação; Jomar Bragança/Divulgação; Bárbara Dutra/Divulgação)
(foto: Luiza Ananias/Divulgação; Jomar Bragança/Divulgação; Bárbara Dutra/Divulgação)
A arquitetura fluida com respiros verdes da Casa da Serra de Junior Piacesi para a CASACOR Minas ilustra bem a tendência de integração quase imperceptível entre os ambientes externos e internos. Materiais, iluminação e ventilação naturais se encarregam de conferir a atmosfera peculiar do espaço. Tudo sugere que o que está fora, está dentro e vice-versa. Essa integração discreta e objetiva é tendência forte na construção de casas, que usa de elementos como breezes e esquadrias de vidro para atingir esta mistura. Os jardins internos também são um elemento usado para integrar os espaços ao ar livre aos espaços fechados. 

2) Descontextualização dos cômodos

(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Filippo Bamberghi/Divulgação)
(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Filippo Bamberghi/Divulgação)
Uma varanda que se transforma em home office, um quarto que pode se transformar em uma varanda... Este apartamento reformado por Juliana Vasconcellos usa da escolha cuidadosa de materiais para permitir uma versatilidade na função de cada espaço. A sala e o home office ganham continuidade graças ao painel de madeira freijó. Na área íntima, a distinção entre o que é varanda e quarto é quase imperceptível, graças às esquadrias de vidro. O jardim assinado pela paisagista Helô Caparica confere sensação de casa ao apartamento.

3) Cozinha na área externa

(foto: Vinicius Matos/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação)
(foto: Vinicius Matos/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação)
A possibilidade de receber convidados com segurança na área externa de casa, evitando assim a contaminação dos espaços internos, fez com que a demanda por cozinhas em ambientes abertos se tornasse uma realidade. Na área gourmet desta casa projetada pela 2 Quartos Arquitetura, ela ocupa lugar de destaque. "Os moradores buscavam um espaço para receber os amigos, com mesa grande, cooktop e churrasqueira", explica Natália Villela (à esq.), que junto com Victória Perdigão comanda o escritório de arquitetura. O espaço deu tão certo que os clientes já pediram a ampliação desta área externa, que ganhará uma piscina.

4) Iluminação e da ventilação naturais

(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Jomar Bragança/Divulgação)
(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Jomar Bragança/Divulgação)
Alinhados aos movimentos de sustentabilidade, não só as áreas externas como a construção das casas e edifícios em geral levarão em consideração o aproveitamento de energia. Para isso, pense em recursos que valorizem a iluminação natural assim como a ventilação. O Espelho D'água e Mini Pavilhão de Cristina Menezes para a CASACOR Minas é um exemplo de construção que traz a área externa para dentro do espaço. Totalmente aberto, ele possui planta inspirada nas casas italianas da antiguidade, onde os ambientes se distribuíam em torno de um ponto central. Breezes e toldos, quando acionados, se encarregam de transformar o espaço aberto em fechado, garantindo os momentos de privacidade.

5) Valorização de plantas nativas

(foto: Jomar Bragança/Divulgação; Bárbara Dutra/Divulgação)
(foto: Jomar Bragança/Divulgação; Bárbara Dutra/Divulgação)
O uso de plantas típicas da região, como o capim, a íris amarela e o arbusto Orelha de Onça, esta última nativa da própria Serra do Curral, permeiam o Jardim da Piscina assinado por Felipe Fontes para a CASACOR Minas e traduzem bem a tendência de valorizar não só as plantas nativas, mas o espaço onde estão inseridas. Essa sintonia com o entorno também se mostra por meio das estações do ano. "No inverno, as plantas ficam mais sequinhas, e a ideia é que durante a primavera os arbustos e a íris soltem flores, fazendo com que o jardim mude durante a própria CASACOR", explica Felipe. 

6) Natureza ao redor

(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação)
(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Henrique Queiroga/Divulgação)
A necessidade de espaços verdes dentro de casa já era uma realidade antes da pandemia do COVID-19, com seus jardins verticais e pequenas hortas de temperos na cozinha. Agora, a integração faz com que os espaços externos e internos coexistam de maneira a se misturarem completamente. A Casa Voktum de Bárbara Nobre para a CASACOR Minas faz isso ao utilizar esquadrias de vidro que emolduram um jardim de orquídeas. Além disso, a árvore que faz parte da área interna da casa se transforma em uma peça indispensável para a decoração. "Além de usar mais a área externa em si, trazemos ela para dentro", explica Bárbara. Este clima de área externa em espaços internos se dá também por meio de móveis e complementos de design orgânico, que seguem as formas e cores da natureza. 

7) Uso do pergolado

(foto: Henrique Queiroga/Divulgação; Bárbara Dutra/divulgação)
(foto: Henrique Queiroga/Divulgação; Bárbara Dutra/divulgação)
Outro elemento muito usado nas áreas externas é o pergolado. Versátil, ele assume vários estilos. Nesta área gourmet projetada por Camila Ferreira, foi criado um deque de madeira para receber o espaço de confraternização. Intempéries como sol, vento e chuva não são uma ameaça para o ambiente, que é protegido por um pergolado de metal e vidro, que pode ser aberto e fechado de acordo com a sua necessidade. "Como a arquitetura desta casa tem apenas uma pequena varanda, projetamos este pergolado como uma extensão da casa, de forma que os moradores pudessem se reunir e receber seus convidados ao ar livre", explica a arquiteta.

8) Construções práticas e sustentáveis

(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Luiza Ananias/Divulgação)
(foto: Bárbara Dutra/Divulgação; Luiza Ananias/Divulgação)
Casas sustentáveis e de construção rápida são uma ótima opção para quem deseja criar um espaço para hóspedes no jardim, por exemplo. Elas podem ser compradas pela internet e montadas em até 20 dias. A cabana Soluções Usiminas da Liga Arquitetura, de Bárbara Fonseca e Lucas Belizário, para a CASACOR Minas é um bom exemplo desta tendência. Feita em estrutura metálica, steelframe e vidro, possui 33 metros quadrados, com um quarto suspenso, banheiro, sala e cozinha. Ao adquiri-la, a casa é entregue por uma equipe de montagem, que necessita apenas que haja no terreno um ponto de água, energia e esgoto pré-definidos para sua instalação completa. A arquitetura com inspiração escandinava também é outra vantagem, já que permite que a construção se integre com naturalidade ao entorno.

9) Lugar de encontro

(foto: Studio NY/Divulgação)
(foto: Studio NY/Divulgação)
Ter em casa ambientes ao ar livre para receber convidados é uma tendência que se solidificou com a pandemia. Coberturas abertas são um ótimo exemplo de espaço de confraternização e área de lazer que preserva a privacidade dos moradores – já que os ambientes internos não são utilizados por estes convidados. Nesta cobertura projetada por Ana Livia Werdine, uma lareira central, que lembra uma mesa de centro, garante o aquecimento nos dias mais frios. Nos dias mais quentes, se transforma em uma champanheira. "Criamos um espaço para lareira neste cantinho que estava meio perdido. O banco feito em alvenaria com estofados em sua superfície também é um ótimo lugar para se apreciar o pôr do sol", diz Ana. 

10) Espaço de descompressão

(foto: Divulgação; Gustavo Amorim/Divulgação)
(foto: Divulgação; Gustavo Amorim/Divulgação)
Com nosso quarto e sala assumindo novas funções, surge a necessidade de ter em casa um espaço de descompressão. De preferência um jardim, onde é possível relaxar e esquecer das atribulações do dia a dia.  No Horto Laguna, jardim da CASACOR Minas assinado por Giovani Ribeiro, Natália Azevedo e Rafael Mineiro (na foto, da esq. para a dir.), a água é o elemento central. Em torno do pequeno lago, espécies de plantas como  filodendros, ciclantos e marantas  são apreciados das pequenas chaises feitas de fibra natural. Seu diferencial está exatamente na sustentabilidade, como explica o paisagista Rafael Mineiro. "Usamos filtros biológicos, como o ultravioleta, o UV,  o carvão ativado, a cerâmica e o banho de ozônio, que mantém a água sempre limpa e clara. Além disso, na sua construção não há o uso de concreto, o que torna o processo mais sustentável e de fácil manutenção". 

11) Valorização da vista

(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)
Incorporar a vista ao espaço também é uma forte tendência, como afirma Luiza Loyola, do WGSN. Por isso, a valorização da vista se torna tão importante. Na Casa de Vidro de Ângela Roldão, ela é a protagonista, emoldurando o living, sala de banho e quarto. Com 192 metros quadrados, a construção preservou a maioria das árvores do terreno e trouxe o verde para dentro da casa. A construção, de processo e execução simples seguiu as diretrizes impostas pelo terreno e sua vegetação. "Ela foi moldada na natureza", afirma Ângela. 

12) Cores nos móveis

(foto: Bárbara Dutra/Divulgação)
(foto: Bárbara Dutra/Divulgação)
Que lugar melhor para o uso de cores do que as áreas externas? O vermelho presente nas cadeiras, poltronas, sofás e ombrelones da Deck Home chama atenção no Bar Benericks da CASACOR Minas, assinado por Daniel Tavares e Cynthia Viana. A cor remete ao Negroni, drinque temático do espaço e os móveis feitos de triconáutico são novidade no mercado. "Eles são feitos de fibras sintéticas e recebem tratamento UV, que protege contra o sol", explica Patrícia Fonte Boa, da Deck Home. Os sofás também chamam atenção e não decepcionam no quesito resistência e durabilidade. "Eles são feitos de alumínio e utilizam pintura eletrostática, além de serem revestidos com tecidos impermeáveis e possuírem estofados que filtram a água."

Casa Cor Minas 2021
Endereço: Rua Professor Djalma Guimarães, nº 157, Belo Horizonte
Data: 14 de setembro a 17 de novembro
Horário: terça a sexta das 14h às 22h; sábados das 12h às 22h; domingos das 11h às 20h

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade