Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Conheça cinco cursos de gastronomia on-line para melhorar seus dotes culinários

Em vídeo, especialistas ensinam desde a tradicional pâtisserie às manhas para não queimar o filme (ou a carne) na hora de preparar o churrasco


postado em 20/10/2021 14:48 / atualizado em 20/10/2021 14:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Que atire a primeira caçarola quem não passou por algo mais ou menos assim durante a pandemia: outra noite em casa, sem nada para quebrar a rotina, até que vem a ideia de fazer algo diferente na cozinha. A saída mais comum é ir direto para o Youtube, procurar um vídeo que ensine a usar os ingredientes que restaram na despensa. Assim, sanduíches, saladas, drinques e massas foram sendo feitos, imitando o passo a passo. Mas para algumas pessoas, apenas copiar uma receita não é o suficiente. Com o tempo, para fazer novos pratos, veio também uma vontade de aprender sobre o universo que cerca as panelas. Alguns, motivados pelo prazer em cozinhar, outros, de olho em um plano de negócios. Em meio a esse cenário, um grupo de chefs, cozinheiros e personalidades da gastronomia aproveitou o momento para atender ao pedido da clientela que ansiava por uma porção a mais de conhecimento. Veja cinco cursos que fazem sucesso nas plataformas virtuais.

1) Como na Itália, com pouquíssimos ingredientes

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Ana Jatobá sempre colocou a mão na massa. A empresária começou a sua trajetória no restaurante italiano Est Est Est como estagiária, trabalhando na produção de massas. Com o tempo e dedicação, acabou sendo nomeada chef de produção. A promoção veio também com a responsabilidade de abrir a cozinha para clientes, ministrando um curso prático relacionado ao tema que domina para alunos de todos os tipos, de curiosos a profissionais do ramo. Em 2019, Ana passou quase todos os finais de semana em contato com os estudantes. Mas em 2020, veio a pandemia e, com a quarentena forçada, também o tempo para pensar sobre a rotina. "Em agosto, quando as atividades começaram a voltar para o Est Est Est, eu já não tinha mais a mesma cabeça. Decidi sair em outubro do ano passado, para dar sequência aos meus projetos", conta Ana. Desde então, a chef toca a sua Escola de Massas Autênticas, tanto na versão on-line quanto presencial. "Eu não deixo a distância me separar dos alunos", conta. "Tenho um controle rigoroso com as turmas, para que mesmo por mensagem, ainda consiga dar um acompanhamento necessário." O curso, composto por vídeos gravados e lives semanais, é dividido em 62 aulas espalhados por 7 módulos, que abordam a história por trás da receita de massas e molhos conhecidos pelos brasileiros e outras que ainda não foram muito difundidas por aqui. Tudo sem muitos ingredientes. "É preciso apenas uma farinha de boa qualidade, água e as mãos. Nada além disso", garante a professora, que desde março deste ano usa a plataforma da Hotmart para agrupar as turmas.

2) Delicadeza em forma de doces franceses

(foto: Fernanda Abdul/Divulgação)
(foto: Fernanda Abdul/Divulgação)
Formada na renomada escola francesa Le Cordon Bleu, a chef Mariana Corrêa abriu a La Parisserie quando voltou para Belo Horizonte, em 2015. "Na época, a moda era o cupcake, e eu cheguei com esses doces que pouca gente conhecia", lembra. Com o tempo, os sabores da França conquistaram uma clientela fiel. Em 2019, ela teve de dividir seu tempo entre as encomendas da confeitaria, os cursos dados por ela e a realização de outros projetos, entre eles, o Jantar de Sobremesa. A carga enorme de trabalho fez com que a chef tivesse de tomar uma decisão. "Resolvi que em 2020, iria mudar o meu foco, parando com as encomendas e concentrando nas aulas". Infelizmente, a pandemia levou a La Parisserie a uma mudança drástica nos planos. Sem poder receber os alunos, foi necessário abusar do digital para quebrar a distância física. "Investi, arrumei um equipamento para a filmagem em alta definição. É um projeto que a quarentena me forçou a tirar da gaveta", conta Mariana. Disponível na plataforma da Hotmart, a chef também prefere ministrar seu conteúdo para turmas fechadas, para que o formato EAD não impacte muito o acompanhamento de cada aluno. "Eu começo o curso falando um pouco sobre a história e a química das massas francesas, para depois ensinar três tipos de massas: pâte brisée, pâte sablée e pâte sucrée". Cada módulo é acompanhado de duas receitas para cada categoria, mas o aluno é convidado a criar os seus próprios recheios, com o conteúdo oferecido. Além da versão completa, a La Parisserie também conta com opções menores de cursos, segmentados entre grandes receitas da confeitaria, além de dois ebooks escritos pela chef.

3) Nem só de grão vive um bom café

(foto: Daniel Magalhães/Divulgação)
(foto: Daniel Magalhães/Divulgação)
Há também quem já estava no mercado de cursos bem antes da pandemia. A Academia do Café foi criada em 2011 na capital mineira, como um projeto para divulgar aos belo-horizontinos os tesouros produzidos no interior do estado. "Hoje é comum vermos cafeterias na cidade, mas, na época, não existia um mercado interno para esse produto", lembra Júlia Fortini, que pertence à quinta geração de uma família de cafeicultores. Desde o começo de suas operações, a Academia do Café capacita entusiastas e profissionais do ramo sobre as nuances por trás de um bom café, falando sobre a precificação e avaliação do produto. Mas nem só de grãos vive o homem. "Há vários tipos diferentes de filtro, moagem, granulação e extração do café", conta. Campeã brasileira na categoria em 2019, Júlia iria representar o Brasil no exterior, até que veio a pandemia. A competição foi adiada, assim como alguns planos. Apesar dos percalços, o cenário permitiu à Academia realizar um desejo antigo da casa. "A vontade de ter um curso on-line existia há muito tempo, mas na correria do dia a dia, não sobrava tempo para planejá-lo com o cuidado que merece", afirma Júlia. No começo, a cafeteria-escola promoveu kits de degustação, que eram explicados por meio de lives nas redes sociais para os alunos. Com o aumento da demanda, foi necessário a criação de uma plataforma especializada, dividindo o conhecimento em três modalidades: torra, degustação técnica e métodos de extração. "O primeiro é mais específico, para quem é do ramo. Já a degustação vai com o nosso kit, e o de extração traz uma porção de ensinamentos para melhorar o café de cada dia". Os cursos da academia são divididos por turmas, acompanhadas de perto pelos professores que estão à disposição para tirar qualquer dúvida nos grupos de aplicativos de mensagem.

4) Para ninguém mais errar o ponto

(foto: Churrasqueadas/Divulgação)
(foto: Churrasqueadas/Divulgação)
Compartilhar conhecimento sobre churrasco, para José Almiro, não é uma novidade. Dono do maior canal no Youtube sobre o tema no Brasil, o churrasqueiro ensina as maneiras corretas e inovadoras de fazer diversos tipos de cortes na brasa. Com mais de 1,5 milhão de inscritos, José Almiro começou seu aprendizado enquanto trabalhava como vendedor de um frigorífico de Poços de Caldas. "Depois de um tempo, a empresa faliu e não sabia o que fazer da vida. Na época, muitos amigos me pediram para ensiná-los a fazer churrasco", conta. Em 2009, o dono do futuro canal Churrasqueadas começou a gravar vídeos sobre o tema para a TV Poços. Após quatro anos, no entanto, o projeto teve de ser encerrado por falta de receita. Veio então a ideia de colocar o material na internet. "Foi quando deu um boom! O vídeo da costela no saco de papel e da picanha invertida viralizaram." Desde essa época, José Almiro tem enviado suas pequenas aulas bem humoradas sobre como fazer churrasco para a plataforma. Além do Youtube, o churrasqueiro profissional também já criou um curso para a Hotmart especializado na peça inteira de alcatra, ensinando ao aluno como aproveitar os cortes para tirar a maminha, a picanha e o miolo no mesmo pedaço de carne. E tem mais conteúdo no braseiro, esperando a hora de servir. Batizado de "Segredos do Churrasco", o novo curso do José Almiro foi pensado de forma cronológica, do começo ao fim da "churrasqueada". "Vai desde acender a churrasqueira até o preparo perfeito. Abordamos os principais cortes, quais têm o melhor custo benefício, como acertar o ponto, cortar a carne, afiar a faca, tipos de bois", conta. Todo o conteúdo foi dividido em mais de 60 aulas, com alguns bônus sobre outras modalidades, como fogo de chão e churrasco defumado.

5) Um novato também do lado de lá da tela

(foto: Francisco Dumont/Divulgação)
(foto: Francisco Dumont/Divulgação)
As receitas do Oriente que conquistaram o Brasil também ganharam uma versão digital durante a pandemia. Responsável por comandar o Yakan há quase 10 anos, Diogo Leite trabalha administrando o restaurante japonês, localizado na Savassi. "Sei um pouco sobre a culinária, mas nunca estive à frente da cozinha", conta o empresário, que acabou virando professor. "A ideia de ser eu quem ensina é para provar que mesmo uma pessoa sem experiência profissional consegue fazer peças de excelente qualidade." Até o momento, parte das receitas e técnicas do restaurante japonês foram divididas em doze módulos, que começam pelo básico, tratando sobre a higiene, processo de escolha correta do peixe e cozimento do arroz, até ir evoluindo gradativamente, passando pelas entradas, peças tradicionais, sashimis, gunkans, e hots. "Isso porque ainda planejo colocar mais e mais módulos, sendo que o acesso é vitalício para quem já adquiriu", diz Diogo, que viu o seu material ser acessado por alunos na Austrália, Dubai, Canadá, Suíça, Holanda e Itália. O curso está na plataforma da Hotmart pelo valor de 398 reais (utilize o código ENCONTRO50 e ganhe 50% no kit de insumos do curso). Mas para quem mora na região metropolitana de Belo Horizonte, o Yakan oferece um projeto com um kit contendo os principais insumos necessários para as receitas, incluindo peças de hot já empanadas e prontas para serem fritas. "A ideia é que com pouco tempo de curso a pessoa já possa fazer o seu primeiro combinado de sushi, para curtir com a família ou amigos". O kit é vendido separadamente no valor de 199 reais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade