
Quem acompanha a Cervejaria Sátira pode ver a expansão da marca, que inaugurou outras duas unidades nos últimos meses e firmou uma parceria de peso. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que a Covid-19 jogou água no chope da empresa. "O plano era lançar as operações no Guaja, Shopping Boulevard e Avantgarde em maio de 2020. As obras já tinham sido iniciadas quando explodiu a pandemia", lembra Eduardo Gomes, sócio da marca. Olhando com otimismo para o futuro, as obras foram retomadas em outubro de 2020, para que as casas pudessem ser inauguradas em março. Infelizmente, as condições sanitárias foram adiando a abertura para abril, maio, junho, até que em agosto e setembro os novos endereços saíram do papel. "Essa parceria com o Guaja era um namoro antigo, pois achamos que nossas marcas têm tudo a ver. Já o Boulevard, encaro como o maior desafio. Nunca havíamos trabalhado nesse segmento", diz Eduardo. Segundo o empresário, a preocupação era de que a unidade não poderia ser vista como um fast food, ou uma extensão da praça de alimentação, onde a pressa acompanha as refeições. Hoje, quem passeia pelo segundo piso do Boulevard encontra um pequeno oásis, com plantas no teto, sofás e poltronas com tomadas para recarregar o celular. Se quiser conhecer o cardápio, há várias opções de lanches e cafés, indo além da cerveja. "Também não precisa pedir nada. É um lugar que você pode parar para descansar enquanto espera alguém." Outro desafio enfrentado pela Sátira foi inaugurar uma unidade dentro de uma concessionária de veículos de luxo, a Avantgarde. "Parece um negócio maluco, não é? Mas gostamos de procurar coisas fora da caixa", afirma Eduardo. "Aqui você pode ir de bermuda e chinelo ou de terno, com os colegas de trabalho." Além das cervejas e petiscos, a unidade também opera com pratos e música ao vivo em alguns dias da semana.


