Publicidade

Estado de Minas EVENTOS

Fechado em 2018, Minascentro é reinaugurado sob nova direção

Espaço no centro da capital pode formar circuito com Mercado Central e Mercado Novo


postado em 20/05/2022 10:13 / atualizado em 20/05/2022 10:13

Rômulo Rocha, nome à frente do consórcio Chevals/Perfil, administrador do Minascentro:
Rômulo Rocha, nome à frente do consórcio Chevals/Perfil, administrador do Minascentro: "Não queremos que ele seja apenas um lugar de locação, e sim um hub, oferecendo tudo que o produtor precisa. Um ambiente de negócios" (foto: Agência i7/Divulgação)
O quarteirão formado pelas ruas Santa Catarina, Guajajaras, Curitiba e pela avenida Augusto de Lima voltou a ficar bem movimentado. Depois de quatro anos de portas fechadas, o gigante Minascentro volta a pulsar na área central de Belo Horizonte. E chamá-lo de "gigante" não é nenhum exagero. São 23 mil metros quadrados, só 1 mil metros quadrados a menos que o vizinho Mercado Central. Sua fachada neoclássica é tombada pelo patrimônio e chama atenção para um dos espaços mais versáteis do estado para eventos.

Ele ficou apagado da cena belo-horizontina entre 2018 e início de 2022 por vários motivos. Primeiro, o espaço foi fechado para uma reforma bancada pelo Governo de Minas e, na sequência, foi aberto o processo de concessão. Desde o início da pandemia, foi impedido de funcionar. Com a vacinação avançando e os números da crise sanitária se arrefecendo, além de continuar seguindo os protocolos de segurança, o Minascentro volta a ser disponibilizado ao cenário de grandes eventos.

A fachada é tombada pelo patrimônio histórico: edifício foi erguido em 1926 para abrigar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais(foto: Agência i7/Divulgação)
A fachada é tombada pelo patrimônio histórico: edifício foi erguido em 1926 para abrigar a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (foto: Agência i7/Divulgação)
Com novo proprietário, Rômulo Rocha - nome à frente do consórcio Chevals/Perfil, ganhador da licitação de concessão -, o espaço está de portas abertas não apenas para os espectadores, mas para produtores que desejam executar seus projetos ali ou fora. "Não queremos que ele seja apenas um lugar de locação, e sim um hub, oferecendo tudo que o produtor precisa. Um ambiente de negócios", diz Rômulo, conhecido por comandar o Chevals Centro Hípico Vale do Sol. Ele pretende investir, no total, neste e no próximo ano, cerca de 8 milhões de reais em reformas e adequações. Em 2018, quando o espaço foi fechado, ainda sob gestão do governo do estado, foram realizadas obras emergenciais. Rômulo, entretanto, já iniciou outras intervenções, mas destaca que o Minascentro pode ser usado enquanto as melhorias acontecem.

Como exemplo, no dia 8 de abril foi apresentado, no Grande Teatro, o espetáculo que homenageou o cantor e compositor Cazuza: "Exagerado - Homenagem a uma das vozes mais marcantes do Brasil". Outros eventos já estão agendados como o de games "Final do Wild Tour Brasil 2022" nos dias 7 e 8 de maio. Uma tentativa da nova gestão é, inclusive, diversificar os atrativos do espaço.

O espaço localizado no quarteirão formado pelas ruas Santa Catarina, Guajajaras, Curitiba e pela avenida Augusto de Lima é dividido em três andares: ponto de encontro para até 8 mil pessoas simultaneamente(foto: Agência i7/Divulgação)
O espaço localizado no quarteirão formado pelas ruas Santa Catarina, Guajajaras, Curitiba e pela avenida Augusto de Lima é dividido em três andares: ponto de encontro para até 8 mil pessoas simultaneamente (foto: Agência i7/Divulgação)
O Minascentro é dividido em três andares e tem capacidade para receber até 8 mil pessoas simultaneamente. Além do Grande Teatro - com capacidade para até 1,6 mil convidados (assentos fixos), com camarotes, teto em declive, ar condicionado central, piso em carpete e camarins -, há também sete auditórios, com capacidade de público que pode variar entre 100 e 430 lugares, áreas para exposição, sala de imprensa, hub de inovação, espaços abertos, estúdio para eventos híbridos. O prédio conta com cinco entradas independentes, acessibilidade e estacionamento.

De acordo com Rômulo Rocha, o espaço também está sendo adequado para eventos híbridos. "Sabemos que isso será um caminho sem volta mesmo com o fim da pandemia, por isso, vamos adequar um auditório em estúdio, no qual as produtoras poderão transmitir os seus eventos", diz. Outra ideia é integrar com outros importantes equipamentos da vizinhança que oferecem atrativos gastronômicos. "Temos o projeto de criar o Circuito dos 3M’s: Minascentro, Mercado Central e Mercado Novo. Quem vier ao nosso espaço poderá também conhecer e apreciar os atrativos desses importantes pontos da área central de BH", afirma Rômulo. Seja muito bem vindo, Minascentro!

Por dentro do Minascentro

  • Até 8 mil pessoas simultaneamente

  • Teatros para 1,6 mil pessoas

  • 7 auditórios de tamanhos variados

  • 18 salas para usos diversos

  • Áreas expositivas

  • 2 áreas externas

  • 1 grande Salão Multiuso com vão livre ou divisórias modulares

  • 3 andares com entradas independentes

  • Estúdios digitais e salas inteligentes

Histórico do Minascentro

  • 1984 - Inaugurado o Minascentro em edifício erguido em 1926 para abrigar a Secretaria de Estado de Saúde de MG

  • 2008 e 2009 - Tombamento municipal do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Raul Soares e da edificação

  • 2018 - Espaço é fechado para reformas

  • 2019 - Governo de MG abre edital para concessão

  • 2021 - Concessão é concluída

  • 2022 - Minascentro é reaberto para o público

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade