
Ele ficou apagado da cena belo-horizontina entre 2018 e início de 2022 por vários motivos. Primeiro, o espaço foi fechado para uma reforma bancada pelo Governo de Minas e, na sequência, foi aberto o processo de concessão. Desde o início da pandemia, foi impedido de funcionar. Com a vacinação avançando e os números da crise sanitária se arrefecendo, além de continuar seguindo os protocolos de segurança, o Minascentro volta a ser disponibilizado ao cenário de grandes eventos.

Como exemplo, no dia 8 de abril foi apresentado, no Grande Teatro, o espetáculo que homenageou o cantor e compositor Cazuza: "Exagerado - Homenagem a uma das vozes mais marcantes do Brasil". Outros eventos já estão agendados como o de games "Final do Wild Tour Brasil 2022" nos dias 7 e 8 de maio. Uma tentativa da nova gestão é, inclusive, diversificar os atrativos do espaço.

De acordo com Rômulo Rocha, o espaço também está sendo adequado para eventos híbridos. "Sabemos que isso será um caminho sem volta mesmo com o fim da pandemia, por isso, vamos adequar um auditório em estúdio, no qual as produtoras poderão transmitir os seus eventos", diz. Outra ideia é integrar com outros importantes equipamentos da vizinhança que oferecem atrativos gastronômicos. "Temos o projeto de criar o Circuito dos 3M’s: Minascentro, Mercado Central e Mercado Novo. Quem vier ao nosso espaço poderá também conhecer e apreciar os atrativos desses importantes pontos da área central de BH", afirma Rômulo. Seja muito bem vindo, Minascentro!
Por dentro do Minascentro
- Até 8 mil pessoas simultaneamente
- Teatros para 1,6 mil pessoas
- 7 auditórios de tamanhos variados
- 18 salas para usos diversos
- Áreas expositivas
- 2 áreas externas
- 1 grande Salão Multiuso com vão livre ou divisórias modulares
- 3 andares com entradas independentes
- Estúdios digitais e salas inteligentes
Histórico do Minascentro
- 1984 - Inaugurado o Minascentro em edifício erguido em 1926 para abrigar a Secretaria de Estado de Saúde de MG
- 2008 e 2009 - Tombamento municipal do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Raul Soares e da edificação
- 2018 - Espaço é fechado para reformas
- 2019 - Governo de MG abre edital para concessão
- 2021 - Concessão é concluída
- 2022 - Minascentro é reaberto para o público