Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Ousadia nos cortes, e cores quentes, são tendências para os cabelos em 2022

Cabeleireiros destacam técnicas que exigem baixa manutenção e resultam em efeitos mais naturais, aliadas a cortes curtos e ousados


postado em 20/05/2022 09:42 / atualizado em 23/05/2022 13:59

O cabeleireiro Leo Barroso, ao lado da modelo Luanna Godinho:
O cabeleireiro Leo Barroso, ao lado da modelo Luanna Godinho: "Os ruivos estão super em alta. Já as cores avelã, caramelo e cappuccino são a aposta certa para quem quer dar uma leve iluminada nos fios" (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Viver a diversidade e ser feliz à sua maneira. O mercado da moda e beleza vive a plenitude de sua pluralidade, respeitando as diferenças. A imposição de padrões e tendências foi substituída pela valorização de estilos - e cada um tem o seu. Em se tratando de cabelos, não existem regras mas, sim, combinações mais harmônicas. "Hoje em dia, o mais importante é que o corte ou cor do cabelo represente seu momento de vida e te faça feliz", diz o cabeleireiro Leo Barroso, do salão Léo Barroso Makeup & Hair. A dica dos especialistas é sempre avaliar o que se pretende ressaltar ou disfarçar na aparência, para evidenciar os pontos fortes e não dar destaque ao que desagrada.

O cabeleireiro Anderson Nunes diz que o corte long bob aliado ao cabelo no estilo gold brunette valorizou ainda mais a beleza natural da maquiadora Fabiana Nardy:
O cabeleireiro Anderson Nunes diz que o corte long bob aliado ao cabelo no estilo gold brunette valorizou ainda mais a beleza natural da maquiadora Fabiana Nardy: "O corte bob em camadas e com franja é uma forte tendência para este ano" (foto: Uarlen Valério/Encontro)
Para 2022, tons quentes nas mais variadas nuances prometem esquentar a temperatura. "Os ruivos estão super em alta. Já as cores avelã, caramelo e cappuccino são a aposta certa para quem quer dar uma leve iluminada nos fios", diz Leo. Cortes mais curtos e ousados também têm feito a cabeça da mulherada. O momento é perfeito para  usar e abusar da arte de harmonizar corte e coloração para criar a imagem desejada. "Vale a pena analisar o que mais harmoniza com suas características pessoais para fazer as melhores escolhas, e a cada tendência revelar uma melhor versão de si mesma", diz o cabeleireiro.

A maquiadora Julia Gandhi, ao lado do cabeleireiro Jader Generoso, optou por manter os cabelos longos no tom vanilla blond: profundidade na raiz e transição suave entre as cores(foto: Uarlen Valério/Encontro)
A maquiadora Julia Gandhi, ao lado do cabeleireiro Jader Generoso, optou por manter os cabelos longos no tom vanilla blond: profundidade na raiz e transição suave entre as cores (foto: Uarlen Valério/Encontro)
A visagista e consultora de imagem Ana Luiza Amorim lembra que o visagismo considera aspectos importantes de cada indivíduo, como personalidade, traços do rosto, linguagem visual, características físicas, cor dos olhos e tonalidade da pele. "Os cabelos têm grande expressividade na comunicação e harmonização do rosto, podendo reforçar ou suavizar as linhas existentes, refletindo diretamente em nossa imagem pessoal", explica. Na modelo Luanna Godinho, por exemplo, a combinação do cabelo curto com o ruivo natural calhou perfeitamente com o seu tom de pele, além de dizer muito sobre a sua personalidade. Escolhas que revelam um pouco mais de cada individualidade.

Para o cabeleireiro Felipe Ribeiro, a escolha da nuance em tonalidade caramelo e o corte no estilo long bob caíram como uma luva na fisioterapeuta Gabriela Torres:
Para o cabeleireiro Felipe Ribeiro, a escolha da nuance em tonalidade caramelo e o corte no estilo long bob caíram como uma luva na fisioterapeuta Gabriela Torres: "A intenção foi passar a imagem de uma mulher sofisticada, elegante e profissional" (foto: Uarlen Valério/Encontro)
Para mulheres que gostam de aliar ousadia e sofisticação, uma forte tendência em corte feminino para essa estação é o chamado pixie, corte repicado para cabelo curto que expressa bem o estilo contemporâneo, cheio de leveza e movimento. Versátil e democrático, o corte bob é um dos queridinhos das passarelas e permite diferentes comprimentos, texturas e finalizações. Outra bola da vez se chama bixie - mistura dos cortes bob (acima dos ombros) e pixie. Quem não se sente à vontade com madeixas mais curtas, também pode optar por cabelos médios, não muito repicados, com base reta que trazem aquele ar de modernidade.

A dica é analisar o que mais harmoniza com suas características pessoais para fazer as melhores escolhas, diz visagista Ana Luiza Amorim:
A dica é analisar o que mais harmoniza com suas características pessoais para fazer as melhores escolhas, diz visagista Ana Luiza Amorim: "Os cabelos têm grande expressividade na comunicação e harmonização do rosto, refletindo diretamente em nossa imagem pessoal" (foto: Uarlen Valério/Encontro)
"Bases retas e desfiadas conferem leveza às pontas. O corte mini bob está em alta e traz um ar mais minimalista. Já o bob em camadas e com franja é uma forte tendência para este ano", diz o hairstylist Anderson Nunes, do salão Anderson Nunes Cabeleireiro. O corte long bob aliado ao cabelo no estilo gold brunette valorizou ainda mais a beleza natural da maquiadora Fabiana Nardy. Mas existem mulheres que não abrem mão das madeixas longas. "Para elas, uma boa pedida seria o shaggy hair, estilo marcado por  camadas mais curtas por toda a sua extensão", diz o cabeleireiro Jader Generoso, do salão Backstage. A maquiadora Julia Gandhi optou por manter os cabelos longos no tom vanilla blond, dando profundidade na raiz e transição suave entre as cores.

Os tons quentes são a aposta para 2022, com destaque para técnicas que exigem baixa manutenção e resultam em efeitos mais naturais, dando profundidade na raiz e transição suave. "Temos observado uma diminuição no uso de técnicas como a balayage e mechas excessivamente claras que podem ser prejudiciais ao cabelo", diz o cabeleireiro Felipe Ribeiro, do salão Felipe Ribeiro Beauty. Em vez disso, acrescenta ele, a tendência é manter os fios saudáveis em harmonia com o tom de pele. A escolha da nuance em tonalidade caramelo e o corte no estilo long bob caíram como uma luva na fisioterapeuta Gabriela Torres."A intenção foi passar a imagem de uma mulher sofisticada, elegante e profissional", diz Felipe. Seja qual for o seu estilo, não se esqueça: o importante é não perder a autenticidade.

Confira algumas tendências para os cabelos em 2022

  • Pixie - corte bastante curto, que surpreende pelo charme e versatilidade. Um dos mais adotados atualmente

  • Bob - permite diferentes comprimentos, texturas e finalizações. Geralmente feito em camadas e com franja

  • Bixie - mistura dos cortes bob (acima dos ombros) e pixie

  • Shaggy hair - corte com camadas e bem repicadinho na frente, deixando os fios despojados, irregulares e com movimento

  • Blunt Cut - com base totalmente reta, mantém um comprimento uniforme entre todos os fios, trazendo um efeito diferente para cada ondulação de cabelo e pontas com mais volume

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade