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Saiba como será a nova Kombi, com motor elétrico

Produzida no Brasil entre 1957 e 2013, a Kombi deve voltar ao mercado brasileiro ainda neste ano. Só que desta vez na versão elétrica ID. Buzz


postado em 30/01/2023 15:41 / atualizado em 30/01/2023 15:41

A Kombi elétrica será oferecida em uma configuração de cinco lugares, onde o assento traseiro pode ser rebatido ou ajustado de forma longitudinal em 15 cm: o porta-malas pode comportar entre 1.121 litros e 2.205 litros, dependendo da configuração dos bancos(foto: VW/Divulgação)
A Kombi elétrica será oferecida em uma configuração de cinco lugares, onde o assento traseiro pode ser rebatido ou ajustado de forma longitudinal em 15 cm: o porta-malas pode comportar entre 1.121 litros e 2.205 litros, dependendo da configuração dos bancos (foto: VW/Divulgação)
A Kombi, segundo maior ícone da Volkswagen, depois do Fusca, deve voltar a fazer parte do cenário do trânsito urbano no Brasil ainda este ano. O formato pão de forma, marca principal de sua personalidade, permanece, mas desta vez ela chega para fazer parte da gama de veículos elétricos, solução que caminha a largos passos para dominar o mercado de veículos no planeta Terra. A ideia de trazer a Kombi, que na modalidade elétrica tem o nome de ID.Buzz, ganha força com os bons resultados em vendas obtidos no mercado europeu desde seu lançamento há pouco mais de um ano e com a nota máxima de cinco estrelas em termos de segurança junto ao  Euro NCAP (European New Car Assessment Programme - Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). As cinco estrelas vieram pela excelente pontuação, com margem de 92% de eficiência na categoria "Proteção de ocupantes adultos".

Produzido em Hannover, na Alemanha, o ID. Buzz é equipado com múltiplos recursos como Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres e ciclistas, e Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist). Na Europa, outro destaque do ID. Buzz é o ‘Travel Assist com Swarm Data’, com dados de trânsito e estacionamento autônomo. O primeiro recurso facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, está disponível também a mudança de faixa assistida na estrada. Já a função de memória para estacionamento autônomo deixa salva uma vaga ou local de parada visitado anteriormente. Entre outros itens da lista de segurança estão ainda airbags frontais, laterais e de cortina.

Produzido em Hanover, o modelo iniciou sua pré-venda na Europa em maio de 2021: antes mesmo de chegar às concessionárias, 21 mil unidades já haviam sido encomendadas, superando as previsões da marca para o ano(foto: VW/Divulgação)
Produzido em Hanover, o modelo iniciou sua pré-venda na Europa em maio de 2021: antes mesmo de chegar às concessionárias, 21 mil unidades já haviam sido encomendadas, superando as previsões da marca para o ano (foto: VW/Divulgação)
A Kombi elétrica segue em pesquisas de engenharia da Volkswagen do Brasil e apresentações com públicos de contato desde setembro. A iniciativa da presença do ID. Buzz por aqui, assim como a vinda de outros modelos da Família ID., como os totalmente elétricos ID.3 e ID.4, vai de encontro à iniciativa Way to Zero e fortalece o compromisso da marca no que diz respeito aos planos para descarbonizar a empresa e seus produtos.

A Kombi elétrica, que já circula em testes de engenharia pelo Brasil, iniciou sua pré-venda na Europa em maio de 2021. Mas antes mesmo de o veículo chegar às concessionárias por lá, 21 mil unidades já haviam sido encomendadas, superando as previsões da marca para o ano. Até dezembro, os pedidos para o ID. Buzz somavam 26.600 unidades – e 10 mil unidades estão a caminho das concessionárias, comemora Lars Krause, membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing.

Com 4,71 metros de comprimento, o VW ID Buzz é o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, específica para os elétricos da marca: altura é de 1,937 metro e a distância entre eixos tem 2.988 metros(foto: VW/Divulgação)
Com 4,71 metros de comprimento, o VW ID Buzz é o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, específica para os elétricos da marca: altura é de 1,937 metro e a distância entre eixos tem 2.988 metros (foto: VW/Divulgação)
A Volkswagen contribuiu com a transformação para a mobilidade elétrica com 330 mil unidades em 2022. As entregas mundiais de veículos totalmente elétricos cresceram 23,6% em relação ao ano anterior. O ID. Buzz é parte importante da estratégia de eletrificação da Volkswagen, que prevê atingir a meta de 55% de veículos elétricos até o início da próxima década. Com 4,71 metros de comprimento, o VW ID Buzz é o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, específica para os elétricos da marca. A altura é de 1,937 metro e a distância entre eixos tem 2.988 metros.

O ID. Buzz é parte importante da estratégia de eletrificação da Volkswagen: montadora prevê atingir a meta de 55% de veículos elétricos até o início da próxima década(foto: VW/Divulgação)
O ID. Buzz é parte importante da estratégia de eletrificação da Volkswagen: montadora prevê atingir a meta de 55% de veículos elétricos até o início da próxima década (foto: VW/Divulgação)
O acesso é feito por meio de duas portas deslizantes. Inicialmente, a Kombi elétrica será oferecida em uma configuração de cinco lugares onde o assento traseiro pode ser rebatido ou ajustado de forma longitudinal em 15 cm. O porta-malas pode comportar entre 1.121 litros e 2.205 litros, dependendo da configuração dos bancos. A expectativa é que a Kombi elétrica para o mercado brasileiro terá apenas uma versão de tração traseira com 150 kW (204 cv). Mesmo sem saber qual será a sua autonomia, a VW revelou que sua bateria terá 77 kWh, a maior da família e poderá ser carregada do modo rápido em 30 minutos. Já o preço para o mercado brasileiro, um segredo de fábrica, deverá ser algo entre 300 mil e 350 mil reais. Na Europa a versão de entrada custa 54.430 euros e a mais cara, 68 mil euros.

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