Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2022 - Ana Elisa Ribeiro

Escritora mineira conquistou o Jabuti, maior prêmio literário brasileiro, ao trazer o clássico Romeu e Julieta para uma linguagem jovem, atual e tecnológica


postado em 01/02/2023 20:39 / atualizado em 02/02/2023 11:53

Ana Elisa levou o mais importante prêmio literário brasileiro com uma visão curiosa da peça de Shakespeare:
Ana Elisa levou o mais importante prêmio literário brasileiro com uma visão curiosa da peça de Shakespeare: "O problema de Romeu e Julieta é um problema de comunicação, não de famílias que se odeiam" (foto: Arquivo pessoal)
Há 25 anos, a mineira Ana Elisa Ribeiro tirava o que ela considera sua foto "mais sorridente, mais alegre, mais luminosa". A ocasião? O lançamento de seu primeiro livro, parte da Coleção Poesia Orbital, aos 22 anos. "Foi quando vi que queria fazer isso mais mil vezes na vida", conta. Mil, ainda não deu tempo, mas só de livros literários (ou seja, sem contar os acadêmicos), já lançou mais de 20, entre poesias, crônicas, contos e infantojuvenis. Em 2022, sua obra Romieta e Julieu - Tecnotragédia Amorosa, da editora RHJ, rendeu outra foto bastante feliz: aquela com o prêmio Jabuti, o mais tradicional do Brasil em literatura. A obra foi selecionada na categoria Juvenil, voltada para um público bastante desafiador.

Perfil:

  • Ana Elisa Ribeiro, 47 anos
  • Mãe de 1 filho
  • Nascida em Belo Horizonte, MG
  • Licenciada e bacharel em Letras pela UFMG, é mestre e doutora em estudos linguísticos. Professora titular e pesquisadora do CEFET-MG, editora, autora de mais de 20 livros literários, entre crônicas, contos, poesias e infantojuvenis. Ganhadora do Prêmio Jabuti de Livro Juvenil de 2022

A escritora parece ter encontrado uma forma divertida, gostosa e inteligente de atrair essa galera. Ela, que é mestre e doutora em estudos linguísticos e que pesquisa linguagem e tecnologia, usou essa pegada para unir o universo atual com textos clássicos. Sete anos antes de Romieta e Julieu, tinha lançado outra obra com esse estilo: O e-mail de Caminha, uma adaptação da carta de Pero Vaz de Caminha para o mundo digital. No caso da história de amor mais famosa da literatura, ela aprofundou essa questão. "O problema de Romeu e Julieta é um problema de comunicação, não de famílias que se odeiam", diz. De fato, um bilhete que não chega atrapalha o plano do casal e, por isso, a história acaba como acaba. Hoje, com wi-fi, redes sociais e smartphones, muito mais coisas teriam que dar errado para que a tragédia ocorresse, e esse foi um desafio que Ana Elisa superou de maneira super criativa.

> Conheça todos os Mineiros do Ano eleitos pela Encontro em 2022

O prêmio foi uma surpresa e ela diz que se concentrou em não deixá-lo cair, porque estava até tremendo. "O Jabuti é o maior prêmio nacional, o mais antigo. É um dos maiores reconhecimentos que se pode ter para um livro", afirma. "Mas não podemos parar ali: temos que continuar tendo ideias e encontrando editoras capazes de realizá-las", diz ela, que já tinha sido indicada outra vez, na categoria Poesia. Ana Elisa ressalta que a vida de quem escreve, no Brasil, não é nada fácil. "Minha rotina é uma decepção para quem acha que vida de escritor é acordar, pegar um café, sentar e escrever por horas a fio…" Na verdade, sua rotina é a de professora, pesquisadora, orientadora. Para a escrita literária, ela precisa criar espaço. "Eu não deixo de escrever, mas por teimosia", afirma.

Essa insistência tem a ver com o amor completo pela leitura e pela escrita, parte de sua vida desde a infância. Rata de biblioteca, ela não lia só pelo prazer de conhecer as histórias, mesmo ainda menina. "Eu ficava imitando, queria aprender a fazer", conta. Aos 9 anos, já escrevia versinhos no caderno. Na adolescência, ganhou um concurso de poesia no rádio e, no vestibular, claro, decidiu fazer Letras. Além do Jabuti, outro fato marcante de 2022 foi o lançamento de Menos Ainda, nono livro de poesia, comemorando os 25 anos de sua carreira (oficial) como escritora. Pelo visto, não faltam motivos para ela seguir escrevendo e para publicar "mil vezes mais".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade