Estado de Minas ESPECIAL

Mineiros do Ano 2022 - Dra. Filó

Trabalho desenvolvido pela médica no CTI pediátrico da Santa Casa foi reconhecido nacionalmente em Brasília, com a medalha Oswaldo Cruz


postado em 01/02/2023 21:04 / atualizado em 02/02/2023 11:55

Dra. Filó, na Santa Casa de Belo Horizonte:
Dra. Filó, na Santa Casa de Belo Horizonte: "Investir nas crianças é investir no futuro e em uma sociedade mais saudável" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
É com doçura e afeto que a médica Filomena Camilo do Vale veste todos os dias a roupa branca e vai para a batalha. Pediatra por vocação, ela se dedica há 33 anos a lutar pela saúde das crianças internadas no CTI pediátrico da Santa Casa de Belo Horizonte. O hospital público atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde e é preciso esforço redobrado para dar dignidade aos atendidos. "O paciente não tem direito de escolha, e isso é o mais doloroso do SUS", afirma Dra. Filó, como é carinhosamente conhecida. "Eu tenho que ser a melhor profissional que ele poderia encontrar, porque ele não me escolheu."

Perfil:

  • Filomena Camilo do Vale, 61 anos
  • Nascida em Oliveira (MG)
  • Casada, 1 filha, 2 netos
  • Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com residência em pediatria pelo Hospital da Baleia. Atua há 33 anos na Santa Casa de Belo Horizonte. Recebeu a medalha Oswaldo Cruz, dada pelo Ministério da Saúde a profissionais que ajudam a desenvolver ações em benefício da saúde dos brasileiros em todo o país. Reconhecida pelo Senado com o Diploma Bertha Lutz, que premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

O empenho foi reconhecido pelo Ministério da Saúde. Em agosto de 2022, a pediatra recebeu do então ministro Marcelo Queiroga, no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, a medalha Oswaldo Cruz, que é dada a profissionais que ajudam a desenvolver ações em benefício da saúde dos brasileiros em todo o país. Também no ano passado, Dra. Filó recebeu o Diploma Bertha Lutz, que premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. O prêmio é entregue em sessão do Senado no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

> Conheça todos os Mineiros do Ano eleitos pela Encontro em 2022

Com sua humildade costumeira, Dra. Filó conta que teve dificuldade para acreditar que as homenagens eram verdadeiras. "Pensei que era fake news", diverte-se. Quando se deu conta de que era verdade mesmo, fez questão de dividir o mérito com os companheiros de luta. "Ninguém é bom sozinho. Existe uma equipe multidisciplinar que se une para salvar vidas e dar dignidade às crianças e famílias atendidas", diz. "Na Santa Casa, nós podemos fazer tudo pelo paciente, nada é negado. Se o SUS não tem um recurso, a Santa Casa providencia."

A fala se reflete no dia a dia do hospital. Entre cirurgias, transplantes e procedimentos difíceis, a equipe também se desdobra para trazer doçura ao momento ácido. "Buscamos picolé, sorvete, passamos filme, tentamos trazer o sabor da vida para esse ambiente onde ninguém quer estar." Ela relembra o caso de um pequeno com tumor cerebral que sentia falta de seus cachorros. Para resolver o problema, a equipe preparou e higienizou uma equipe canina para brincar, pular e trazer a alegria de volta. "Isso mudou o menino e, consequentemente, a recuperação dele", conta. "Gostaria que ninguém passasse por um hospital, mas se for preciso, que seja pelo menor tempo possível e que a gente possa adoçar de algum jeito."

Dra. Filó também dedica-se a um sempre concorrido grupo de oração na Paróquia Bom Jesus do Vale, às terças-feiras. Para o futuro, ela pretende se empenhar ainda mais para que a Santa Casa continue sendo um oásis na pediatria mineira. "Queremos montar um instituto de pediatria para que as crianças nasçam aqui e tenham acompanhamento a nível ambulatorial até os 18 anos", explica. A ideia, conforme a médica, é que o ambulatório ofereça vacinas, consultas, fisioterapia, fonoaudiólogo e todas as equipes necessárias para um atendimento global e focado na prevenção. "Investir nas crianças é investir no futuro e em uma sociedade mais saudável."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação