
O Renault 5, de estilo "retrô", deverá chegar ao mercado europeu em 2026 ao preço aproximado de 25 mil euros (cerca de 125 mil reais), informou o fabricante. Ele terá autonomia de até 400 quilômetros e trará um sistema de infoentretenimento avatar chamado Reno que é alimentado por IA (inteligência artificial).

O grupo Renault é o único entre os principais fabricantes europeus de automóveis a já confirmar participação no Salão de Genebra, mostra que não acontece desde 2019. O evento anual foi cancelado na última hora em 2020 devido às restrições impostas pela pandemia. No entanto, a natureza contenciosa desse cancelamento – os organizadores invocaram uma cláusula de "força maior" – prejudicou as relações com as montadoras, o que fez com que o show não conseguisse atrair número suficiente de expositores em 2021 e 2022.
A expectativa agora é que de 30 a 40 marcas participem do show de 2024, informaram os organizadores, acrescentando que uma lista completa será divulgada um mês antes do show, agendado para ocorrer de 26 de fevereiro a 3 de março. Os fabricantes alemães BMW e Audi já avisaram que não participarão de Genebra.

O Renault 5 irá substituir o VE compacto Zoe. Seu papel será competir com os VEs compactos das marcas da Stellantis, o que inclui o Peugeot e-208 e o Opel/Vauxhall-e, embora esses dois modelos comecem na faixa dos 30 mil euros (150 mil reais, aproximadamente). Outros concorrentes com preços similares incluem a próxima geração do Citroën New e-C3, que será lançado a 23.300 euros, e o modelo potencial similar da marca Fiat. Também a Volkswagen e a Tesla deverão lançar VEs de menor custo. O plano da Ampere é lançar seis modelos VE até 2030. Sua meta é produzir 600 mil veículos elétricos em 2026 e chegar a 1 milhão em 2031.