De cabelos ruivos e olhos azuis, a garotinha Valentina Bailey, mais conhecida como Vita, traz nas características físicas a metade do seu DNA britânico. Mas foi a sua outra metade, vinda diretamente de Uberlândia, em Minas Gerais, que fez com que ela viralizasse nas redes sociais e encantasse os seguidores brasileiros. Filha da uberlandense Marielle Bailey e do londrino Andrew Bailey, a menina Vita, de 10 anos, aprendeu a falar português com o sotaque da mãe e compartilha pelo perfil da matriarca no Instagram (@ellemarie_bailey) um pouco sobre a cultura mineira e as expressões que são famosas por aqui.
Essa história começou quando a mineira Marielle foi para Londres fazer o último ano do seu curso de inglês. "Acabei conhecendo meu marido nas minhas primeiras semanas na capital britânica", conta. Ela, que também é mãe do garotinho Arlo, de 6 anos, começou a compartilhar com os brasileiros, pelas redes sociais, a sua vida no interior da Inglaterra quando ainda estava grávida de Vita. "Ela cresceu habituada com essa exposição e sempre aparecia vez ou outra pra dar um ‘Oi!’", brinca. "Foi tudo muito natural. Ela foi crescendo e gostando cada vez mais de contar histórias e mostrar seu bom humor."
Uma vez por ano, a família vem para a terra do pão de quei - jo passear e visitar a família e os amigos. Para Vita, esse é um momento esperado e que sela o seu amor pelos dois mundos. "Que sorte a minha ter os dois países para chamar de ‘meus’. Eu amo ser britânico-mineira", diz ela. Moradora da cidade de North Yorkshire, na Inglaterra, ela - que sempre começa seus vídeos com a expressão "Hello, darlings" - garante que tem um pouco de Minas Gerais nas paisagens de lá. "Minas se parece um pouquinho com a região onde eu moro. As paisagens são lindas e o estilo de vida é bem mais calmo e tranquilo", conta. Para ela, a maior diferença está nas pessoas e - claro - na gastronomia. "O mineiro é incomparável. Eu amo os mineiros! E a comida de Minas Gerais também tem meu coração."
No imenso leque de palavras deliciosas, Vita tem as suas preferidas no vocabulário mineirês. "Uai, Trem, Sô e Bão já fazem parte do meu vocabulário", diz ela. Como porta-voz do sotaque mineiro na Europa, Vita diz que é feliz por poder ensinar aos estrangeiros a cultura de Minas e mostrar que o Brasil vai muito além dos clichês. "Eu sigo fazendo propaganda (risos). Queria que todo mundo pudesse conhecer e viver um pouquinho do Brasil e de Minas Gerais."