Chega finalmente ao mercado brasileiro o Volvo EX30, o SUV compacto da marca sueca. Ele vem sendo anunciado desde o ano passado, quando há oito meses ocorreu o pré-lançamento, mas só a partir de agora está disponível para venda nas concessionárias. No período o volume de pedidos registrados do carro chegou a 2.000 unidades.
O EX30 se apresenta ao mercado como o Volvo de maior pegada em sustentabilidade. Os materiais utilizados em sua produção são em sua maior parte reciclados, inclusive 25% dos componentes em alumínio da carroceria.
Com 4,23 metros de comprimento, o EX30, um 100% elétrico puro, chega ao mercado brasileiro em versões com preços entre R$ 229.950 e R$ 293.950 e tem como público-alvo os consumidores mais jovens, com idade entre 18 e 45 anos.
A versão Core, de entrada, oferece bateria (51 Kwh) com autonomia de 250 km, segundo homologação do Inmetro, e as demais tem bateria com maior capacidade: 338 km. A Volvo lembra que essa autonomia pode chegar a até 480 km, ressaltando que a capacidade de rodagem de um veículo elétrico depende “de vários fatores, como estilo de condução, temperatura externa, clima, vento, topografia e condições da estrada. Outros fatores que podem afetar a autonomia são a quantidade de eletricidade utilizada para as funções do carro, como o aquecimento ou resfriamento”. Em nossas experiências com veículos elétricos no trânsito de Belo Horizonte observamos que, realmente, a autonomia obtida foi sempre maior do que o homologado pelo Inmetro, principalmente quando o carro é mais utilizado no trânsito urbano, quando a capacidade regenerativa da bateria é maior. Quando falamos em carros elétricos o “consumo” nas rodovias é maior do que nos centros urbanos.
Como seria de se esperar para uma marca Premium, onde se situa a Volvo, o EX30 oferece soluções tecnológicas de última geração. Entre essas está a assistência de condução, que permite ao EX30 estacionar sozinho, quando o sistema assume o papel do motorista na direção, aceleração e frenagem.
No interior do EX30 encontramos um Comando Central Integrado e controle com o painel central interativo de 12,3 polegadas com soluções Google de conectividade. É nesse monitor que estão, literalmente, todos os comandos e controles no veículo. Desde o velocímetro, odômetros, GPS, controle de carga da bateria, telefone e até mesmo a regulagem dos espelhos retrovisores, entre outros.
Para quem usa pela primeira vez a novidade é necessário um tempo de familiarização com os comandos, mas rapidamente nos acostumamos e no final mostra-se um sistema inteligente e amigável. Essa foi a nossa impressão ao volante do EX30 por quase 200 quilômetros, quando fomos e voltamos do centro de São Paulo até o hotel Unique Garden em Mairiporã no interior paulista.
Soluções que merecem destaque são o Volvo on call, que permite contato imediato e automático com a Serviço de atendimento de emergência da Volvo em caso de sinistro, e um sistema que detecta o comportamento dos olhos do motorista, diagnosticando o seu nível de fadiga, com alerta de recomendação para que faça uma pausa para descanso.
Todo o projeto visou um controle e dirigibilidade chamado “Calm View” que procura proporcionar “uma condução focada e serena”. “O EX30 é o SUV mais sustentável que já foi lançado pela Volvo e foi construído com uma plataforma totalmente desenvolvida para um carro elétrico. Além de ter emissão zero de carbono, foi desenvolvido com o foco de minimizar ao máximo a pegada de carbono durante todo o ciclo de vida do carro, incluindo sua produção. Isso explica o sucesso que já faz no mercado europeu e nos deixa ainda mais confiantes para seguir conquistando prêmios, inclusive no Brasil”, diz Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo Cars Brasil.
Em nosso primeiro contato com o EX30 é impossível não gostar de suas linhas e design externo. O porta-malas é de ótimo tamanho (318 litros, podendo chegar a 1 mil com os bancos traseiros rebatidos) e o interior é “clean” com bancos dianteiros de comando elétrico muito confortáveis. Sob o capô dianteiro, como não há ali o tradicional motor, o espaço livre foi aproveitado como um pequeno porta-malas, para uma pasta ou valise menor. Para os passageiros do banco de trás o espaço para as pernas é limitado e pode ser desconfortável para viagens longas. Outra novidade é o porta luvas instalado na parte central do painel com abertura também controlada no painel central.
A garantia oferecida para o EX30 é de oito anos para a bateria e três anos para o veículo. Sobre esse tema Mirella Cambrea ressaltou que a vida útil da bateria do EX30 é de 15 anos. O modelo vem com carregador portátil de bateria como item de série.
Com o EX30 a Volvo passa a ter cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O novo SUV compacto chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da marca no País. O ano passado foi o melhor da história da empresa com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022, disse Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil. O volume de vendas esperado para o EX30 neste ano é de oito mil unidades.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 101 eletro postos em todas as regiões do Brasil, dos quais 50 já foram instalados, informou Godoy.
Ficha técnica do Volvo EX30:
- Largura: 1 836 mm
- Altura: 1 549 mm
- Comprimento: 4 233 mm
- Distância entre eixos: 2,6 metros
- Capacidade de Carga: 318 L
- Peso máximo rebocável: 1 600 kg
- Capacidade da Bateria: 51 kWh e 69 kWh
- Autonomia: 250 km e 338 km (Inmetro)
- Estimativa de tempo do carregamento rápido DC (10%-80%): 30 min
- Potência máxima do motor (hp): 272
- Aceleração (0-100 km/h): 5,3 s
Versões e preços (quatro opções, todas com a mesma potência do motor):
- Core: R$ 229.950
- Core com bateria de 69 kWh: R$ 249.950
- Plus: R$ 277.950
- Ultra: R$ 293.950
*O jornalista Fábio Doyle viajou a São Paulo a convite da Volvo