
- Mônica Hauck, 45 anos
- Nascida em Belo Horizonte (MG)
- Casada com Alessandro Garcia, mãe do Heitor e da Catarina
- CEO e Cofundadora da empresa Sólides. Uma das 100 pessoas mais inovadoras Latam pela Bloomberg. Prêmio Top of Mind de empresária destaque. Graduada em História pela UFMG, pós-graduada pela mesma instituição em Culturas Públicas, MBA em gestão empresarial pela FGV e certificada em inovação e empreendedorismo pela Stanford University.
Mônica comanda uma empresa que cresceu 653,18% no faturamento nos últimos anos e tem aproximadamente 800 colaboradores que atendem a cerca de 35 mil clientes em todo o país, números de uma trajetória pessoal desafiadora, que teve início com ela ainda garota, contou com um episódio de quase falência e com uma virada das mais impressionantes. A menina que sempre se esforçou para ganhar seu próprio dinheirinho deu certo.
> Leia mais: Conheça os outros mineiros que se destacaram em 2024
> Leia mais: Conheça os outros mineiros que se destacaram em 2024
Em entrevistas dadas à imprensa, a empresária contou que chegou, ainda menina, aos 14 anos, a fazer faxina, vender produtos de Natura e Avon. Trabalhou em museus e até em oficina mecânica. Graduou-se em história pela UFMG, o que a gabritaria para a vida toda em comportamentos coletivos. Apesar do perfil cheio de iniciativas, nem imaginava que um dia trabalharia com tecnologia, muito menos que seria empreendedora.
A virada aconteceu no início de 2008. Foi neste ano que conheceu o estatístico Alessandro Garcia, por quem se apaixonaria, formaria uma família com dois filhos e também uma das maiores empresas do setor de RH do país. Unindo a habilidade de Ale, como é carinhosamente chamado por ela, em programação e sua própria expertise em análise de comportamento humano, a dupla desenvolveu, na época, um software de gestão para o setor agropecuário, dando origem à empresa Procreare.
Dois anos depois, o casal fundou a Sólides, empresa que nasceu a partir de um protótipo avaliado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 97% de precisão. A plataforma completa de gestão de pessoas faz uso da tecnologia voltada para o RH e departamento pessoal utilizando recursos da inteligência comportamental. Desde então, a empresa começou a se destacar no mercado, mas Mônica almejava ir ainda mais longe.
Decidiu que era hora de ampliar seus conhecimentos fazendo um curso no exterior, na Universidade Stanford, na área de extensão em empreendedorismo. O investimento valeu a pena. De 2010 a 2015, a Sólides cresceu 40% ao ano, tornando-se referência nacional em sua área de atuação. A empresa também passou a atuar no segmento de pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, criando o sistema Profiler, capaz de identificar perfis profissionais e comportamentais.
O sucesso foi tanto que a ferramenta foi reconhecida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e também pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como Produto Inovador. Galgando degraus cada vez mais altos, o próximo desafio da empresa foi desenvolver uma plataforma completa de RH, com People Analytics e Gestão Comportamental, que auxiliasse outras empresas a reduzir os custos, evitando assim contratações erradas e aumentando a produtividade.
"O nosso objetivo sempre foi ajudar as empresas e as pessoas a se desenvolverem", afirma Mônica. Missão cumprida! Em 2022, a Sólides recebeu o maior aporte já feito em uma HRTech: R$ 530 milhões da gestora de private equity Warburg Pincus. O montante foi a maior captação já levantada por uma startup do setor na América Latina. De olho no futuro, o recurso foi logo investido para a aquisição da Tangerino, startup de controle digital de pontos e jornada de trabalho.
Ciente dos altos e baixos do empreendedorismo, Mônica se recorda do duro aprendizado de uma experiência de quase falência e da luta para dar a volta por cima. "Houve um período em que chegamos ao ponto de ter que demitir os funcionários e não ter dinheiro para arcar com as despesas." No entanto, ela também se lembra que foi daquela difícil vivência que nasceu a empresa vencedora de hoje. "É fruto da decisão que tomei, naquele momento, de não desistir e seguir em frente." Em 2022 e 2023, Mônica criou um plano de negócios tão ousado que foi eleita ‘Empresária Destaque’ do prêmio Top of Mind Brasil de RH. Ainda em 2023, figurou entre as 100 pessoas mais inovadoras da América Latina pela Bloomberg Línea.
Em 2024, a Sólides adquiriu o braço de Folha de Pagamento Digital da 2easy, se consolidando como a one stop shop das PMes. Em setembro do mesmo ano, comprou o RHGestor para fortalecer as médias empresas do país. Utilizando dados para analisar a produtividade, o programa facilita o processo de recrutamento, seleção e a retenção de talentos. Mônica relata que para que os resultados fossem alcançados, foi preciso focar, primeiro, na reeducação dos empreendedores. "A rotatividade de funcionários leva as empresas a perderem bilhões de reais por ano. Mesmo assim, faltava fazer com que os gestores enxergassem a situação e se abrissem para a solução." Em sua experiência, a empresária aprendeu que para se ter um plano de negócios bem-sucedido, é preciso aliar execução, disciplina e foco. "O que atrai o investidor é a consistência."