Estado de Minas ESPECIAL BELVEDERE

Belvedere atrai academias exclusivas e reforça polo de bem-estar em BH

Espaços redefinem o conceito de exclusividade e inovação, com propostas personalizadas para um público exigente


postado em 26/08/2025 08:44 / atualizado em 26/08/2025 08:59

"Vamos limitar o número de membros a 700 pessoas, num ambiente refinado, sem aglomerações", afirma Lui Filho, idealizador do The Beat Club (foto: The Beat Club/Reprodução)
No alto da zona Sul de Belo Horizonte, o bairro Belvedere se consolidou como um polo de bem-estar e saúde. Com ruas largas e arborizadas, infraestrutura invejável e a icônica praça Lagoa Seca, é comum ver pessoas fazendo caminhadas, andando de bicicleta ou mesmo se exercitando a céu aberto. Mas a região atrai também um público que busca o que há de mais exclusivo e inovador no fitness. Para quem vive ou frequenta o Belvedere, manter-se em forma pode ser um estilo de vida, e as academias do bairro se adaptam a essa demanda com propostas sofisticadas e personalizadas.
 
Não por acaso, a região foi escolhida para sediar a The Beat Club, um espaço de alto padrão que pretende revolucionar o conceito de academia na capital. Com previsão de abrir as portas em fevereiro de 2026 no recém-inaugurado Botânico Shopping, foi idealizada em conjunto por Lui Filho e a esposa, Gabriela Barra. A palavra-chave do projeto: exclusividade. “Optamos por limitar o número de membros a 700 pessoas, criando um ambiente refinado, sem aglomerações”, explica Lui. 
 
A The Beat Club tem previsão de abrir as portas em fevereiro de 2026 no recém-inaugurado Botânico Shopping: %u201CTrata-se de um wellness club com modalidades exclusivas e experiências sensoriais%u201D, afirma o fundador, Lui Filho (foto: The Beat Club/Reprodução)
A The Beat Club tem previsão de abrir as portas em fevereiro de 2026 no recém-inaugurado Botânico Shopping: %u201CTrata-se de um wellness club com modalidades exclusivas e experiências sensoriais%u201D, afirma o fundador, Lui Filho (foto: The Beat Club/Reprodução)
Com pouco mais de 1.200 metros quadrados, a The Beat Club promete ir além da academia tradicional. “Trata-se de um wellness club com modalidades exclusivas e experiências sensoriais”, afirma o fundador. Entre os destaques, modalidades como o Squad, um treinamento tático militar com equipamentos específicos para apresentar resistência ao movimento; o Beatcamp, um circuito funcional com assinatura própria; o Muscle Beat, musculação em formato de aula coletiva; e a Beat Fight, um funcional de lutas. O local também oferecerá aulas de yoga e ciclismo indoor com software de inteligência artificial e realidade virtual, além de uma estrutura completa de saúde integrada, incluindo nutricionista, endocrinologista, nutrólogo e avaliadores físicos.
 
A escolha do Belvedere foi estratégica. “É um dos bairros mais valorizados de Belo Horizonte, reunindo um público exigente, conectado e com hábitos de alto padrão”, diz Lui. Para agradar a clientela, pretendem não medir esforços. “Teremos snacks e bebidas saudáveis inclusos. Nos vestiários, um spa completo com sauna, banheira de gelo, escovista (feminino) e barbeiro (masculino)”, detalha. Além disso, uma área de recuperação, um espaço de convivência e estacionamento gratuito por até duas horas e 30 minutos complementam a experiência. A sinergia com o conceito premium do Botânico Shopping também foi determinante.  “Tudo foi pensado para que o treino seja parte de uma jornada maior: a do autocuidado com excelência”, finaliza Lui, que vê em BH uma grande oportunidade para essa proposta. “Existe um público que valoriza ambientes exclusivos, acolhedores, e com excelência em todos os aspectos”.
 
Essa percepção também consagrou a Bodytech como referência na região. Há 12 anos, a academia se mantém como um dos pilares do fitness no Belvedere. Com seus 4.000 metros quadrados e uma vasta gama de atividades, o local prova que a longevidade anda de mãos dadas com a atualização constante. Um dos exemplos dessa capacidade de reinvenção é a Running Class, modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre os amantes de corrida. Alan Warley da Silva Ferreira, instrutor há seis anos, explica como a modalidade se mantém relevante. “Desde sua criação, a Running Class foi desenvolvida com embasamento técnico e científico, mas pensada para trazer a corrida para um ambiente motivacional, com aulas diferenciadas e desafiadoras.” A proximidade com a Lagoa Seca é crucial. “Nossa localização nos coloca em uma posição estratégica no bairro, e a procura por atividades indoor que simulem a corrida é recorrente”, diz o instrutor. 
 
BodyTech: há 12 anos no Belvedere, local está em constante modernização para que a longevidade ande de mãos dadas com a atualização, na foto, Alan Warley e a aluna Bruna Melfior (foto: Pádua de Carvalho)
BodyTech: há 12 anos no Belvedere, local está em constante modernização para que a longevidade ande de mãos dadas com a atualização, na foto, Alan Warley e a aluna Bruna Melfior (foto: Pádua de Carvalho)
A Bodytech tem respondido a essa efervescência, expandindo e adaptando a modalidade às necessidades dos alunos, além de trazer um plus com os conhecimentos rítmicos e musicais por parte dos instrutores. Para Alan, a música é um grande diferencial. ‘Ser DJ como hobby me permite ter uma vasta biblioteca de faixas. Essa sincronia entre estímulo e música cria uma atmosfera única nas aulas”. Atualmente, a academia oferece sete horários de Running Class por semana, com oito alunos por aula. Devido à alta procura, a academia planeja expandir para dez horários ainda este ano. 
 
Paralelamente à tradição, o bairro também conta com modalidades inovadoras. Inaugurada em setembro de 2021 no BH2 Mall, a Actio Eletrofitness oferece um treino de eletroestimulação muscular de corpo inteiro (EMS), que promete ativar mais de 300 músculos em apenas 20 minutos. Flávia Fernanda Búbula Couto, sócia da academia, garante que é um treino de alto desempenho, com foco em resultados rápidos e sustentáveis. “Nossos treinos, que duram apenas 20 minutos, são equivalentes a mais de uma hora e 30 minutos de academia tradicional.”

Actio Eletrofitness oferece treino de eletroestimulação muscular de corpo inteiro (EMS) que ativa mais de 300 músculos em apenas 20 minutos (foto: Actio Eletrofitness/Divulgação)
Actio Eletrofitness oferece treino de eletroestimulação muscular de corpo inteiro (EMS) que ativa mais de 300 músculos em apenas 20 minutos (foto: Actio Eletrofitness/Divulgação)
O diferencial, segundo ela, está na combinação de tecnologia de ponta, protocolos personalizados e acompanhamento individualizado.
“Atendemos com hora marcada e ambiente reservado, ideal para o estilo de vida dinâmico de quem vive ou trabalha no Belvedere”, ressalta. 
Para os treinos, a Actio utiliza o equipamento Miha Bodytec. “É uma tecnologia alemã líder mundial, que permite treinos curtos, seguros e extremamente eficazes, com resultados visíveis em poucas semanas”, afirma Flávia. O efeito é o fruto de um trabalho muscular intenso, com baixo impacto nas articulações, promovendo melhora na postura, aumento da força, redução de medidas e ganho de tônus muscular. “É possível queimar até 500 calorias por sessão, com efeito prolongado de aceleração do metabolismo”, complementa. 
 
O perfil do público é diverso, mas com um ponto em comum: busca por eficiência e exclusividade. “Atualmente, atendemos um grupo seleto de alunos, com perfis que incluem pessoas com rotina intensa, que buscam resultados específicos, adultos entre 30 e 60 anos, e um público com consciência de saúde e bem-estar”, finaliza Flávia, que encontrou no Belvedere o ambiente ideal para a Actio. “É um dos bairros mais sofisticados e dinâmicos de Belo Horizonte, onde as pessoas valorizam saúde, bem-estar, tecnologia e praticidade.”

The Beat Club - Inauguração prevista para 2026
@botanicoshopping
Botânico Shopping (Av. Celso Porfírio Machado, 150)

Bodytech Belvedere
@bt_belvedere
Av. Paulo Camilo Pena, 732

Actio Eletrofitness
@actioeletrofitness
BH2Mall (Av. Paulo Franco, 500 - Lj 19)

Smart Fit
@smartfit
BH Shopping (Rodovia BR-356 - Belvedere)


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação