Estado de Minas ESPECIAL BELVEDERE

Belvedere atrai grifes e se firma como novo eixo do luxo em Belo Horizonte

Marcas de moda, design e arte inauguram espaços no bairro, reforçando o consumo sofisticado na capital


postado em 19/08/2025 08:50 / atualizado em 19/08/2025 09:55

Ambiente da Klus, que prepara a inauguração da quinta loja em BH, desta vez no street mall Avenue (foto: DB Arquitetura/Divulgação)
Ambiente da Klus, que prepara a inauguração da quinta loja em BH, desta vez no street mall Avenue (foto: DB Arquitetura/Divulgação)
Conhecido pela estrutura residencial e corporativa moderna refinada, o Belvedere se consolida como polo de consumo de alto padrão em Belo Horizonte. Maisons, marcas grifadas, ateliês de arte, lojas de design e decoração proliferam no bairro, valorizando conceito, estética e experiência de compra. Longe da lógica do varejo tradicional, esses espaços refletem o perfil do consumidor local, cada vez mais interessado em marcas autorais, atendimento personalizado e curadoria cuidadosa. Além disso, compartilham a recusa ao efêmero e a aposta no tempo como artigo de luxo.

 

Entre os novos protagonistas da cena fashion da localidade estão nomes de peso da moda mineira. Com décadas de trajetória dedicada à alta-costura feminina, Barbara Bela ocupa endereço no Jardins Belvedere, o primeiro street mall do bairro, onde apresenta coleções que equilibram tradição e modernidade com corte impecável e tecidos nobres. Já a PatBO, marca de Patricia Bonaldi, instalou-se no Pátio Belvedere com sua estética marcante e feminina, que conquistou o mercado internacional. As duas grifes reforçam o lugar do bairro como vitrine do design autoral brasileiro, onde o consumo de moda se alinha a valores como autenticidade, permanência e identidade.

 

A efervescência comercial do bairro também se revela em endereços como a Maison Carpe Diem, que aposta em uma curadoria de marcas afinadas com o lifestyle contemporâneo, como Reinaldo Lourenço e Tufi Duek; e a Camila Hermeto Designer, no recém-inaugurado Botânico Shopping, com joias e acessórios pensados como esculturas para o corpo. Essa nova geografia do luxo belo-horizontino, concentrada em poucas quadras planas, aponta para um consumo menos disperso e mais experiencial, em que o cliente busca mais do que produto: procura narrativa e conceito.

 

O Thaís Mor Atelier foi concebido como uma imersão no universo poético da ceramista, traduzido em peças utilitárias, todas feitas e pintadas à mão, coloridas e estampadas (foto: Álvaro Fraguas/Divulgação )
O Thaís Mor Atelier foi concebido como uma imersão no universo poético da ceramista, traduzido em peças utilitárias, todas feitas e pintadas à mão, coloridas e estampadas (foto: Álvaro Fraguas/Divulgação )
É nesse contexto que a ceramista Thaís Mor, por exemplo, acaba de abrir sua nova loja no Botânico Shopping. Mais do que um ponto de venda, o espaço foi concebido como uma imersão no universo poético da artista, traduzido em peças utilitárias, todas feitas e pintadas à mão, coloridas e estampadas. Os preços variam de R$ 5.000 a R$ 50 mil. “O convite de vir para o Belvedere surgiu há mais de um ano e representa um grande passo para a minha marca”, conta ela.

 

O destaque do novo espaço são as obras da série “Cerâmica Disruptiva Poética”, nas quais quebras e rachaduras são cobertas com ouro fundido, numa metáfora sobre imperfeição e cura. “Trabalhar com cerâmica envolve perdas. Sempre me incomodei com o descarte das peças trincadas, e usar ouro para destacar essas falhas é uma forma de refletir sobre as fissuras humanas. São peças que têm chamado a atenção de curadores e galerias nos últimos anos”, afirma.

 

A expectativa de Thaís com a loja-conceito foi a de criar uma extensão conceitual de seu ateliê no bairro Santo Antônio, que se mantém em funcionamento. Com projeto assinado pela designer de interiores Maria Rocha, a apreciação das obras tem lugar central. “Pensamos em uma arquitetura minimalista, para que as peças majoritariamente coloridas pudessem respirar”, explica. Um detalhe à parte está na fachada: formada por 535 placas de cerâmica abertas manualmente, cada uma traz frases de coleções anteriores e detalhes em ouro, e poderá ser levada para casa pelos visitantes.

 

O Botânico Shopping, a propósito, promete ser o epicentro do luxo no bairro. O pool de marcas vai incluir nomes como Elisa Atheniense, de bolsas e acessórios; Lauf, de moda fitness; Manolita, de sapatos femininos; Printing, de moda festa; e Coven, especializada em tricô e alfaiataria. “Somos um grupo de marcas amigas que se comunicam, se conectam. Foi uma escolha feita em conjunto, para somar e proporcionar o melhor aos clientes. Cada marca selecionada tem a sua história, a sua identidade própria e valores agregados ao seu produto”, avalia a diretora criativa da Coven, Liliane Rebehy, referência na moda mineira há mais de três décadas.

 

Rafael Ohana, diretor da Klus, ao lado do pai e fundador da grife, Salvador: novo endereço também vai oferecer peças da Armani, que são exclusivas na loja em BH (foto: Weber Pádua/Divulgação )
Rafael Ohana, diretor da Klus, ao lado do pai e fundador da grife, Salvador: novo endereço também vai oferecer peças da Armani, que são exclusivas na loja em BH (foto: Weber Pádua/Divulgação )
A poucos passos, a alfaiataria Klus, que acumula cinco décadas de história e prestígio na moda masculina, prepara a inauguração de sua quinta loja em Belo Horizonte, desta vez no street mall Avenue. A nova unidade, prevista para abrir as portas em agosto, representa uma evolução do conceito da marca, com projeto assinado pela arquiteta Dani Baratz. “Queremos mesclar inovação e tradição. A ideia é que a loja seja uma extensão da casa do cliente, com um espaço de experiências, bar com café e uísque, e atendimento sob medida”, conta Rafael Ohana, diretor da marca e filho do fundador, Salvador Ohana. A ambientação pretende reforçar o espírito de permanência e acolhimento, fugindo da lógica da compra rápida e impulsiva.

 

O novo endereço também vai oferecer peças da Armani, exclusivas da Klus em Belo Horizonte, em uma parceria que já dura dez anos. “Essas peças são escolhidas pessoalmente por mim e pelo meu pai, em Milão. Fazem parte de um portfólio que reflete o nosso compromisso com a qualidade, o corte impecável e a alfaiataria de excelência”, diz Rafael. A loja no Avenue terá ainda mostruário de tecidos e máquinas de costura expostas, reforçando o vínculo artesanal com a confecção sob medida.

 

Segundo o jovem empresário, a escolha pelo Belvedere acompanha um movimento de expansão do mercado de luxo. “O bairro, embora de alto padrão, tinha uma carência comercial neste segmento. Agora, vem se tornando uma área desejada para marcas como a nossa. É uma área plana, com facilidade para circular e estacionar, elementos que tornam a experiência de compra mais agradável.” Para ele, a Klus sempre operou dentro do que hoje se chama de quiet luxury. “Menos ostentação, mais refinamento e acabamento. É o que sempre fizemos: peças que falam por si, com qualidade extrema e discrição elegante.”

 

Galeria Cris Carneiro Art: artista tem laços profundos com o bairro e agora se prepara para inaugurar sua primeira galeria, no Avenue (foto: Ila Gaudêncio/Divulgação)
Galeria Cris Carneiro Art: artista tem laços profundos com o bairro e agora se prepara para inaugurar sua primeira galeria, no Avenue (foto: Ila Gaudêncio/Divulgação)
Quem também aposta no potencial do Belvedere é a artista plástica Cris Carneiro. Embora more atualmente em Nova Lima, Cris tem laços profundos com o bairro, onde possui um ateliê particular. Agora, ela se prepara para inaugurar sua primeira galeria no Avenue. O espaço, batizado de Cris Carneiro Art, tem projeto da arquiteta Ila Gaudêncio, em uma estética limpa, pensada para destacar as obras. “Vou concentrar toda a minha produção no Belvedere, com o foco de atingir novos públicos e fortalecer o relacionamento com os clientes que já atendo, formados por pessoas que consomem luxo com significado”, diz ela.

 

"Meus clientes valorizam arte como elemento central", afirma Cris Carneiro, artista plástica (foto: Vanessa Gori/Divulgação)
Depois de anos dedicados à pintura como hobby, Cristina conta que redescobriu a paixão pelas artes durante uma viagem a Roma, em 2022. Desde então, sua produção ganhou corpo e visibilidade, ocupando espaços residenciais, corporativos e de recepção executiva, com obras que combinam técnicas de óleo e acrílica sobre tela.

 

“Meu trabalho circula entre pessoas que valorizam arte como elemento central da arquitetura e estilo de vida. A galeria no Avenue será uma extensão natural disso, um espaço para consolidar essa trajetória”, afirma.

 

Guia de endereços

 

Atroz

@atrozloja

Rua Professor Saúl Macedo, 180

Reservas e contato: (31) 9 9494-8140

 

Barbara Bela

@barbarabela

Av. Celso Porfírio Machado, 114/02 (Jardins Belvedere)

 

Camila Hermeto

@camilahermetodesigneroficial

Rua Jornalista Djalma Andrade, 177 (Botânico Shopping)

 

Carol Bassi

@carolbassibrand

Rua João Antônio Azeredo, 309

 

Carpe Diem

@carpediemloja

Rua Desembargador Joaquim Furtado, 6

 

Clara Fontenelle

@clarafontenellestore

Av. Celso Porfírio Machado, 401

 

D / IT Casa

@ditcasa

Av. Celso Porfírio Machado, 883

 

Doce de Coco Tricot

@docedecoco_oficial

 R. Jorn. Djalma Andrade, 430

 

Doux Joalheria

@doux_

Rua Professor Sylvio Barbosa, 184

 

Espaço Debora Germani

@deboragermanioficial

Rua Modesto Carvalho de Araújo, 636

 

Le Beau

@lebeaustore_

Avenida Celso Porfírio Machado, 391

 

Labugê

@labugeoficial

Rua Professor Saúl Macedo, 143

 

PatBO

@patbo_brasil

Rua Modesto Carvalho de Araújo, 652 - lj 2/3 (Pátio Belvedere)

 

Patrícia Motta

@patriciamotta

Avenida Paulo Camilo Pena, 172 

 

Prima Linea

@primalineagrupo

Av. Paulo Camilo Pena, 255 

 

Tânia Bulhões – Loja Conceito

@taniabulhoes

Rua Prof. Santos Roscoe. 104

 

Thaís Mor Atelier

@thaismoratelier

R. Jorn. Djalma Andrade, 177, segundo andar (Botânico Shopping)

 

Vivaz Brasil

@vivazbrasil

Rua José Eduardo Moraes, 45

 

Zapälla – Moda masculina

@zapalla_

Rua Prof. Sylvio Barbosa, 192

 

 

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação