Estado de Minas CARROS

Volvo EX60 quer eliminar desconfianças sobre elétricos

SUV médio promete autonomia ampliada, carregamento veloz e sistemas inteligentes para tornar a transição para veículos 100% elétricos mais natural


postado em 05/02/2026 06:36 / atualizado em 05/02/2026 06:46

O novo EX60 tem autonomia de até 810 quilômetros com uma única carga: modelo vai mais longe do que qualquer outro carro elétrico já criado pela Volvo(foto: Divulgação)
O novo EX60 tem autonomia de até 810 quilômetros com uma única carga: modelo vai mais longe do que qualquer outro carro elétrico já criado pela Volvo (foto: Divulgação)
Um carro elétrico que não cause a ansiedade da limitação de autonomia, não exija a paciência de horas para o carregamento da bateria e que consiga “conversar” com o motorista sem o estresse das dificuldades de interação e comunicação que os sistemas digitais de mídia e condução dos veículos atuais quase sempre apresentam. São esses os três desafios cruciais que a indústria automobilística deve vencer para criar o veículo elétrico ideal. E é isso que a sueca Volvo promete com o EX60, o novo SUV médio lançado mundialmente no dia 21 de janeiro último.

“Com autonomia de até 810 quilômetros (teste WLTP) com uma única carga (carregador com potência de 400 kW), o novo EX60 – que tem tração integral – vai mais longe do que qualquer outro carro elétrico já criado pela Volvo Cars, superando até mesmo seus concorrentes mais recentes”. É como Anders Bell, diretor de Tecnologia da Volvo Cars apresenta o novo modelo. “O EX60 foi projetado para revolucionar o mercado. Com nossa nova arquitetura, abordamos diretamente as principais preocupações dos clientes, ao considerarem a transição para um carro totalmente elétrico. O resultado é uma autonomia líder na categoria e velocidade de carregamento rápida, marcando o fim da ansiedade em relação à autonomia”, ressalta o executivo.

EX60 é capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo(foto: Divulgação)
EX60 é capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo (foto: Divulgação)
O EX60 não só apresenta maior autonomia que qualquer Volvo totalmente elétrico, como também carrega mais rápido do que qualquer outro modelo elétrico já produzido pela marca, em todas as condições climáticas, informa a Volvo. “Em vez de uma pausa completa para o almoço, uma rápida parada para um café é suficiente para recarregar a bateria e pegar a estrada, de novo.” A se confirmar essas qualidades, na prática isso significa que o EX60 tem capacidade de carregar cerca de 340 km de autonomia em apenas dez minutos, ao utilizar um carregador com potência de 400 kW, tornando uma parada para recarga quase tão rápida quanto uma parada para abastecer um tanque de combustível.

A Volvo explica que a chave para essa grande autonomia é a arquitetura SPA3, a mais recente plataforma de carros elétricos da Volvo Cars, que sustenta o EX60. “Com a série de tecnologias implementadas, a SPA3 libera a máxima eficiência em sistemas-chave dentro do carro, permitindo alcance de autonomia elétrica que se iguala à de carros movidos a motores a combustão.” A integração da bateria diretamente na estrutura do carro, com a tecnologia cell-to-body, junto com o desenvolvimento interno dos motores elétricos, torna o EX60 mais eficiente em termos energéticos ao reduzir o excesso de peso, explica a Volvo. “O novo design das células da bateria do EX60 equilibra a densidade de energia e a entrega de potência, aumentando ainda mais a autonomia”.

O EX60 tem capacidade de carregar cerca de 340 km de autonomia em apenas dez minutos: ideia é tornar uma parada para recarga quase tão rápida quanto uma parada para abastecer um tanque de combustível(foto: Divulgação)
O EX60 tem capacidade de carregar cerca de 340 km de autonomia em apenas dez minutos: ideia é tornar uma parada para recarga quase tão rápida quanto uma parada para abastecer um tanque de combustível (foto: Divulgação)
O EX60 é o primeiro carro da Volvo construído com a ajuda da mega fundição, em que centenas de peças menores são substituídas por uma única peça fundida de alta precisão, no processo de produção. Isso traz redução do peso, o que, por sua vez, melhora a autonomia e permite este maior alcance. As velocidades de carregamento rápido são possíveis graças ao novo sistema elétrico de 800 volts da Volvo Cars e ao software desenvolvido internamente, que, juntos, transferem energia para a bateria de forma mais eficiente. O uso de materiais mais leves e a menor geração de calor também contribuem para carregamentos mais rápidos.

Algoritmos inteligentes desenvolvidos pela BreatheBattery Technologies, empresa do portfólio da Volvo Cars, também foram incorporados ao EX60. Esses recursos permitem que o carro ajuste constantemente a forma como a bateria absorve energia, mantendo-a em sua zona de operação ideal em todos os momentos e em todas as condições climáticas, esclarece a Volvo. Por ser um carro elétrico com menos peças móveis, o novo SUV totalmente elétrico da Volvo não precisa de manutenção com tanta  frequência, informa o fabricante.

Um carro que pensa e conversa

A inteligência artificial está presente no EX60 com o objetivo de “tornar a vida dos clientes mais fácil, segura, conveniente e naturalmente mais agradável.” O HuginCore, sistema de hardware e software de última geração da Volvo, combina a tecnologia desenvolvida pela marca sueca com serviços e tecnologias do setor, como Google, NVIDIA e Qualcomm Technologies. O Gemini, sistema Google de inteligência artificial, oferece controle hands-free (mãos livres) para todos os comandos de condução. “É altamente personalizado, profundamente integrado ao carro e permite que os motoristas gerenciem tarefas complexas por meio de conversas naturais, sem precisar lembrar de algum comando específico”, explica a Volvo. “Os motoristas podem se manter concentrados na direção, reduzindo a necessidade de olhar para a tela central”, ressalta.

Os motoristas podem, por exemplo, pedir ao Gemini para encontrar o endereço de uma reserva de hotel em sua caixa de e-mail, verificar se um item comprado recentemente cabe no porta-malas do Volvo EX60 ou sugerir ideias para uma próxima viagem. O EX60 incorpora a versão mais recente do HuginCore, o sistema central da Volvo Cars, cujo nome homenageia o pássaro da mitologia nórdica. Ele permite ao carro “pensar, processar informações e agir". Esta é a primeira vez que a Volvo Cars dá um nome ao seu sistema central, que engloba a arquitetura elétrica desenvolvida internamente, o computador central, os controladores de zona e o software presentes no EX60 – um carro verdadeiramente produzido em torno do software, explica a Volvo.

O sistema central da Volvo Cars permite ao carro
O sistema central da Volvo Cars permite ao carro "pensar, processar informações e agir", segundo a montadora: veículo é produzido em torno do software (foto: Divulgação)
O HuginCore ajuda a levar o EX60 a novos patamares de segurança. O sistema avalia constantemente o ambiente ao redor do carro por meio de sua ampla gama de sensores. O resultado é um carro com uma compreensão precisa do que o cerca. Essa percepção mais profunda permite que o EX60 auxilie os motoristas em tempo real. Ajuda-os a antecipar perigos, evitar riscos potenciais e reagir com calma e confiança quando o inesperado acontece, ressalta a Volvo.

Como o EX60 é capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo, o carro não apenas processa informações, mas aprende a cada quilômetro. O modelo utilizará experiências de outros carros da Volvo em todo o mundo, incluindo acidentes e situações que quase acabaram em acidentes, para continuar aprimorando-se ao longo do tempo. Como todos os novos carros da Volvo, o EX60 se beneficiará de atualizações remotas regularmente, otimizando sua “capacidade de manter-se excelente”. Isso é possível graças à plataforma tecnológica Volvo Cars Superset, uma base de software inteligente que permite que os carros da marca sueca continuem a evoluir ao longo do tempo.

A Volvo Cars do Brasil informou que o EX60 deverá chegar ao mercado nacional no último trimestre deste ano. Fica uma dúvida sobre a questão do carregamento da bateria, uma vez que eletropostos (carregadores) com potência de 400 kW são raros no Brasil. Há notícias que eles estão chegando por iniciativa da WEG, ABB E-mobility, Blink Charging e ATESS. A chinesa BYD também anunciou que está desenvolvendo carregadores de alta potência (de até 1000 kW) e que irá investir na implantação de infraestrutura no país com eletropostos de alta potência. Na página eletropostosvolcars.com.br a marca informa que já tem 76 carregadores DC de carga rápida, que fornecem até 150KW/h com uso exclusivo para modelos 100% elétricos, instalados em rodovias brasileiras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação