Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Estudo cria novo diagnóstico para diabetes insípidus

Doença é caracterizada pelo consumo e pela excreção excessiva de água


postado em 17/09/2018 13:07 / atualizado em 17/09/2018 13:07

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Para que não sabe, o diabetes insípidus é a forma da doença metabólica caracterizada pelo consumo excessivo de água e pela produção exagerada de urina – o paciente pode urinar até 10 litros por dia. Normalmente, o diagnóstico tem com base a avaliação da história clínica e de testes de restrição hídrica ou de infusão salina. Embora adotados internacionalmente, esses métodos são tecnicamente complicados de executar e costumam apresentar resultados imprecisos, influenciando a decisão sobre o tratamento. Pensando nisso, uma equipe internacional de pesquisadores identificou o uso de um pré-hormônio, a copeptina, que pode ajudar no diagnóstico mais preciso.

O estudo foi realizado na Suíça, na Alemanha e no Brasil (Faculdade de Medicina da UFMG) e os resultados foram publicados no periódico científico New England Journal of Medicine.

"A doença é conhecida há séculos e tem como causas a falta do hormônio antidiurético [a vasopressina, produzida no hipotálamo] ou da sua ação. Além disso, a pessoa adquire o hábito de beber muita água, seja por compulsão ou mesmo em razão de um problema psiquiátrico", explica a pesquisadora Juliana Drummond, do Hospital das Clínicas da UFMG, co-autora do estudo, em matéria publicada no portal da universidade. "O que o estudo traz de novo é a possibilidade de dosar esse hormônio por meio de um marcador substitutivo, de forma mais estável, já que a vasopressina é facilmente degradável e difícil de detectar, possibilitando, assim, resultados mais precisos", completa.

Injeção de sal

De acordo com Juliana, atualmente, quando há dúvida sobre a causa do diabetes insípidus, coloca-se a pessoa em restrição hídrica por horas – procedimento considerado complicado e demorado – para, ao final, medir o nível de vasopressina. "É desconfortável para o paciente. Mesmo supervisionado, quem tem mania de beber água, por exemplo, vai querer burlar a restrição, tornando o procedimento ainda mais difícil de ser realizado. Além disso, é difícil medir a vasopressina no teste porque a molécula se degrada facilmente, gerando, muitas vezes, resultados errôneos", diz a cientista.

A busca de um novo teste é motivada justamente das limitações da restrição hídrica como método de suporte ao diagnóstico. "Percebemos que não chegávamos a um diagnóstico final com confiança absoluta. Em alguns casos, não era possível indicar o tratamento, que se diferencia de acordo com a causa", comenta Juliana, acrescentando que a deficiência do teste é descrita em toda a literatura mundial.

"Propomos introduzir a copeptina [pré-hormônio] e conseguimos um resultado muito mais apurado no teste de salina hipertônica, em que se injeta 'sal' para acelerar o processo de elevação da concentração plasmática necessária para obter o diagnóstico. Apesar de ter seus riscos, o processo teve uma sensibilidade muito maior", afirma o professor Antônio Ribeiro-Oliveira Júnior, da Faculdade de Medicina da UFMG. Segundo ele, a infusão salina obteve melhores resultados, visto que a copeptina foi capaz de distinguir melhor os casos de polidipsia (compulsão pela ingestão de água) dos casos de diabetes insípidus (falta total ou parcial da ação da vasopressina).

Segundo os pesquisadores, os dois testes implicam riscos, como a desidratação, hipotensão, sensação de mal-estar, dor de cabeça, enjoo, entre outros, e precisam ser acompanhados por equipe de saúde experiente, em centros de referência. No entanto, a maioria dos 140 pacientes participantes da pesquisa considerou a infusão salina mais agradável.

Desidratação

Juliana Drummond alerta que pacientes portadores de diabetes insípidus podem, ainda que raramente, morrer em consequência de um quadro de desidratação grave, caso não sejam diagnosticados e tratados corretamente, e que, frequentemente, a doença surge após cirurgia de hipófise ou tumor no cérebro. Ao lesar o hipotálamo, região que produz o hormônio, também ficam prejudicadas as regiões responsáveis pelo controle da sede. Isso complica ainda mais o quadro, já que a pessoa passa a não mais sentir vontade de beber água, mas apresentará maior volume de urina, podendo, então, ficar desidratada.

Agora, os cientistas pretendem descobrir um processo mais confortável do que a infusão salina para o diagnóstico, como uma droga oral. "Nossa expectativa é avaliar a copeptina em outros aspectos do metabolismo, como situações de estresse. Já temos um estudo com essa avaliação, mostrando que esse pré-hormônio também é um marcador importante de estresse em crianças e adolescentes", afirma Antônio Ribeiro-Oliveira.

(com assessoria de comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade