Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Adotar uma postura confortável pode ser um problema

Especialista fala sobre os vícios posturais


postado em 15/10/2018 11:22 / atualizado em 15/10/2018 11:09

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Todo mundo sabe que sentar de forma adequada é essencial para a saúde musculoesquelética. Manter a coluna reta ajuda a evitar dores e deformidades, como a cifose, a famosa corcunda. Mas, ao longo da vida, vamos adotando certas posições que se tornam vícios posturais. Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, esse problema surge quando procuramos compensar um movimento, adotando uma posição mais confortável, porém quase sempre incorreta.

"Um bom exemplo são as pessoas que trabalham sentadas. Elas até podem começar o dia de trabalho com a coluna ereta. Mas, depois de oito horas na mesma posição, é bem provável que terminem o expediente afundadas na cadeira, de pernas cruzadas ou em outra posição que já se tornou um vício postural", comenta a especialista.

Outros exemplos de vícios posturais são o baixar o pescoço para usar o celular; sentar na ponta de cadeira; e dormir de barriga para baixo. A fisioterapeuta lembra que é natural que as pessoas procurem posições mais confortáveis para sentar, deitar, pegar um objeto do chão ou usar o celular. Entretanto, ela alerta que conforto não é sinônimo de postura correta. "Normalmente é o oposto, ou seja, quanto mais confortável a postura, maior o risco de ser um vício postural e não a postura adequada ao movimento", diz Walkiria Brunetti.

A principal manifestação de um vício de postura é a dor, ainda mais se ela aparecer depois de um dia de trabalho, por exemplo. Ou ainda depois de carregar peso e usar o celular por horas. "As dores podem afetar a coluna, o pescoço, os ombros, os punhos, os joelhos e os pés. Dependendo da gravidade do vício postural, pode inclusive levar à dor de cabeça tensional, por exemplo", afirma a especialista.

Além das dores, a má postura pode levar a quadros de tendinite, bursites e até mesmo de hérnia de disco.

Walkiria explica que uma das técnicas mais eficazes para corrigir o problema é a reeducação postural global (RPG), criada na década de 1980 por um fisioterapeuta francês.

"A técnica ajuda no alongamento e melhora a flexibilidade dos músculos de cada cadeia muscular, pois as trabalhamos de forma individual. Além disso, leva em consideração os sistemas muscular, esquelético e sensitivo, atuando de forma global", afirma a fisioterapeuta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade