Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Hidratantes são uma opção para o ressecamento vaginal

Produtos não devem ser confundidos com os lubrificantes


postado em 02/10/2018 10:16 / atualizado em 02/10/2018 10:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Muitas mulheres sofrem alterações hormonais que podem influenciar direta ou indiretamente na função sexual, resultando em incômodos como ressecamento da região íntima, também conhecido como secura vaginal. Esta condição é muito comum, principalmente no climatério, na pós-menopausa, no pós-parto e em mulheres que estão em tratamento quimioterápico.

Apesar de comum, a falta de lubrificação natural é quase um tabu e muitas mulheres têm vergonha e ficam desconfortáveis em falar sobre o problema. Além disso, as pacientes com idade mais avançada, na fase pós-menopausa, acreditam que o ressecamento vaginal faz parte do processo de envelhecimento e precisam conviver com a situação. Justamente na terceira idade o quadro pode ser mais acentuado. De acordo com estimativas, até 50% das mulheres nesse período sofrem com os sintomas da atrofia vaginal – afinamento da camada de células que reveste internamente a vagina –, sendo o ressecamento um dos principais incômodos.

"É importante que as mulheres sintam confiança em falar com seu médico sobre o problema, pois embora seja uma situação comum, ela pode ser contornada, independente da idade para assim resgatar a sua qualidade de vida e recuperar a autoestima, muitas vezes prejudicada por conta do ressecamento vaginal", comenta o ginecologista Luciano Pompei, presidente da Associação Brasileira de Climatério.

Uma das alternativas para tratar o problema é fazer uso de hidratantes íntimos, produtos não hormonais que ajudam a manter a umidade nas células da região íntima, proporcionando o restabelecimento da umidade local e, consequentemente, alívio da secura vaginal. É importante ressaltar que esses produtos são diferentes dos chamados lubrificantes.

"Os hidratantes devem ser utilizados regularmente e têm efeito por prazo mais longo, já os lubrificantes são usados apenas na ocasião das relações sexuais. Os lubrificantes atuam somente na diminuição do atrito momentaneamente, sem cuidar do ressecamento de fato, ao contrário dos hidratantes", esclarece o médico.

Já os hidratantes devem ser utilizados continuamente. Algumas formulações disponíveis no mercado contam com ácido hialurônico na composição, responsável pela alta hidratação das paredes da vagina. No caso dos lubrificantes, utilizados antes da relação sexual, eles podem ser à base de água, silicone ou óleo. Algumas mulheres optam pelos produtos à base de água, pois são hipoalergênicos e não reagem com o látex da camisinha.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade