Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Refluxo afeta 12% dos brasileiros

Problema gástrico causa muito desconforto


postado em 02/10/2018 10:34 / atualizado em 02/10/2018 10:45

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em gorduras, acarretam em desconforto estomacal e agravam os distúrbios do aparelho digestivo, como o famoso refluxo. O problema costuma ser associado à hérnia de hiato (parte do estômago invade a cavidade torácica por meio do esôfago). Um levantamento do Instituto Datafolha a pedido da Federação Brasileira de Gastroenterologia aponta que mais de 12% dos brasileiros, ou seja, cerca de 22 milhões de pessoas, sofrem com o refluxo.

De acordo com o gastroenterologista Roberto Oliveira Dantas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a azia e queimação no estômago são sintomas que sugerem o refluxo gastroesofágico. "O refluxo gastroesofágico é a volta do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago", diz o professor em entrevista para a Rádio USP.

O médico lembra que esse movimento do conteúdo gástrico não deveria acontecer, pois após a ingestão do alimento, ele cai no estômago, onde é preparado para a realização de todo o processo digestivo, seguindo para o intestino. "Em algumas situações, o alimento volta para dentro do esôfago e esse órgão não está preparado para recebê-lo, além de estar misturado com o ácido que existe dentro do estômago. Isso causa azia, dor e desconforto", afirma o gastroenterologista.

A causa do refluxo gastroesofágico, como explica Roberto Dantas, é o mau funcionamento dos mecanismos que previnem essa condição, o que acaba permitindo o retorno do alimento em processo de digestão. "Todas as pessoas durante o dia acabam tendo algum grau de refluxo, mas, na maioria das vezes, as pessoas não passam mal. Nas hipersensíveis, o refluxo gastroesofágico causa sintomas, como dor e desconforto, com a volta do alimento até a parte alta do esôfago", afirma o especialista.

O professor da USP alerta que os pais devem prestar atenção nos filhos pequenos, já que a recusa de alimentos pode ser um sinal de que o bebê sofre com refluxo. É necessário ficar alerta aos sintomas que apresenta. "O refluxo pode levar o bebê a comportamentos como recusa de alimento, perda de peso, vômitos e choro durante a refeição", explica o médico.

(com Rádio USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade