Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Unhas podem indicar até doenças graves como câncer

Especialista fala sobre a aparência delas e o que representam


postado em 18/10/2018 13:43 / atualizado em 18/10/2018 14:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Não é novidade que nosso corpo dá sinais quando algo não está bem. A dor e a tosse, por exemplo, são sintomas de inúmeras doenças. A mesma regra vale para as unhas. Elas são estruturas compostas por queratina e têm a função de proteger a ponta dos dedos de diversos tipos de traumas. O aspecto e a saúde delas também ajudam a identificar uma série de problemas, incluindo doenças no fígado, nos rins e diabetes.

Para ajudar a identificar o que as manchas nas unhas representam, confira os esclarecimentos da dermatologista Luciana Maluf, consultora da Condor:

Manchas brancas
São geralmente causadas por trauma na chamada lâmina ungueal, nome dado a produção cutânea formada de queratina compactada (oniquina), que é composta de proteína, enxofre, cistina, arginina, água, cálcio e ferro. "Esses machucados podem acontecer na manicure, por exemplo. Quando as unhas ficam totalmente brancas e descolam na extremidade, apresentando o esbranquiçado também por baixo, é possível que seja um quadro de fungos, conhecido como onicomicose", esclarece a médica.

Manchas marrom-enegrecidas
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse tipo de mancha pode indicar tanto condições benignas, como micose associada a infecção bacteriana, quanto um problema mais grave, como o melanoma (câncer) do aparelho ungueal. É um sistema do organismo do qual fazem parte a lâmina ungueal e também o leito ungueal, que é a parte abaixo das unhas das mãos e dos pés. "A doença é agressiva e pode facilmente se disseminar para outros órgãos. O problema pode surgir inicialmente na forma de faixas longitudinais escuras. O melanoma é motivo de suspeita quando essas faixas apresentam diferentes tonalidades e espessuras e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula", afirma a dermatologista.

Unhas brancas e avermelhadas
"O branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins", diz Luciana. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.

Marcas brancas junto às cutículas
A presença dessa característica nas 10 unhas das mãos, com exceção da ponta, pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática, conforme a médica.

Tom amarelado e textura espessa
"Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino".

Depressões e furos
Neste caso, as possibilidades incluem diferentes doenças de pele, como a psoríase. A Sociedade Brasileira de Dermatologia define essa enfermidade como "comum, crônica e não contagiosa". Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. "A causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética", diz a médica.

Unhas fracas e quebradiças
Ao lado da palidez, do cansaço e da queda de cabelo, essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. "O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem apontar alterações na tireoide [hipertireoidismo]". Já as unhas frágeis, que se descolam ou escamam, com pontos hemorrágicos e doloridos podem ser indício de algum distúrbio digestivo.

Pequenas manchas roxas
"É um alerta para o perigo de doenças infecciosas graves, como a meningite e a septicemia. Elas acontecem quando uma infecção bacteriana em outra parte do corpo, como pulmões ou pele, consegue se espalhar pela circulação sanguínea".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade