Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Quais suplementos ajudam quem começa a malhar?

Especialista fala sobre suplementação e exercícios


postado em 14/12/2018 13:36 / atualizado em 14/12/2018 13:22

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Para quem quer começar a frequentar a academia, sempre surge a dúvida de quais suplementos alimentares deve consumir para ajudar no ganho de massa magra (músculos) e an reposição de nutrientes.

O nutricionista Diogo Círico, consultor da Growth Supplements, alerta que, em primeiro lugar, os suplementos são indicados às pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de nutrientes por meio da alimentação. "Esses produtos são considerados 'complementos', porque fornecem uma oferta nutricional para suprir a que foi consumida", diz o especialista.

Dessa maneira, toda pessoa que deseja iniciar a prática regular de atividades físicas deve consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa da condição alimentar. Com isso, o profissional será capaz de elaborar uma lista de suplementos ideais, caso seja necessário. "Os nutrientes, sejam eles de alimentos ou de suplementos, devem usados de acordo com a verdadeira necessidade do indivíduo", reforça Diogo.

No entanto, de forma geral, o nutricionista explica que whey protein (proteína do leite), BCAA (aminoácidos leucina, isoleucina e valina) e creatina (composto de aminoácidos) são os suplementos mais recomendados para quem planeja iniciar os exercícios físicos.

De acordo com ele, o whey protein, que é o suplemento mais famoso do mercado, é obtido a partir do soro do leite, e pode ser usado por todos que praticam exercícios físicos e também por sedentários, que por algum motivo não possam ingerir proteína em quantidade suficiente.

"Já o BCAA é um conjunto de aminoácidos isolados. Este suplemento é capaz de reduzir o dano muscular causado pelo esforço físico, além de reagir à fabricação corporal de proteínas e influenciar na recuperação de células de defesa do sangue. Também muito bem indicado para praticantes de atividade física", diz Diogo Círico.

Já a creatina ajuda a aumentar a capacidade das fibras musculares, propiciando um melhor desempenho na academia.

Círico lembra que "um nutriente 'diferente' em meio à dieta comum não tem nenhum poder", ou seja, a prática constante de exercícios deve ser associada a uma alimentação equilibrada.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade