Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Tártaro parece inofensivo, mas pode levar até à perda de dente

Problema está muito ligado à má higiene bucal


postado em 04/12/2018 08:00 / atualizado em 04/12/2018 08:11

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Dentre os problemas que acometem a boca, o tártaro costuma ser subvalorizado pelas pessoas. Para quem não sabe, esse acúmulo de restos de comidas, resíduos de células, sais minerais e de agentes bacterianos que aderem à superfície dos dentes em consequência da higiene bucal deficiente, pode causar inflamação e irritação da mucosa, que, por sua vez, pode transformar a boca num ambiente propício a doenças como halitose, cárie, gengivite e periodontite. Em alguns casos pode acarretar até na perda de dente.

Segundo o cirurgião dentista Carlos Cordeiro, além de prejudicar a saúde dos dentes e da gengiva, o tártaro ainda influi de maneira direta na estética bucal dos pacientes. "Quando o tártaro se forma na superfície dos dentes, normalmente essa placa de bactérias se caracteriza por uma consistência grudenta, dura e áspera, que pode ter uma aparência de tom esbranquiçado, amarelado ou ainda mais escuro, dependendo de cada caso. Por fazer com que os dentes fiquem porosos, o tártaro os torna mais suscetíveis ao aparecimento de manchas. Sendo assim, pessoas que fumam e consomem café ou chá diariamente, devem ter um cuidado ainda maior com a prevenção do problema", comenta o especialista.

Ele explica que existem dois tipos de tártaro: o supragengival ou salivar e o subgengival. No primeiro caso, o tártaro se fixa acima da borda da gengiva, sendo facilmente observado em exames visuais. Com uma coloração esbranquiçada ou amarelada, ele é quebradiço e se instala em pouco tempo nas superfícies de dentes próximos às glândulas salivares.

Já o tártaro subgengival pode ocorrer abaixo da margem da gengiva, invadindo o sulco junto à raiz do dente. Em algumas situações ele pode ser visto por meio da transparência dos tecidos da gengiva, que adquirem um tom escuro. De consistência mais firme e com uma coloração enegrecida ou esverdeada, esse tártaro se adere de forma intensa à superfície dos dentes.

De acordo com Carlos Cordeiro, para prevenir o endurecimento da placa bacteriana as pessoas devem adotar o hábito de escovar os dentes e fazer uso do fio dental diartiamente após cada uma das refeições. "Produtos de higiene bucal antitártaro e com flúor, e escovas com cerdas macias e arredondadas são ótimas opções para evitar a formação do cálculo dental. Ainda é preciso lembrar que as escovas devem ser substituídas a cada três meses. O controle sobre as bactérias na boca ainda pode ser reforçado pela aplicação do enxaguante bucal, mas é preciso que o mesmo seja indicado por um dentista", orienta o especialista.

Uma alimentação saudável também tem um papel relevante na precaução ao tártaro, sabia? "O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e amido servem de alimento para as bactérias e podem promover a sua proliferação. Outros comportamentos que também podem contribuir para a formação da placa bacteriana é a prática do fumo e a ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas", diz o cirurgião dentista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade